Sporting vs Nacional | Dost bisa e sobe ao trono

goalpoint-sporting-nacional-liga-nos-201617-860x420

Sporting somou a segunda vitória seguida no campeonato, ao bater o Nacional por 2-0 em Alvalade.

A equipa “verde-e-branca” marcou os dois golos nos primeiros 45 minutos, ambos por intermédio de Bas Dost, que é agora o rei dos marcadores na Europa, reforçando a sua candidatura à Bota de Ouro.

O Jogo explicado em Números

  • Começo a todo o gás do Sporting, com 93 passes e 76% de posse de bola só nos primeiros dez minutos. Pouco depois, aos 13, os “leões” abriram a contagem através de Bas Dost, que surgiu no meio da área contrária a cabecear para o fundo da baliza, após um canto batido por Bryan Ruiz.
  • O Nacional soltou-se um pouco mais depois do golo sofrido e fez dois remates no espaço de dois minutos, obrigando Rui Patrício a fazer a sua primeira intervenção da tarde. Os madeirenses acabariam por chegar à meia-hora de jogo com o mesmo número de remates do Sporting (três ao todo, um dos quais enquadrado).
  • Pouco depois, acabaria por surgir o segundo golo do Sporting, novamente apontado por Das Bost, a aproveitar as enormes facilidades concedidas pela defesa madeirense, que não conseguiu aliviar a bola depois de um canto. Com este golo, o holandês subia ao topo da lista pelo prémio da Bota de Ouro, com 24 remates certeiros.
  • A equipa do Sporting foi para o balneário a vencer por 2-0 mas a “perder” em número de remates (4-6), embora só por uma vez os madeirenses tenham obrigado Rui Patrício a aplicar-se. A formação visitante demonstrava ainda superioridade no número de duelos ganhos (21-16), sendo, no entanto, “goleada” no que dizia respeito à posse de bola (38%-62%) e na eficácia de passe (75%-82%). Com os dois golos apontados, Bas Dost liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com 7.0, sendo seguido pelo lateral-esquerdo dos insulares, Sequeira 6.7, que apresentava números de fazer inveja: nove acções defensivas, dois passes para ocasião, 39 toques e oito duelos ganhos em nove disputados.
  • O primeiro sinal de perigo da segunda parte foi dado aos 53 minutos, por Alan Ruiz, que acabaria por ser substituído pouco depois, pondo fim a uma exibição pouco conseguida: um remate, 16 perdas de bola e apenas 68% de passes certos.
  • Embora ofuscado por Bas Dost, Bryan Ruiz surgia em destaque nesta partida, com 32 passes no meio-campo adversário, três deles para ocasião, e sete recuperações de posse por volta dos 65 minutos. Jesus pediu-lhe para fazer esquecer Adrien, Bryan cumpriu.
  • Durante grande parte do segundo tempo, o Sporting limitar-se-ia a fazer a gestão da vantagem alcançada, sem nunca ter passado por grandes sobressaltos. A equipa do Nacional terminou a parte com mais remates (12-9), sendo que apenas um deles foi feito de dentro da área, o que demonstra as enormes dificuldades que os insulares sentiram para chegar junto da baliza de Rui Patrício.

O Homem do Jogo

Bas Dost voltou a mostrar que a sua fome de golos ainda não está saciada. Depois do bis desta noite, que lhe valeu a nota mais alta do encontro nos  GoalPoint Ratings, 7.2, o holandês é já líder na corrida à Bota de Ouro, com 24 golos. Para além dos dois golos apontados, nos dois únicos remates que fez, Bas Dost recuperou a passe duas vezes e venceu três dos cinco duelos pelo ar que disputou.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/843170066036391937

