O SS United States bateu todos os recordes. Agora, está a enferrujar no porto de Filadélfia

Outrora símbolo da indústria naval norte-americana, o SS United States, o maior navio transatlântico construído nos Estados Unidos, bateu todos os recordes. Agora, está a enferrujar no porto de Filadélfia.

O transatlântico SS United States ainda detém o recorde de velocidade para cruzar o Atlântico. Lançado em 1952, o navio tinha dupla “identidade”: civil e militar, já que dois terços dos 78 milhões de dólares necessários para a sua construção foram subsidiados pela Marinha dos Estados Unidos.

De acordo com a CNN, o objetivo do governo norte-americano era que o transatlântico pudesse ser requisitado pelos militares e convertido num navio de transporte de tropas com capacidade para transportar até 14 mil soldados.

Com 330 metros de comprimento, o navio tinha uma potência colossal de quase 250 mil hp, que o fazia atingir uma velocidade de mais de 38 nós.

Apesar da sua estrutura leve, o navio foi projetado para ser praticamente indestrutível e, para minimizar o risco de incêndio, foi construído de acordo com os padrões da Marinha norte-americana: o uso de madeira foi totalmente proibido, a estrutura interna da embarcação foi protegida por painéis de amianto e os cabides nas cabines luxuosas eram feitos de alumínio.

Para manter as especificações do navio em segredo, a Marinha dos Estados Unidos construiu a quilha de 183 mil peças numa doca. A construção da estrutura incluiu a maior quantidade de alumínio usada até agora numa embarcação de alto mar.

O SS United States foi equipado com os motores a vapor mais potentes de um navio comercial. Os 250 mil hp operavam quatro hélices de liga de bronze de manganês com um diâmetro de 5,5 metros.

A CNN escreve ainda que o navio era capaz de transportar combustível suficiente para viajar 10 mil milhas náuticas (19 mil quilómetros) a uma velocidade de 35 nós (65 km/h).

Além do recorde de velocidade, o SS United States também é o maior transatlântico construído inteiramente nos Estados Unidos.

Apesar do projeto original, o navio foi utilizado exclusivamente para corridas civis até 1969, altura em que foi vendido. Os donos tentaram torná-lo lucrativo e, como falharam nessa missão, colocaram-no à venda “em pedaços”. O que sobrou do SS United States está atracado, desde 1996, na doca 82 no rio Delaware, em Filadélfia.

A SS United States Conservancy foi criada em 2009 com o intuito de angariar fundos para a restauração daquele que é, ainda, o símbolo da força da indústria naval dos Estados Unidos. A imobiliária nova-iorquina RXR Realty envolveu-se no projeto com a intenção de restaurar a embarcação e transformá-la num hotel flutuante e centro cultural.

O projeto RXR também inclui a criação de um museu onde os visitantes podem aprender sobre a história do navio e explorar a arte, inovação e design de meados do século XX. Apesar de a pandemia de covid-19 ter diminuído o ritmo do progresso, os planos mantêm-se em cima da mesa.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …