/

O SS United States bateu todos os recordes. Agora, está a enferrujar no porto de Filadélfia

Outrora símbolo da indústria naval norte-americana, o SS United States, o maior navio transatlântico construído nos Estados Unidos, bateu todos os recordes. Agora, está a enferrujar no porto de Filadélfia.

O transatlântico SS United States ainda detém o recorde de velocidade para cruzar o Atlântico. Lançado em 1952, o navio tinha dupla “identidade”: civil e militar, já que dois terços dos 78 milhões de dólares necessários para a sua construção foram subsidiados pela Marinha dos Estados Unidos.

De acordo com a CNN, o objetivo do governo norte-americano era que o transatlântico pudesse ser requisitado pelos militares e convertido num navio de transporte de tropas com capacidade para transportar até 14 mil soldados.

Com 330 metros de comprimento, o navio tinha uma potência colossal de quase 250 mil hp, que o fazia atingir uma velocidade de mais de 38 nós.

Apesar da sua estrutura leve, o navio foi projetado para ser praticamente indestrutível e, para minimizar o risco de incêndio, foi construído de acordo com os padrões da Marinha norte-americana: o uso de madeira foi totalmente proibido, a estrutura interna da embarcação foi protegida por painéis de amianto e os cabides nas cabines luxuosas eram feitos de alumínio.

Para manter as especificações do navio em segredo, a Marinha dos Estados Unidos construiu a quilha de 183 mil peças numa doca. A construção da estrutura incluiu a maior quantidade de alumínio usada até agora numa embarcação de alto mar.

O SS United States foi equipado com os motores a vapor mais potentes de um navio comercial. Os 250 mil hp operavam quatro hélices de liga de bronze de manganês com um diâmetro de 5,5 metros.

A CNN escreve ainda que o navio era capaz de transportar combustível suficiente para viajar 10 mil milhas náuticas (19 mil quilómetros) a uma velocidade de 35 nós (65 km/h).

Além do recorde de velocidade, o SS United States também é o maior transatlântico construído inteiramente nos Estados Unidos.

Apesar do projeto original, o navio foi utilizado exclusivamente para corridas civis até 1969, altura em que foi vendido. Os donos tentaram torná-lo lucrativo e, como falharam nessa missão, colocaram-no à venda “em pedaços”. O que sobrou do SS United States está atracado, desde 1996, na doca 82 no rio Delaware, em Filadélfia.

A SS United States Conservancy foi criada em 2009 com o intuito de angariar fundos para a restauração daquele que é, ainda, o símbolo da força da indústria naval dos Estados Unidos. A imobiliária nova-iorquina RXR Realty envolveu-se no projeto com a intenção de restaurar a embarcação e transformá-la num hotel flutuante e centro cultural.

O projeto RXR também inclui a criação de um museu onde os visitantes podem aprender sobre a história do navio e explorar a arte, inovação e design de meados do século XX. Apesar de a pandemia de covid-19 ter diminuído o ritmo do progresso, os planos mantêm-se em cima da mesa.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.