Sporting vs Chaves | Brilho de Dost fecha época

goalpoint-sporting-chaves-liga-nos-201617-1068x522

O Sporting terminou a época da melhor forma, com uma vitória que, no entanto, voltou a mostrar a tendência de toda a temporada que realizou na Liga NOS.

Uma excelente entrada na partida do Sporting, coroada com três golos antes do descanso e muita competência no ataque, mas também incapacidade de manter o mesmo nível no segundo tempo. Valeu, mais uma vez, Bas Dost, que fez mais um “hat-trick” e ajudou na vitória sobre o D. Chaves por 4-1.

O Jogo explicado em Números

  • Entrada de leão do Sporting, que aos 15 minutos já ganhava por 2-0, graças a um bis de Bas Dost.
  • O holandês marcou de penalty aos 11, a castigar falta de Ponck sobre Podence. E o segundo surgiu de cabeça, após canto da esquerda de Matheus Pereira.
  • O domínio sportinguista era total e Matheus estava endiabrado. À passagem da meia-hora, Gelson descobriu Matheus na esquerda da grande área e o jovem estreou-se a marcar na Liga NOS, com o 3-0 na partida.
  • O leão chegava a uma vantagem muito confortável ante um Chaves inofensivo, graças a 72% de posse de bola, sete remates, cinco deles enquadrados, e 87% de eficácia de passe. João Palhinha tinha, por volta dos 35 minutos, 100% de passes certos, em 32 entregas.
  • Vantagem leonina sem discussão ao descanso, apesar das muitas mexidas promovidas por Jorge Jesus. A competência sportinguista na frente de ataque foi o mote destes primeiros 45 minutos, nos quais a equipa da casa fez oito remates, seis deles enquadrados, o que lhe valeu três golos.
  • O domínio foi total, pois para além dos 69% de posse de bola, também o Chaves não foi além de três disparos.
  • Destaque para Gelson Martins, autor de uma assistência, um drible eficaz em três tentativas, um remate (enquadrado), seis duelos ganhos em nove, quatro recuperações de bola, três desarmes e duas intercepções. Chegou, assim, ao merecido descanso com um GoalPoint Rating de 7.0.
  • Chaves mostra uma tímida tentativa de reacção após o reatamento, com 46% de posse nos primeiros dez minutos do segundo tempo, e também um remate, embora desenquadrado. Mal, porém, nos duelos individuais, sendo que apenas ganhou 29% nesta fase da partida.
  • E essa maior ambição deu frutos. À passagem da hora de jogo, William acorreu a um cruzamento rasteiro da esquerda de Nélson Lenho e, à entrada da pequena área, desviou a bola de um desamparado Beto para o 3-1.
  • Mas rapidamente o Sporting voltou a controlar as operações, com 60% de posse de bola na segunda parte, quando decorriam 80 minutos de jogo, e um total de 11 remates, oito deles enquadrados, 88% de passes certos e 60% de duelos individuais ganhos. Ainda assim, a reacção flaviense rendeu-lhe sete disparos no segundo tempo, quatro deles enquadrados.
  • Tempo ainda para o “hat-trick” da ordem de Bas Dost. O holandês bateu o segundo penalty do jogo, aos 91 minutos, para fechar uma época em grande a nível individual: 34 golos no campeonato.

O Homem do Jogo

O jogo de fecho do Sporting no campeonato e da própria Liga NOS não podia ser mais simbólico, em especial em termos individuais. O grande goleador da prova, o holandês Bas Dost, encerrou com “chave de ouro” a época de estreia em Portugal com mais uma bela exibição e o terceiro “hat-trick” da conta pessoal.

Três golos em quatro remates, todos eles enquadrados, um passe para finalização, mas também dois desarmes foram os números do avançado, melhor em campo com um GoalPoint Rating de 7.6.

Jogadores em foco

  • Jefferson 7.1 – O lateral-esquerdo brasileiro não tem sido opção regular de Jorge Jesus, mas fez questão de fechar a época em bom nível. Rematou uma vez, fez um passe para finalização (ocasião flagrante), teve eficácia em dois de cinco cruzamentos de bola corrida, foi quem mais tocou na bola (105 vezes) e registou ainda três desarmes e outros tantos alívios.
  • Matheus 6.7 – Nem sempre tem sido feliz quando chamado à equipa principal do Sporting, mas no adeus à Liga NOS 16/17 quis estrear-se a marcar na prova, e fez ainda uma assistência para o golo de cabeça de Bas Dost.
  • Beto 6.3 – Desengane-se quem pense que o guarda-redes do Sporting teve uma noite descansada. No período de reacção do Chaves, no segundo tempo, teve bastante trabalho, terminando com quatro defesas.
  • João Patrão 6.0 – O melhor do Chaves, centésimas acima de Ricardo. O médio foi o recordista de recuperações neste jogo, com 13, fez também quatro desarmes, acertou 88% dos passes que tentou (44 em 50) e ainda fez um remate e dois passes para finalização.
  • Ricardo 6.0 – Penalizado pelos quatro golos sofridos, a verdade é que o guardião flaviense travou cinco dos nove remates enquadrados do Sporting, quatro deles de dentro da sua área.

Resumo

goalpoint-sporting-chaves-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …