Sporting vs Marítimo | Bruno embala o leão

António Cotrim / Lusa

O Sporting mantém-se na perseguição aos lugares cimeiros da tabela da Liga Nos ao bater o Marítimo por 2-0, em Alvalade.

Bruno Fernandes, de grande penalidade, abriu o marcador logo a abrir, dando desta forma uma resposta cabal às críticas de que vinha a ser alvo, com Fredy Montero a ampliar a vantagem ainda antes do intervalo.

Na segunda parte, os “leões” decaíram de produção, mas nem assim o Marítimo foi capaz de discutir a partida, tendo ameaçado a baliza sportinguista apenas por uma vez ao longo dos 90 minutos.

O Jogo explicado em Números

  • Bom início de partida dos “leões”, que se adiantaram no marcador ao minuto 12, numa grande penalidade convertida por Bruno Fernandes após falta do guarda-redes Amir sobre Raphinha. A vantagem madrugadora parecia justificar-se, já que o Sporting chegava ao minuto 15 com três remates, um deles enquadrado, outros tantos pontapés de canto, 63% de posse e 80% de eficácia na distribuição.
  • A equipa do Marítimo demonstrava enormes dificuldades para sair a jogar, não contabilizando um único toque na área contrária nos primeiros 25 minutos do encontro. O lateral Fábio China era de longe o jogador insular com maior envolvimento na partida, liderando a sua equipa em passes (13), toques (24), duelos (quatro, três deles com sucesso) e intercepções (duas).
  • O Sporting acabou por tirar o pé do acelerador com o golo marcado, não fazendo um único remate entre os minutos 20 e 30. A posse de bola estava agora mais equilibrada (54%-46%), assim como a percentagem de acerto nos passes (77%-74%).
  • E foi então que, do nada, o Sporting “tirou um coelho da cartola”. Na sequência de um livre batido na direita, a bola ressaltou em dois defesas maritimistas e ficou à mercê de Fredy Montero, que apenas teve de encostar para fazer o golo naquele que era o seu primeiro remate enquadrado do desafio, após duas tentativas anteriores sem sucesso.
  • Resultado perfeitamente ajustado a uma primeira parte de sentido único, em que o Marítimo nunca foi capaz de incomodar o guarda-redes do Sporting, Salin, embora até tenham tido quase tanta bola quanto os da casa.
  • De destacar ainda a eficácia máxima dos “leões”, que marcaram nos dois únicos remates à baliza durante os primeiros 45 minutos.
  • No regresso aos balneários, o protagonista era Bruno Fernandes, que, com o golo apontado e com os seus dois passes para finalização, liderava os GoalPoint Ratings, com nota 6.1.
  • O Marítimo entrou na segunda parte mais determinado e somou, em 10 minutos, mais remates do que os que fizeram durante o primeiro tempo. Aproveitando alguma passividade do Sporting, os visitantes completaram o primeiro quarto-de-hora do segundo tempo com mais posse de bola (52%-48%) e maior eficácia na distribuição (75%-73%) do que os “leões”.
  • Montero tentou impor a sua presença junto da área contrária, sem sucesso:  chegou aos 70 minutos a liderar a sua equipa em duelos disputados (13), mas desses apenas vencera quatro. Era pelo ar que o colombiano mostrava maiores dificuldades, vencendo uma de sete disputas nas alturas – uma tarefa que normalmente compete ao “gigante” Bas Dost.
  • Aos 78 minutos, o Marítimo já somava seis passes para finalização, mais um do que a equipa do Sporting, ainda que os madeirenses só tivessem efectuado um remate à baliza de Salin. De salientar, contudo, que Bruno Fernandes era “rei e senhor” neste capítulo, com quatro ocasiões de remate criadas, mais duas do que qualquer outro jogador.
  • O Sporting entrou no período de descontos sem um único remate desde o minuto 65 (ou desde o minuto 57, se apenas considerarmos disparos de dentro da área). Se a isto juntarmos a baixa posse de bola (43%) e eficácia nos duelos (37%), percebe-se o porquê de alguns assobios escutados em Alvalade durante a reta final do desafio, a que as alterações introduzidas por José Peseiro não conseguiram dar resposta. Diaby e Carlos Mané, lançados já no fim da partida, nem sequer tocaram na bola.

O Homem do Jogo

Bruno Fernandes acabou por ser um dos poucos destaques pela positiva numa partida sombria e com muitos poucos rasgos de criatividade. Para além do golo apontado, que abriu caminho à vitória dos “leões”, o médio português foi o autor de cinco dos seis passes para finalização da sua equipa, a qual por vezes carregou às costas. Bruno Fernandes somou ainda 74 acções com bola, um drible eficaz e oito recuperações de posse, terminando a partida com nota 6.7 nos GoalPoint Ratings.

Jogadores em foco

  • Acuña 5.7 – Não rematou nem fez nenhum passe para finalização, mas deu nas vistas na retaguarda com nove recuperações de posse, três desarmes, outras tantas intercepções e ainda um corte decisivo.
  • Jovane 5.4 – O jovem extremo liderou a partida em tentativas de drible (sete, das quais três foram bem-sucedidas). Sofreu três faltas, duas delas em zona de perigo.
  • Montero 5.4 – Fez o segundo golo da sua equipa, no único remate à baliza da sua autoria. Disputou oito duelos aéreos ofensivos, vencendo apenas um, e cometeu quatro faltas. Foi travado em falta em três ocasiões, duas em zona de perigo.
  • Danny 4.5 – Noite para esquecer internacional português, que não fez nenhum remate, falhou 13 dos 38 passes que efectuou e perdeu a bola 18 vezes.
  • Amir 2.5 – O guarda-redes iraniano somou a nota mais baixa da Liga NOS até ao momento nesta época. Sofreu dois golos, um deles na sequência de uma grande penalidade por ele cometida, e efectuou apenas uma defesa, incompleta. Dos oito passes longos que fez, apenas dois tiveram sucesso.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …