A série “Squid Game”, que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos.
Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores de todo o mundo com a sua história de desespero económico e de jogos infantis mortais, um website estatal norte-coreano defende que a produção serve para destacar a natureza “animalesca” da “sociedade capitalista sul-coreana onde a humanidade é aniquilada pela concorrência extrema”.
Numa publicação, o website norte-coreano diz que “Squid Game” reflete uma “sociedade desigual onde os fortes exploram os fracos”.
De acordo com o Washington Post, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul permaneceram tecnicamente em guerra após a Guerra da Coreia ter terminado em 1953.
Em junho, o líder norte-coreano Kim Jong Un considerou a cultura e entretenimento sul-coreanos — incluindo o K-pop — “um cancro vicioso”, acusando o estilo musical de corromper os “penteados, discursos e comportamentos” dos norte-coreanos, escreve o New York Times.
Além disso, e apesar de a vida na Coreia do Norte ser marcada pela pobreza generalizada e escassez de alimentos, Kim Jong Un tem criticado o sistema capitalista sul-coreano.
Relembre-se que a série, escrita e realizada por Hwang Dong-hyuk, retrata a vida na Coreia do Sul hoje em dia, através de uma história que gira em torno de uma série de jogos macabros nos quais os jogadores — endividados — lutam até à morte para ganhar um prémio milionário.
Depois de se tornar a série mais vista da plataforma de streaming, “Squid Game” tem estado nas bocas do mundo por retratar a desigualdade de rendimentos, o desemprego e os desafios financeiros.
O sucesso a série deve-se exatamente ao facto de as pessoas se identificarem, disse Hwang Dong-hyuk, que a começou a escrever há uma década.
“Eu queria escrever uma história que fosse uma alegoria ou fábula sobre a sociedade capitalista moderna, algo que retratasse uma competição extrema, algo como a competição extrema da vida. Mas queria que utilizasse o tipo de personagens que todos conhecemos na vida real”, continuou.
“Os jogos retratados [na série] são extremamente simples e fáceis de compreender. Isso permite aos espectadores que se concentrarem nas personagens, em vez de se distraírem ao tentarem interpretar as regras”, disse ainda.
Há umas semanas, a Netflix partilhou uma publicação no Twitter, onde revela que “Squid Game” atingiu 111 milhões de fãs, sendo “o maior lançamento de sempre” da plataforma de streaming.
Squid Game has officially reached 111 million fans — making it our biggest series launch ever! pic.twitter.com/SW3FJ42Qsn
— Netflix (@netflix) October 12, 2021
No entanto, Hwang Dong-hyuk não tem planos para a segunda temporada: “Se o fizesse, certamente não o faria sozinho. Gostaria de ter vários realizadores experientes”.
Embora a popularidade generalizada de “Squid Game” tenha desencadeado uma onda de memes divertidos nas redes sociais, o seu sucesso também trouxe algumas complicações.
Nas últimas semanas, vários países têm-se deparado com problemas decorrentes da série, como é o caso da violência entre os mais novos.