Sporting vs Tondela | Artilharia leonina derruba muralha beirã

O Sporting mantém o seu registo 100% vitorioso no campeonato ao bater, por 2-0, o Tondela, no Estádio de Alvalade.

Numa partida de sentido único e na qual Rui Patrício não fez uma única defesa, os “leões” só conseguiram levar de vencida os beirões graças a dois “tiros” de meia-distância, de Jérémy Mathieu e daquela que tem sido a sua principal figura, Bruno Fernandes, que já soma cinco golos na Liga NOS.

O Jogo explicado em Números

  • Bom início de partida dos “leões”, que chegaram ao golo aos 12 minutos num “disparo” indefensável de Jérémy Mathieu, na cobrança de um livre. Primeiro golo ao serviço do Sporting por parte do defesa francês, que desbloqueou um período inicial sem grandes oportunidades (apenas um remate até então, e dos visitantes) e com o Tondela mais preocupado em não sofrer, como comprova a sua baixa eficácia de passe (39%).
  • Ao contrário do que seria de esperar, o golo pouco de bom trouxe ao Sporting, que se limitou a fazer a gestão da vantagem obtida. Aos 30 minutos, a equipa “verde-e-branca” tinha apenas dois remates (tantos quanto o Tondela), ainda que dominasse outros factores, como posse de bola (67%-33%), eficácia na distribuição (87%-56%) e número de passes (190-94).
  • Bruno Fernandes era, por esta altura, o “maestro” de serviço na equipa “leonina”, com 100% de eficácia de passe no meio-campo contrário.
  • Ainda antes do intervalo, Alan Ruiz rematou forte para defesa incompleta de Cláudio Ramos. Na recarga, Bruno Fernandes ainda atirou à barra, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo do médio português – que terminaria a primeira parte sem nenhum remate.
  • Ao intervalo, como seria de esperar, o Sporting foi melhor em diversos aspectos do jogo ao longo da primeira parte, período no qual fez mais remates (4-3, 2-0 em disparos enquadrados), teve mais bola e maior lucidez na distribuição na mesma.
  • Após os primeiros 45 minutos, Mathieu surgia à cabeça dos  GoalPoint Ratings, com 7.0, em grande parte devido ao golo apontado, mas também por conta de 47 passes certos, sete recuperações de posse e ainda quatro acções defensivas. Logo abaixo, com 6.1, surgia o melhor do Tondela, o defesa Ricardo Costa, com sete acções defensivas e ainda quatro duelos ganhos em outros tantos disputados.
  • O segundo tempo começou como havia terminado o primeiro – jogo muito mastigado de parte a parte e sem ocasiões de golo. Nos 15 minutos iniciais, não houve um único remate e a posse de bola esteve repartida (55%-45%), o que levou Jorge Jesus a fazer duas alterações, colocando em campo Battaglia e Gelson Martins.
  • Com o passar do tempo, a partida tornou-se mais aberta – com todos os perigos que isso acarreta. A equipa “leonina” mostrava dificuldades para chegar junto da baliza contrária, pelo que teve de ser Bruno Fernandes, de meia-distância, a furar a muralha do Tondela com mais uma “bomba”, chegando ao quinto golo no campeonato e deixando para trás Bas Dost.
  • Até ao apito final ainda houve mais duas ocasiões de golo para o Sporting, ambas pertencentes a William Carvalho, que viu Cláudio Ramos e o poste negarem-lhe o golo – seria a “cereja” no topo do bolo, após mais uma exibição bem conseguida, com uma assistência, 97 passes certos, 123 toques e nove acções defensivas.

O Homem do Jogo

Os adjectivos começam a faltar para descrever a fantástica história que Bruno Fernandes está a escrever em Alvalade.

Este sábado, o médio português rubricou mais uma grande exibição, coroada com mais um (excelente) golo. Para além do disparo “do fundo da rua”, Bruno Fernandes foi o autor de quatro passes para finalização, 49 passes certos, 90 toques e 11 bolas colocadas na área contrária. Tudo somado, Bruno Fernandes arrecada o título de homem do jogo  GoalPoint Ratings, com nota 7.8.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/909161812016418818

Jogadores em foco

  • Mathieu 7.5 – Marcou um “golaço” que abriu um pouco o jogo. Falhou apenas seis dos 88 passes que fez, tocou na bola 100 vezes e somou nove recuperações de posse e seis alívios.
  • Murilo 6.2 – Registou seis desarmes, um drible eficaz, nove duelos ganhos e outras tantas recuperações de posse. Pela negativa, perdeu a posse 27 vezes, foi desarmado em cinco ocasiões e ainda controlou mal a bola quatro vezes.
  • Iuri Medeiros 5.3 – Fez um remate (desenquadrado), falhou as cinco tentativas de dribles e acertou 15 dos 23 passes que fez (eficácia de 65%). Ajudou nas tarefas defensivas com dois desarmes e dois alívios.
  • Alan Ruiz 5.2 – Foi o autor de um dos dois remates enquadrados do Sporting no tempo em que esteve em campo. Falhou só seis dos 41 passes que realizou, mas venceu apenas dois dos seis duelos que disputou e acabou por ser desarmado três vezes.
  • Hélder Tavares 4.2 – Teve a nota mais baixa da noite, muito por culpa das oito faltas cometidas. Para além disso, falhou 15 dos 28 passes que fez, venceu dois dos 12 duelos em que esteve envolvido e perdeu a bola 18 vezes.

Resumo

 

PARTILHAR

RESPONDER

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …