Sporting vs Paços | Leões respondem em campo

O Sporting regressou à Liga NOS, após a derrota na Liga Europa com o Atlético de Madrid, e respondeu da melhor forma, com um triunfo tranquilo por 2-0 sobre o Paços de Ferreira.

A partida começou algo nervosa para a formação leonina, mas o golo inaugural de Bas Dost tranquilizou e uniu a equipa, que nunca mais perdeu o controlo emocional e dos acontecimentos, perante “castores” abnegados, mas pouco esclarecidos.

O Jogo explicado em Números

  • Início de jogo difícil para o Sporting. Com o brasileiro Wendel de início, os “leões” registaram apenas 51% de posse de bola nos primeiros dez minutos, e somente um remate (enquadrado), tantos quanto o Paços. Os forasteiros, porém, somaram dois cantos contra um dos da casa neste período.
  • Mas quem tem Bas Dost, arrisca-se a marcar, mesmo com pouca preponderância ofensiva. Aos 20 minutos, Bryan Ruiz cruzou, Bruno Fernandes desviou de cabeça para o holandês e este fez o 1-0, também de cabeça, ao segundo remate leonino na partida.
  • Jogo muito mastigado em Alvalade quando se atingiu a primeira meia-hora. Aos poucos o Sporting começou a ter mais bola (59%), chegou aos quatro remates (dois enquadrados) e registava 85% de eficácia de passe. Mas somente quatro passes para finalização. Porém, os “castores” mostravam-se atrevidos e também somavam três disparos, um enquadrado e quatro bolas colocadas na área leonina, para nove dos homens da casa.
  • Perto do intervalo o jogo perdera intensidade, regressando ao ritmo lento dos primeiros minutos. O Paços também se deixou contagiar e nunca mais se aproximou da área do Sporting neste período. O “leão” controlava os acontecimentos sem grande esforço.
  • O jogo chegou ao descanso com o Sporting na frente, mas o futebol praticado estava longe de agradar.
  • A formação orientada por Jorge Jesus dominou os acontecimentos, com 60% de posse de bola, seis remates, dois enquadrados, mas nos primeiros 20 minutos demorou a assumir essa autoridade.
  • O golo de Bas Dost veio tranquilizar o “leão”. Aliás, o holandês foi o melhor deste primeiro período, com um GoalPoint Rating de 6.1, fruto de um golo em dois remates (ambos enquadrados) e de cinco duelos aéreos ganhos em sete.
  • Boa reentrada do Sporting em campo, com uma boa oportunidade aos 52 minutos, numa jogada confusa que terminou com Sebastián Coates a acertar em cheio em Mário Felgueiras.
  • Nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, os “leões” remataram quatro vezes, duas delas enquadradas, anda que com menos posse (52%). O Paços tentava chegar ao empate, aumentando de 70% para 82% a eficácia de passe, mas só conseguiu um remate neste período, sem a melhor direcção.
  • O balanceamento ofensivo do Paços teve efeito negativo nos visitantes. Aos 65 minutos, Gelson Martins fugiu pela direita, entrou na grande área e centrou rasteiro, atrasado, para Bryan Ruiz, que rematou colocado para o 2-0. Um golo que surgiu ao quinto disparo leonino no segundo tempo, terceiro enquadrado.
  • O tento de Ruiz como que “matou” a crença do Paços. Aos poucos os “castores” deixaram de ter a clarividência necessária para manter a posse de bola, caindo para 46% por volta dos 75 minutos, quando era de certa de 51% alguns minutos antes.
  • Azar para Mário Felgueiras que, aos 78 minutos, lesionou-se num lance com Bas Dost (que deu golo, mas foi anulado por fora-de-jogo) e teve de sair, numa altura em que o Paços já tinha esgotado as substituições. Assim, o central Rui Correia fez os últimos minutos como central adaptado.

O Homem do Jogo

Belíssimo jogo de Gelson Martins, o mais enérgico jogador da noite em Alvalade e verdadeiramente decisivo. O extremo-direito registou um GoalPoint Rating de 6.9, graças, sobretudo, à assistência que fez para o 2-0, da autoria de Bryan Ruiz, após fugir em grande velocidade pelo flanco direito.

Mas Gelson foi muito mais do que isso: registou três remates (nenhum com a melhor direcção), fez dois passes para finalização, acertou uma de duas tentativas de drible e ajudou na defesa, com quatro desarmes.

Jogadores em foco

  • Bas Dost 6.7 – O holandês apresentou a eficácia do costume. Em quatro remates (três de cabeça), enquadrou três e marcou um golo. Bas Dost foi uma autêntica “fortaleza voadora”, tendo ganho nove de 15 duelos aéreos.
  • Sebastián Coates 6.6 – Óptimo jogo do uruguaio, em especial em termos defensivos. Rematou uma vez, num lance em que esteve perto de marcar, mas a sua importância esteve lá atrás, onde registou nove duelos defensivos – quatro desarmes e cinco intercepções.
  • Rodrigo Battaglia 6.6 – O argentino foi o “trinco” de serviço, e era vê-lo transportar a bola com belas arrancadas. Para além de um remate, enquadrado, Battaglia fez um passe para finalização, terminou o jogo com 89% de eficácia de passe e registou sete recuperações de posse.
  • Bruno Fernandes 6.1 – A influência do costume. O médio fez a assistência para o primeiro golo, registou mais dois passes para finalização, mas, estranhamente, só tentou uma vez o remate. Colocou a bola oito vezes na área do Paços, segundo valor mais elevado da noite.
  • Mário Felgueiras 5.8 – O guarda-redes saiu lesionado aos 79 minutos. Porém, já tinha feito o suficiente para ser o melhor do Paços. Apesar dos dois golos consentidos, Felgueiras realizou quatro defesas, todas a remates dentro da sua grande área.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …