Sporting vs Qarabag | Raphinha deu fogo ao leão

Manuel de Almeida / Lusa

O Sporting estreou-se no Grupo E da Liga Europa da melhor maneira. A equipa de José Peseiro venceu o Qarabag por 2-0, numa partida em que sentiu algumas dificuldades para rematar e criar perigo, mas a qual dominou e controlou praticamente durante todo o tempo.

Os dois tentos só surgiram na segunda parte, por Raphinha e por Jovane Cabral. O brasileiro esteve mesmo em grande destaque.

O Jogo explicado em Números

  • Muito Sporting nos primeiros dez minutos da partida, numa procura clara por surpreender a formação azeri. Nesta fase os “leões” registavam 60% de posse de bola e um remate, enquadrado, contra praticamente nenhuma acção ofensiva de relevo do Qarabag.
  • A toada manteve-se até aos 20 minutos, sendo que, neste curto período, apenas o Qarabag conseguiu rematar. Aos poucos, os visitantes conseguiram apertar as marcações no seu terço defensivo, pelo que ao Sporting começaram a faltar espaços para atacar, apesar da grande energia emprestada por Raphinha ao jogo.
  • A meia-hora chegou já com três disparos para os “leões”, todos eles, curiosamente, obra de um defesa-central, o francês Mathieu. O defesa era o melhor em campo nesta fase, com um rating de 6.1, essencialmente devido às suas acções junto à área contrária.
  • Mathieu que, aos 40 minutos, fez as vezes de extremo-esquerdo e centrou para uma grande oportunidade de Fredy Montero. O colombiano, com um desvio de calcanhar, só não marcou porque Vágner estava muito atento. O lance acabaria invalidado por fora-de-jogo, mas era o reflexo da partida.
  • Nulo ao descanso a castigar as duas equipas pela incapacidade para criar perigo. O Sporting esteve sempre por cima, terminando o primeiro tempo com 58% de posse de bola e um registo ofensivo superior (5-2 em remates, mas 1-1 enquadrados).
  • Muito pouco futebol, expresso num facto muito peculiar: o melhor em campo era Mathieu, com um GoalPoint Rating de 6.4, sendo que o defesa-central francês foi o autor de três dos cinco disparos da sua equipa.
  • Excelente entrada do Sporting no segundo tempo. Os “leões” chegaram à vantagem aos 54 minutos, pelo irrequieto Raphinha, a encostar com sucesso ao segundo poste, após um brilhante cruzamento rasteiro de Nani do lado direito. Um tento aos sexto remate leonino, apenas o segundo enquadrado. Logo a seguir, Innocent Emeghara quase empatou, valendo Salin a evitar o pior.
  • O Qarabag tentou reagir e, por volta dos 70 minutos, registava três remates na segunda parte, contra dois dos “leões”, e aumentara para 48% a posse de bola. Curiosamente, o Sporting viu cair a sua eficácia de passe, dos 81% da primeira parte para os 73% nesta altura. A equipa de José Peseiro atravessava a sua pior fase.
  • Mas o Sporting teve o condão de saber o que fazer para travar o ritmo elevado do jogo, pelo que, aos poucos, começou a controlar a partida.
  • Os azeris deixaram de aproximar-se com perigo da baliza de Salin e, nos últimos dez minutos, já os “leões” tinham mais remates que os visitantes no segundo tempo. A ideia era a de que a vitória já não fugia à formação lusa. E não fugiu.
  • Aliás, ainda houve tempo para Jovane Cabral ampliar para 2-0, a concluir com facilidade após centro de Raphinha do lado esquerdo.

O Homem do Jogo

Grande jogo de Raphinha. Desde os primeiros momentos que a energia do extremo brasileiro era o catalisador do futebol dos “leões”, apesar do nulo ao intervalo. O ex-Vitória de Guimarães fez o 1-0 e ainda a assistência para o segundo da partida, coroando uma exibição que lhe valeu um GoalPoint Rating de 8.0. E ainda registou dois dribles eficazes em seis tentativas e cinco desarmes. Uma excelente exibição.

Jogadores em foco

  • Mathieu 6.8 – O defesa-central francês viveu uma noite de emoções mistas. Foi o mais rematador da partida, com três disparos, integrou-se muito bem no ataque, acertou oito de dez passes longos, mas saiu lesionado aos 75 minutos. Ainda assim, foi o segundo melhor em Alvalade.
  • Marcos Acuña 6.8 – O argentino jogou a defesa-esquerdo, uma posição que já não lhe é estranha e que desempenha com competência. Desta feita fez dois passes para finalização, teve eficácia em dois dos quatro cruzamentos que tentou e ainda registou cinco desarmes.
  • Bruno Fernandes 6.7 – Menos exuberante, é certo, o médio português esteve, ainda assim, em bom plano, com três passes para finalização, cinco cruzamentos (um eficaz), 87% de eficácia de passe, oito recuperações de posse e quatro desarmes.
  • Jovane Cabral 6.3 – O jovem extremo tem o condão de entrar e abanar com os jogos. Mais uma vez esteve em evidência, apesar de ter jogado apenas cerca de dez minutos. O suficiente, porém, para fazer um golo e dois desarmes.
  • Jakub Rzezniczak 5.5 – O melhor dos azeris foi o defesa-central polaco. Não por ter feito uma exibição particularmente brilhante, mas registou sete alívios, valor máximo da partida.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …