Sporting vs Juventus | Rugido durou até aos 79

Sporting esteve perto de bater a Juventus, em Alvalade, e ultrapassar a formação transalpina no Grupo D da Liga dos Campeões.

Uma excelente primeira parte leonina deu esperança aos muitos adeptos que encheram o estádio, com o golo de Bruno César. Contudo, os visitantes realizaram uma segunda parte autoritária, com muita posse e remates, e conseguiram empatar.  Resultado que Rui Patrício segurou com mãos de ferro.

Sporting continua a três pontos da Juve.

O Jogo explicado em Números

  • A Juventus tentou, desde cedo, guardar a bola, assumir a iniciativa e estabelecer o ritmo (lento) da partida. O Sporting, por seu turno, tentava combinações e rápidas trocas de bola nas progressões, para desmontar a organização italiana.
  • Os visitantes chegaram aos dez minutos com 66% de posse, mas o primeiro remate da partida pertenceu ao Sporting, aos 11 minutos, por Bruno César, desenquadrado. Era uma antevisão do que estava para vir
  • Aos 20 minutos, o Sporting podia ainda não dominar territorialmente, mas era a única formação que rematava, e ao quinto disparo (dois no mesmo lance), Bruno César fez golo, em recarga a um primeiro “tiro” de Gelson Martins, defendido por Buffon.
  • A Juve fez o primeiro remate aos 22 minutos, por Khedira, de cabeça, ao lado, e à meia-hora os “leões” já haviam chegado aos 44% de posse, com cinco remates, dois enquadrados. Os transalpinos viam-se numa “teia”, de nada lhes valendo os 89% de posse de bola.
  • Bom jogo dos dois Brunos, Fernando e César. Por volta dos 40 minutos, o primeiro registava um rating de 6.0 e era o melhor em campo, com dois passes para finalização e 88% de eficácia de passe; o brasileiro somava 5.9, com um golo em dois remates.
  • Vantagem leonina ao intervalo totalmente justificada, perante o futebol ofensivo apresentado por ambas as equipas. Apesar dos 58% de posse de bola, a Juve só conseguiu rematar duas vezes, e desenquadradas, enquanto os “leões”, a jogarem em rápidas transições, chegaram ao descanso com cinco disparos, dois enquadrados.
  • O melhor nesta fase era Battaglia. O médio argentino do Sporting registava um GoalPoint Rating de 6.1, graças a sete acções defensivas – três desarmes, uma intercepção e três alívios.
  • Juve transfigurada após o descanso, ao ponto de registar cinco remates (um enquadrado) nos primeiros dez minutos do segundo tempo, para além de 66% de posse – Sporting sem conseguir sair do seu meio-campo.
  • Aos poucos os “leões” conseguiram sacudir a pressão dos campeões italianos, embora não a posse de bola, pois o domínio da Juve expressava-se em 71% de posse na segunda parte, por volta dos 65 minutos. Porém, os espaços para rematar começavam a escassear.
  • Aos 69 minutos, Gonzalo Higuaín cabeceou para golo, mas Rui Patrício fez uma defesa impressionante, festejada em Alvalade como se de um tento se tratasse. Foi a terceira intervenção do guarda-redes português, que está em grande forma.
  • Numa altura em que o jogo parecia controlado por parte do Sporting, Higuaín surgiu para empatar, aos 79 minutos. O argentino acorreu a um belo passe de Cuadrado e picou a bola sobre Patrício.
  • Estava feito o resultado, que no final já parecia lisonjeiro para os portugueses… É que a Juve fez 14 remates na segunda parte, cinco enquadrados, contra duas tentativas dos homens de Alvalade, e registou 76% de posse.

O Homem do Jogo

A primeira parte da Juventus foi discreta, tal como a de Miralem Pjanic. Mas a segunda foi o oposto. Muito por culpa, também, da subida de rendimento do médio bósnio. Pjanic acabou como o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.2, mercê de espantosos sete passes para finalização, 88% de eficácia de passe, 111 interacções com a bola (o máximo do jogo), 14 recuperações de bola e três intercepções.

Jogadores em foco

  • Rui Patrício 6.4 – Mais uma belíssima exibição do guardião leonino, que evitou males maiores para a sua equipa, com quatro defesas, duas a remates de dentro da área, e uma delas verdadeiramente sensacional, a cabeçada de Higuaín.
  • Alex Sandro 6.4 – O antigo lateral do FC Porto esteve em bom plano, em especial a defender. O brasileiro ganhou dez dos 12 duelos individuais que disputou e registou oito desarmes e duas intercepções. E ainda fez três cruzamentos, um deles com eficácia.
  • Juan Cuadrado 6.4 – Um verdadeiro “diabo” à solta. O extremo colombiano fez a assistência para o golo de Higuaín, num total de três passes para finalização, tentou o drible por seis vezes, com sucesso em duas, e registou 92% de eficácia de passe.
  • Bruno César 5.9 – O brasileiro tem o condão de marcar em jogos importantes. Já o fizera ante o Dortmund e o Real Madrid, na época passada, e agora facturou ante a Juventus. César fez três remates, só um enquadrado, e registou 86% de eficácia de passe.
  • Gelson Martins 5.4 – Jogo esforçado de Gelson. Trabalhou e correu muito, esteve no lance do 1-0, fugiu em velocidade aos defesas da Juventus e registou dois dribles eficazes em quatro tentativas, mas não conseguiu ser decisivo, pois não registou qualquer passe para finalização.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …