Sporting vs Qarabag | Raphinha deu fogo ao leão

Manuel de Almeida / Lusa

O Sporting estreou-se no Grupo E da Liga Europa da melhor maneira. A equipa de José Peseiro venceu o Qarabag por 2-0, numa partida em que sentiu algumas dificuldades para rematar e criar perigo, mas a qual dominou e controlou praticamente durante todo o tempo.

Os dois tentos só surgiram na segunda parte, por Raphinha e por Jovane Cabral. O brasileiro esteve mesmo em grande destaque.

O Jogo explicado em Números

  • Muito Sporting nos primeiros dez minutos da partida, numa procura clara por surpreender a formação azeri. Nesta fase os “leões” registavam 60% de posse de bola e um remate, enquadrado, contra praticamente nenhuma acção ofensiva de relevo do Qarabag.
  • A toada manteve-se até aos 20 minutos, sendo que, neste curto período, apenas o Qarabag conseguiu rematar. Aos poucos, os visitantes conseguiram apertar as marcações no seu terço defensivo, pelo que ao Sporting começaram a faltar espaços para atacar, apesar da grande energia emprestada por Raphinha ao jogo.
  • A meia-hora chegou já com três disparos para os “leões”, todos eles, curiosamente, obra de um defesa-central, o francês Mathieu. O defesa era o melhor em campo nesta fase, com um rating de 6.1, essencialmente devido às suas acções junto à área contrária.
  • Mathieu que, aos 40 minutos, fez as vezes de extremo-esquerdo e centrou para uma grande oportunidade de Fredy Montero. O colombiano, com um desvio de calcanhar, só não marcou porque Vágner estava muito atento. O lance acabaria invalidado por fora-de-jogo, mas era o reflexo da partida.
  • Nulo ao descanso a castigar as duas equipas pela incapacidade para criar perigo. O Sporting esteve sempre por cima, terminando o primeiro tempo com 58% de posse de bola e um registo ofensivo superior (5-2 em remates, mas 1-1 enquadrados).
  • Muito pouco futebol, expresso num facto muito peculiar: o melhor em campo era Mathieu, com um GoalPoint Rating de 6.4, sendo que o defesa-central francês foi o autor de três dos cinco disparos da sua equipa.
  • Excelente entrada do Sporting no segundo tempo. Os “leões” chegaram à vantagem aos 54 minutos, pelo irrequieto Raphinha, a encostar com sucesso ao segundo poste, após um brilhante cruzamento rasteiro de Nani do lado direito. Um tento aos sexto remate leonino, apenas o segundo enquadrado. Logo a seguir, Innocent Emeghara quase empatou, valendo Salin a evitar o pior.
  • O Qarabag tentou reagir e, por volta dos 70 minutos, registava três remates na segunda parte, contra dois dos “leões”, e aumentara para 48% a posse de bola. Curiosamente, o Sporting viu cair a sua eficácia de passe, dos 81% da primeira parte para os 73% nesta altura. A equipa de José Peseiro atravessava a sua pior fase.
  • Mas o Sporting teve o condão de saber o que fazer para travar o ritmo elevado do jogo, pelo que, aos poucos, começou a controlar a partida.
  • Os azeris deixaram de aproximar-se com perigo da baliza de Salin e, nos últimos dez minutos, já os “leões” tinham mais remates que os visitantes no segundo tempo. A ideia era a de que a vitória já não fugia à formação lusa. E não fugiu.
  • Aliás, ainda houve tempo para Jovane Cabral ampliar para 2-0, a concluir com facilidade após centro de Raphinha do lado esquerdo.

O Homem do Jogo

Grande jogo de Raphinha. Desde os primeiros momentos que a energia do extremo brasileiro era o catalisador do futebol dos “leões”, apesar do nulo ao intervalo. O ex-Vitória de Guimarães fez o 1-0 e ainda a assistência para o segundo da partida, coroando uma exibição que lhe valeu um GoalPoint Rating de 8.0. E ainda registou dois dribles eficazes em seis tentativas e cinco desarmes. Uma excelente exibição.

Jogadores em foco

  • Mathieu 6.8 – O defesa-central francês viveu uma noite de emoções mistas. Foi o mais rematador da partida, com três disparos, integrou-se muito bem no ataque, acertou oito de dez passes longos, mas saiu lesionado aos 75 minutos. Ainda assim, foi o segundo melhor em Alvalade.
  • Marcos Acuña 6.8 – O argentino jogou a defesa-esquerdo, uma posição que já não lhe é estranha e que desempenha com competência. Desta feita fez dois passes para finalização, teve eficácia em dois dos quatro cruzamentos que tentou e ainda registou cinco desarmes.
  • Bruno Fernandes 6.7 – Menos exuberante, é certo, o médio português esteve, ainda assim, em bom plano, com três passes para finalização, cinco cruzamentos (um eficaz), 87% de eficácia de passe, oito recuperações de posse e quatro desarmes.
  • Jovane Cabral 6.3 – O jovem extremo tem o condão de entrar e abanar com os jogos. Mais uma vez esteve em evidência, apesar de ter jogado apenas cerca de dez minutos. O suficiente, porém, para fazer um golo e dois desarmes.
  • Jakub Rzezniczak 5.5 – O melhor dos azeris foi o defesa-central polaco. Não por ter feito uma exibição particularmente brilhante, mas registou sete alívios, valor máximo da partida.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …