Sporting vs Nacional | Dost bisa e sobe ao trono

goalpoint-sporting-nacional-liga-nos-201617-860x420

Sporting somou a segunda vitória seguida no campeonato, ao bater o Nacional por 2-0 em Alvalade.

A equipa “verde-e-branca” marcou os dois golos nos primeiros 45 minutos, ambos por intermédio de Bas Dost, que é agora o rei dos marcadores na Europa, reforçando a sua candidatura à Bota de Ouro.

O Jogo explicado em Números

  • Começo a todo o gás do Sporting, com 93 passes e 76% de posse de bola só nos primeiros dez minutos. Pouco depois, aos 13, os “leões” abriram a contagem através de Bas Dost, que surgiu no meio da área contrária a cabecear para o fundo da baliza, após um canto batido por Bryan Ruiz.
  • O Nacional soltou-se um pouco mais depois do golo sofrido e fez dois remates no espaço de dois minutos, obrigando Rui Patrício a fazer a sua primeira intervenção da tarde. Os madeirenses acabariam por chegar à meia-hora de jogo com o mesmo número de remates do Sporting (três ao todo, um dos quais enquadrado).
  • Pouco depois, acabaria por surgir o segundo golo do Sporting, novamente apontado por Das Bost, a aproveitar as enormes facilidades concedidas pela defesa madeirense, que não conseguiu aliviar a bola depois de um canto. Com este golo, o holandês subia ao topo da lista pelo prémio da Bota de Ouro, com 24 remates certeiros.
  • A equipa do Sporting foi para o balneário a vencer por 2-0 mas a “perder” em número de remates (4-6), embora só por uma vez os madeirenses tenham obrigado Rui Patrício a aplicar-se. A formação visitante demonstrava ainda superioridade no número de duelos ganhos (21-16), sendo, no entanto, “goleada” no que dizia respeito à posse de bola (38%-62%) e na eficácia de passe (75%-82%). Com os dois golos apontados, Bas Dost liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com 7.0, sendo seguido pelo lateral-esquerdo dos insulares, Sequeira 6.7, que apresentava números de fazer inveja: nove acções defensivas, dois passes para ocasião, 39 toques e oito duelos ganhos em nove disputados.
  • O primeiro sinal de perigo da segunda parte foi dado aos 53 minutos, por Alan Ruiz, que acabaria por ser substituído pouco depois, pondo fim a uma exibição pouco conseguida: um remate, 16 perdas de bola e apenas 68% de passes certos.
  • Embora ofuscado por Bas Dost, Bryan Ruiz surgia em destaque nesta partida, com 32 passes no meio-campo adversário, três deles para ocasião, e sete recuperações de posse por volta dos 65 minutos. Jesus pediu-lhe para fazer esquecer Adrien, Bryan cumpriu.
  • Durante grande parte do segundo tempo, o Sporting limitar-se-ia a fazer a gestão da vantagem alcançada, sem nunca ter passado por grandes sobressaltos. A equipa do Nacional terminou a parte com mais remates (12-9), sendo que apenas um deles foi feito de dentro da área, o que demonstra as enormes dificuldades que os insulares sentiram para chegar junto da baliza de Rui Patrício.

O Homem do Jogo

Bas Dost voltou a mostrar que a sua fome de golos ainda não está saciada. Depois do bis desta noite, que lhe valeu a nota mais alta do encontro nos  GoalPoint Ratings, 7.2, o holandês é já líder na corrida à Bota de Ouro, com 24 golos. Para além dos dois golos apontados, nos dois únicos remates que fez, Bas Dost recuperou a passe duas vezes e venceu três dos cinco duelos pelo ar que disputou.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/843170066036391937

Jogadores em foco

  • Tiago Rodrigues 7.2 – A qualidade do seu jogo não se ressente com o actual momento do Nacional. Fez quatro disparos, um deles à baliza, e três passes para ocasião, e foi feliz no único drible que levou a cabo. Defensivamente, também teve um papel importante, com nove recuperações de posse.
  • Sequeira 6.6 – Foi um dos elementos em destaque na formação madeirense. Somou dois passes para ocasião, dois cruzamentos eficazes, eficácia máxima nos duelos aéreos, quatro desarmes e cinco intercepções. Só não leva melhor nota porque perdeu a bola demasiadas vezes (22).
  • Coates 6.6 – Esteve bastante mais activo do que o seu companheiro de defesa. Somou 14 acções defensivas e sete duelos, dos quais venceu quatro.
  • Bryan Ruiz 6.6 – Deu a marcar o primeiro golo da partida num dos três passes para ocasião que fez. Somou 48 passes no meio-campo adversário, 94 toques e oito recuperações de bola.
  • Salvador Agra 4.5 – O pior elemento em campo. Os seus três remates saíram desenquadrados e as suas duas tentativas de drible foram ineficazes. Perdeu a bola 12 vezes, controlou-a mal em duas outras e foi desarmado numa ocasião.

Resumo

goalpoint-sporting-nacional-liga-nos-201617-ratings-1024x746

RESPONDER

FMI admite: Troika não protegeu os pobres (e a culpa foi do Governo)

O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela 'troika' em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos …

Bebidas dietéticas podem levar ao aumento de peso

Uma vez anunciados como substitutos do açúcar, os adoçantes artificiais como a sucralose e o aspartame foram bem recebidos pelo público - até há pouco tempo. Recentemente, os investigadores começaram a olhar com crescente suspeita para …

Pedrógão: PGR não explica segredo de justiça, Governo optou por não levantar

Uma empresária de Lisboa fez, por conta própria, um levantamento do número de mortos vítimas do incêndio. No final, chegou ao número 73 que contrasta com os 64 oficiais avançados pelas autoridades. Dúvidas instaladas, pede-se …

China diz à Índia para retirar tropas e não abusar da sorte

A China avisou a Índia para não subestimar a sua determinação em salvaguardar o que considera território seu, numa altura de renovada tensão entre os dois países vizinhos, em torno de uma área disputada nos …

Revolta de pais com problemas nas matrículas obrigou à intervenção da polícia

Um protesto de pais contra as alegadas irregularidades nas matrículas na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, por causa de supostas moradas falsas, obrigou a polícia a intervir para acalmar os ânimos. O relato do caso …

Operadoras de telecomunicações obrigadas a baixar preços ou a aceitar rescisões

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) anunciou "medidas correctivas" às operadoras de telecomunicações Meo, Nos, Nowo e Vodafone, no sentido de baixarem preços aos consumidores ou de permitirem a rescisão de contratos sem custos adicionais. Segundo …

Israel substitui detetores de metais por videovigilância na Esplanada das Mesquitas

As forças de segurança israelitas estão a remover os detetores de metais instalados à entrada da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém Oriental ocupada, noticia a Al Jazeera, que cita o diretor da mesquita. Israel começou a …

Afinal, Cristiano Ronaldo vai continuar no Real Madrid

O internacional português garantiu que vai continuar no Real Madrid, acabando com os rumores que diziam que iria sair do clube por estar insatisfeito com a forma como o Fisco espanhol o tem tratado. Em declarações …

Homem armado com faca ataca posto de fronteiriço espanhol de Melilla

O atacante, que estava armado com uma faca, atacou o posto fronteiriço a gritar "Alá é Grande". Provocou ferimentos ligeiros num polícia e acabou por ser detido. Um homem munido de uma faca atacou o posto …

Investigação desmente Governo e confirma queda de helicóptero no incêndio de Alijó

O Ministério da Administração Interna tinha negado a tese de queda de um helicóptero no combate a um incêndio em Alijó, mas o relatório que investigou o caso desmente o Governo e confirma o acidente, …