Sporting vs Juventus | Rugido durou até aos 79

Sporting esteve perto de bater a Juventus, em Alvalade, e ultrapassar a formação transalpina no Grupo D da Liga dos Campeões.

Uma excelente primeira parte leonina deu esperança aos muitos adeptos que encheram o estádio, com o golo de Bruno César. Contudo, os visitantes realizaram uma segunda parte autoritária, com muita posse e remates, e conseguiram empatar.  Resultado que Rui Patrício segurou com mãos de ferro.

Sporting continua a três pontos da Juve.

O Jogo explicado em Números

  • A Juventus tentou, desde cedo, guardar a bola, assumir a iniciativa e estabelecer o ritmo (lento) da partida. O Sporting, por seu turno, tentava combinações e rápidas trocas de bola nas progressões, para desmontar a organização italiana.
  • Os visitantes chegaram aos dez minutos com 66% de posse, mas o primeiro remate da partida pertenceu ao Sporting, aos 11 minutos, por Bruno César, desenquadrado. Era uma antevisão do que estava para vir
  • Aos 20 minutos, o Sporting podia ainda não dominar territorialmente, mas era a única formação que rematava, e ao quinto disparo (dois no mesmo lance), Bruno César fez golo, em recarga a um primeiro “tiro” de Gelson Martins, defendido por Buffon.
  • A Juve fez o primeiro remate aos 22 minutos, por Khedira, de cabeça, ao lado, e à meia-hora os “leões” já haviam chegado aos 44% de posse, com cinco remates, dois enquadrados. Os transalpinos viam-se numa “teia”, de nada lhes valendo os 89% de posse de bola.
  • Bom jogo dos dois Brunos, Fernando e César. Por volta dos 40 minutos, o primeiro registava um rating de 6.0 e era o melhor em campo, com dois passes para finalização e 88% de eficácia de passe; o brasileiro somava 5.9, com um golo em dois remates.
  • Vantagem leonina ao intervalo totalmente justificada, perante o futebol ofensivo apresentado por ambas as equipas. Apesar dos 58% de posse de bola, a Juve só conseguiu rematar duas vezes, e desenquadradas, enquanto os “leões”, a jogarem em rápidas transições, chegaram ao descanso com cinco disparos, dois enquadrados.
  • O melhor nesta fase era Battaglia. O médio argentino do Sporting registava um GoalPoint Rating de 6.1, graças a sete acções defensivas – três desarmes, uma intercepção e três alívios.
  • Juve transfigurada após o descanso, ao ponto de registar cinco remates (um enquadrado) nos primeiros dez minutos do segundo tempo, para além de 66% de posse – Sporting sem conseguir sair do seu meio-campo.
  • Aos poucos os “leões” conseguiram sacudir a pressão dos campeões italianos, embora não a posse de bola, pois o domínio da Juve expressava-se em 71% de posse na segunda parte, por volta dos 65 minutos. Porém, os espaços para rematar começavam a escassear.
  • Aos 69 minutos, Gonzalo Higuaín cabeceou para golo, mas Rui Patrício fez uma defesa impressionante, festejada em Alvalade como se de um tento se tratasse. Foi a terceira intervenção do guarda-redes português, que está em grande forma.
  • Numa altura em que o jogo parecia controlado por parte do Sporting, Higuaín surgiu para empatar, aos 79 minutos. O argentino acorreu a um belo passe de Cuadrado e picou a bola sobre Patrício.
  • Estava feito o resultado, que no final já parecia lisonjeiro para os portugueses… É que a Juve fez 14 remates na segunda parte, cinco enquadrados, contra duas tentativas dos homens de Alvalade, e registou 76% de posse.

O Homem do Jogo

A primeira parte da Juventus foi discreta, tal como a de Miralem Pjanic. Mas a segunda foi o oposto. Muito por culpa, também, da subida de rendimento do médio bósnio. Pjanic acabou como o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.2, mercê de espantosos sete passes para finalização, 88% de eficácia de passe, 111 interacções com a bola (o máximo do jogo), 14 recuperações de bola e três intercepções.

Jogadores em foco

  • Rui Patrício 6.4 – Mais uma belíssima exibição do guardião leonino, que evitou males maiores para a sua equipa, com quatro defesas, duas a remates de dentro da área, e uma delas verdadeiramente sensacional, a cabeçada de Higuaín.
  • Alex Sandro 6.4 – O antigo lateral do FC Porto esteve em bom plano, em especial a defender. O brasileiro ganhou dez dos 12 duelos individuais que disputou e registou oito desarmes e duas intercepções. E ainda fez três cruzamentos, um deles com eficácia.
  • Juan Cuadrado 6.4 – Um verdadeiro “diabo” à solta. O extremo colombiano fez a assistência para o golo de Higuaín, num total de três passes para finalização, tentou o drible por seis vezes, com sucesso em duas, e registou 92% de eficácia de passe.
  • Bruno César 5.9 – O brasileiro tem o condão de marcar em jogos importantes. Já o fizera ante o Dortmund e o Real Madrid, na época passada, e agora facturou ante a Juventus. César fez três remates, só um enquadrado, e registou 86% de eficácia de passe.
  • Gelson Martins 5.4 – Jogo esforçado de Gelson. Trabalhou e correu muito, esteve no lance do 1-0, fugiu em velocidade aos defesas da Juventus e registou dois dribles eficazes em quatro tentativas, mas não conseguiu ser decisivo, pois não registou qualquer passe para finalização.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

UGT defende aumento do salário mínimo para 660 euros em 2020

A União Geral de Trabalhadores (UGT) reivindicou, esta segunda-feira, a subida do salário mínimo para 660 euros em 2020, para que se atinja um patamar de, pelo menos, 800 euros no final da próxima legislatura …

Troca de garrafas de gás de qualquer marca obrigatória a partir de terça-feira

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados, a partir desta terça-feira, a aceitar botijas vazias de qualquer marca, segundo um regulamento publicado esta segunda. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo no …

Pais ameaçam fechar 11 escolas em Gaia. Diretor admite haver razões para isso

As associações de pais de Canelas, em Vila Nova de Gaia, ameaçam fechar os 11 estabelecimentos de ensino que compõem o agrupamento escolar. Os pais dizem que a falta de funcionários compromete a segurança de crianças …

Rutura de coletor na origem de dejetos junto ao Festival Iminente

Denúncias nas redes sociais mostravam esgotos a céu aberto junto ao panorâmico de Monsanto, com dejetos como restos de papel higiénico, luvas de plástico e bocados de comida.  Segundo o Expresso, as fotografias e os vídeos …

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …