Sporting vs Belenenses | “Leão” de manhã só na caminha

goalpoint-sporting-belenenses-liga-nos-201617-1068x522

O Sporting tinha a possibilidade de se aproximar do FC Porto na classificação, mas perdeu em casa por 3-1 na recepção ao Belenenses, que não vencia em Alvalade para o campeonato há 62 anos.

É certamente coincidência, mas curioso o facto de o “leão” ter caído num jogo que teve início de manhã, às 11h45 – horas pouco habituais na Liga NOS, em especial para os chamados “três grandes”.

Aparentemente não se deu bem com o horário madrugador, ao contrário dos homens do Restelo, que souberam defender e aproveitar as ocasiões de golo que tiveram.

O Jogo explicado em Números

  • Muito Sporting nos primeiros 15 minutos, com 65% de posse de bola, mas a verdade é que os únicos remates do jogo pertenciam ao Belenenses, um deles enquadrado – ambos de fora da área.
  • Jogo muito mastigado de parte a parte. Sporting sempre por cima, com 70% de posse, mas sem qualquer remate aos 25 minutos (o primeiro surgiu aos 27, por Adrien Silva, ao lado). Destacava-se, aliás, nesta fase, Sebastián Coates, com quatro de cinco duelos ganhos, um desarme, uma intercepção e dois alívios.
  • Sporting com muitos cruzamentos na primeira parte – 13 de bola corrida aos 40 minutos -, claramente à procura de Bas Dost, mas a bola não lhe chegava. Nesta altura o holandês não registava qualquer remate e tinha tocado na bola apenas oito vezes – contra os 55 de William, o mais interventivo.

Mau futebol na primeira parte em Alvalade. Muito mais Sporting, com 69% de posse de bola, mas nem por isso um bom “leão”. Ambas as equipas acabaram com três remates, sendo o único enquadrado pertencente aos visitantes.

Destaque para os 14 cruzamentos dos homens da casa, mas nenhum encontrou um apagado Bas Dost. Destaque, no primeiro tempo, para Coates, o melhor no relvado de Alvalade, com um GoalPoint Rating de 6.5. O defesa rematou uma vez, fez um passe para finalização, ganhou sete de nove duelos (três pelo ar de quatro) e realizou três desarmes e quatro alívios.

  • Parecia que a segunda parte seria em tudo semelhante à primeira, mas Bruno César deu um safanão no jogo. Aos 52 minutos, Bryan Ruiz cruzou, a bola bateu na barra e, na recarga, o brasileiro emendou, após antecipar-se a Florent Hanin, para o 1-0.
  • O Sporting tinha tudo para somar os três pontos, com o controlo do jogo, mas aos 64 minutos, Matheus Pereira colocou mão à bola na sequência de um cruzamento da direita de Edgar Ié, e Abel Camará (65′) fez o empate na conversão do castigo máximo.
  • Na verdade, pouco mudou no jogo em relação à primeira parte, apesar de uma maior intensidade no jogo leonino. Do descanso até aos 75 minutos, o Sporting registava 68% de posse de bola, quatro remates contra dois dos visitantes neste segundo tempo, um enquadrado para cada lado (deram em golo), com ambas as formações a errarem mais passes – 83% de eficácia de passe para o Sporting, 65% para o Belenenses.
  • Luc Castaignos, aos 80 minutos, isolou-se após erro de Ventura, mas atirou o seu primeiro remate na Liga NOS para a bancada.
  • E quem não marca, arrisca-se a sofrer. Aos 84 minutos, na sequência de um livre da esquerda, Dinis Almeida fez o 2-1 para o Belenenses, num desvio ao segundo poste. A reviravolta no marcador estava consumada. Foi ao sétimo remate dos homens do Restelo, o terceiro enquadrado.
  • Mas ainda não tinham terminado as surpresas e, na sequência de mais um lance de bola parada, o Belenenses fez o 3-1, por Gonçalo Silva, aos 88 minutos, a empurrar facilmente após assistência de Maurides. O Sporting dominara, mas a eficácia ofensiva foi quase nula, ao contrário do Belenenses, que aproveitou a totalidade das ocasiões de que desfrutou.

O Homem do Jogo

Em dia de brilho para defesas-centrais, Dinis Almeida foi o melhor do jogo, com um GoalPoint Rating de 6.6, umas centésimas a mais que o segundo melhor, Coates. O central terminou com um golo marcado em um remate e sete alívios, valor apenas igualado por Paulo Oliveira e Persson. Foi importante a defender e decisivo no ataque, num dia em que o Belenenses marcou três golos pela primeira vez nesta Liga NOS.

Jogadores em foco

  • Sebastián Coates 6.6 – Já no primeiro tempo havia sido o mais competente do Sporting e manteve a bitola. O defesa-central fez um remate, um passe para finalização e ocasião flagrante, nove duelos ganhos em 12 – quatro em seis pelo ar -, e realizou três desarmes, uma intercepção e cinco alívios.
  • Gonçalo Silva 6.5 – O terceiro melhor, também ele defesa-central. Marcou o terceiro golo do seu Belenenses e teve números semelhantes aos do seu colega de posição e equipa, com seis alívios e duas intercepções.
  • Bruno César 6.2 – Marcou o golo do Sporting e foi um dos melhores dos homens da casa. Fez um golo no único remate que realizou, registou 83% de passes certos, fez dois passes para finalização e teve sucesso nos dois dribles que tentou. Ganhou ainda quatro de cinco duelos.
  • Maurides 6.1 – O goleador do Belenenses começou no banco e só jogou 31 minutos. Mas foi o suficiente para fazer um remate (desenquadrado) e uma assistência, para o 3-1. Ganhou ainda oito de dez duelos e foi a tempo de sofrer três faltas, o segundo valor mais elevado do jogo.
  • Bas Dost 4.2 – Alguns dias após afirmar que tudo ia fazer para desalojar Messi do primeiro lugar da tabela da Bota de Ouro, o holandês foi uma sombra de si próprio. Bloqueado numa muralha de defesas contrários, Dost foi o pior em campo. Fez apenas um remate, desenquadrado, e tocou 17 vezes na bola em 90 minutos.

Resumo

goalpoint-sporting-belenenses-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. o futebol do Sporting é de futebol de salão. Bola para o lado, bola para traz, bola para o lado, não passa disto e o tempo a esgotar-se não há remates nenhuns nem fora da grande área nem dentro. É assim que o Jorge de Jesus gosta (bonitinho e alegrar os sócios pois estes ainda não compreenderam. Tanto o presidente como o treinador não prestam.

RESPONDER

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …

Funcionários admitidos até 2005 podem perder férias se estiverem de baixa prolongada

Os funcionários públicos admitidos antes de 2006 e que estiverem de baixa por doença superior a 30 dias podem vir a perder dias de férias, segundo uma proposta do Governo ainda em negociação com os …

Tiroteio num supermercado em Nova Jersey faz seis mortos

As autoridades de Nova Jersey, nos Estados Unidos, informaram que o tiroteio registado num supermercado, esta terça-feira, causou seis mortos, entre os quais um polícia e dois suspeitos da autoria dos disparos. Os disparos foram ouvidos …

Atividade das amígdalas cerebelosas associada a comportamentos de bullying nos jovens

Certos padrões na atividade cerebral dos adolescentes, nomeadamente nas amígdalas cerebelosas, foi associada a comportamentos de bullying. Estes jovens revelaram ser menos empáticos perante rostos temerosos. O bullying é um problema social que afeta muitas crianças …

Já se sabe o que provocou o colapso violento do Kilauea

A erupção de 2018 em Kilauea, no Havai, caracterizou o espetacular colapso da caldeira do vulcão. Agora, novas investigações constatam que esta mudança dramática foi desencadeada por um pequeno derrame de magma do reservatório abaixo …