Jogadores em foco

  • Tiago Rodrigues 7.2 – A qualidade do seu jogo não se ressente com o actual momento do Nacional. Fez quatro disparos, um deles à baliza, e três passes para ocasião, e foi feliz no único drible que levou a cabo. Defensivamente, também teve um papel importante, com nove recuperações de posse.
  • Sequeira 6.6 – Foi um dos elementos em destaque na formação madeirense. Somou dois passes para ocasião, dois cruzamentos eficazes, eficácia máxima nos duelos aéreos, quatro desarmes e cinco intercepções. Só não leva melhor nota porque perdeu a bola demasiadas vezes (22).
  • Coates 6.6 – Esteve bastante mais activo do que o seu companheiro de defesa. Somou 14 acções defensivas e sete duelos, dos quais venceu quatro.
  • Bryan Ruiz 6.6 – Deu a marcar o primeiro golo da partida num dos três passes para ocasião que fez. Somou 48 passes no meio-campo adversário, 94 toques e oito recuperações de bola.
  • Salvador Agra 4.5 – O pior elemento em campo. Os seus três remates saíram desenquadrados e as suas duas tentativas de drible foram ineficazes. Perdeu a bola 12 vezes, controlou-a mal em duas outras e foi desarmado numa ocasião.

Resumo

goalpoint-sporting-nacional-liga-nos-201617-ratings-1024x746

RESPONDER

O que é que se bebe aqui?

Licor Beirão ganha acção contra Licor Beirinha por imitação da marca

O Tribunal da Relação do Porto deu razão à empresa J. Carranca Redondo, que acusava a concorrente Caves Altoviso de imitar o seu famoso produto Licor Beirão, segundo um acórdão consultado esta segunda-feira pela Lusa. Em …

-

Cientistas descobrem lagarta capaz de decompor sacos de plástico

Cientistas europeus descobriram uma lagarta que come sacos de plástico, o que poderá significar uma maneira de combater a poluição com plástico, um dos materiais mais difíceis de decompor que se conhece. A chamada traça da …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia do Norte ameaça "varrer" EUA da face da Terra

Um site oficial norte-coreano advertiu os Estados Unidos de que serão "varridos da face da Terra" se desencadearem uma guerra na península, no último episódio da troca de ameaças que alimenta as tensões na região. No …

-

PGR abre inquérito à morte de adepto do Sporting

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito ao caso da morte de um adepto do Sporting, no sábado, nas imediações do Estádio da Luz, em Lisboa. De acordo com informação da PGR, prestada esta segunda-feira …

Travis Kalanick, presidente da Uber

Uber esteve quase para ser expulsa da App Store por espiar clientes

O historial da Uber em empregar táticas duvidosas já é longo e agora descobriu-se que a aplicação esteve quase a ser expulsa da App Store da Apple por usar métodos não aprovados para identificar os …

-

Detida mulher que ateou fogo no quarto onde estava com os filhos

A mulher que, no sábado, terá pegado fogo ao seu apartamento em Mesão Frio, Guimarães, com os dois filhos menores lá dentro, agiu "num quadro de conflitualidade conjugal", informou esta segunda-feira a PJ de Braga. Em …

-

Portugal pode perder milhares de milhões com venda do Novo Banco

A factura do Novo Banco ainda pode sair mais cara aos contribuintes portugueses. O alerta é feito pelo economista José António Girão que critica a venda do banco ao fundo norte-americano Lone Star, considerando que …

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

O corpo de Maddie poderá ter sido escondido por espiões britânicos

A dias de se assinalar o 10.º aniversário do desaparecimento de Madeleine McCann, há novas teorias sobre o que terá acontecido à menina britânica no fatídico dia 3 de Maio de 2007. A Polícia Judiciária revelou …

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Duterte até come um terrorista islâmico, se lhe derem sal e vinagre

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ameaçou "comer" terroristas islâmicos, e garantiu que se sente capaz de ser muito mais duro do que eles, diz a agência Associated Press. "Se vocês querem que eu me torne …

-

Nova vacina contra a malária vai ser testada em três países africanos

A mais avançada vacina contra a malária, mas que tem uma eficácia limitada, vai começar a ser testada em grande escala no Quénia, no Gana e no Malawi, anunciou esta segunda-feira a Organização Mundial da …