Sporting vs Aves | Bas “Exterminador” Dost resolve

Sporting mantém-se firme na luta pelo título da Liga NOS e é líder provisório.

Os “leões” receberam e venceram o Desportivo das Aves por 3-0, numa partida mais complicada do que aparenta o resultado final, com golos do homem do costume e com uma estreia auspiciosa de uma das mais recentes contratações leoninas: Rúben Ribeiro.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque de jogo algo confuso, mas com natural domínio do Sporting. Nos primeiros dez minutos os “leões” registavam 65% de posse de bola e o único remate da partida, enquadrado, embora sem grande perigo. Destaque também para os 90% de eficácia de passe da equipa da casa nesta fase.
  • Contudo, por volta dos 20 minutos, já ambas as formações estavam empatadas em remates, dois cada um (2-1 em enquadrados), e o Aves tinha mesmo superioridade em pontapés de canto (1-2).
  • Ao 24º minuto, e ao oitavo toque na bola, Bas Dost realizou o seu primeiro remate na partida, desenquadrado. Nesta fase, Piccini destacava-se dos demais, com um passe para finalização e o máximo de tentativas de drible (4), duas delas eficazes.
  • À meia-hora, o domínio leonino acentuava-se, com 73% de posse para a formação da casa, seis remates, dois enquadrados, quase três vezes mais passes que o Aves (170 contra 60) e 72% de duelos ganhos.
  • Até que, aos 31 minutos, o Sporting marcou mesmo. O estreante Rúben Ribeiro “bailou” à frente de um defesa, centrou e Dost, sem marcação, cabeceou com êxito. Aliás, nós avisámos…
  • Aos 42 minutos, quando o Aves tentava reagir, Amilton cabeceou e a bola foi à barra da baliza de Rui Patrício, que estava batido. A melhor ocasião dos forasteiros até ao momento.
  • Sporting em vantagem ao descanso, que justificava pelo domínio territorial (70% de posse). Porém, em termos ofensivos a diferença em relação ao Desportivo das Aves não era substancial, com os “leões” registarem oito remates contra seis dos visitantes (3-1 em enquadrados), e com os forasteiros a somarem um remate à barra, por Amilton, e alguns lances de muito perigo, que Rui Patrício resolveu.
  • O melhor nesta fase era Bas Dost. O ponta-de-lança holandês fez o golo do primeiro tempo, de cabeça, em três remates e no único que enquadrou, e registava um GoalPoint Rating de 6.6.
  • Boa reentrada do Sporting que, aos 50 minutos, viu o árbitro assinalar grande penalidade, por falta de Vítor Gomes sobre Gelson Martins. Da marca de grande penalidade, Bas Dost bisou na partida.
  • O golo madrugador da segunda parte condicionou o jogo do Aves, que nos primeiros 15 minutos da etapa complementar apenas registou 30% de posse e um remate, contra os três dos “leões”, cada vez mais senhores do jogo.
  • Excelente partida de Piccini que, aos 70 minutos, registava 11 tentativas de drible, com sucesso em cinco delas. O italiano somava também dois passes para finalização e cinco desarmes.
  • Números curiosos por volta dos 80 minutos. No total o Sporting registava 69% de posse de bola, 12 remates (quatro enquadrados) contra sete (1), 87% de eficácia de passe, mas os “leões” tinham uma vantagem curta de ocasiões flagrantes (2-1), menos bolas colocadas na grande área adversária (21-23) e menos pontapés de canto (4-6).
  • Aos 90 minutos, o terceiro golo do “leão”. Bas Dost chegou ao “hat-trick”, bastando para tal encostar frente a Quim, após cruzamento do segundo melhor jogador em campo, Piccini.

O Homem do Jogo

O holandês Bas Dost está em grande forma e somou o seu segundo “hat-trick” consecutivo na Liga NOS. Perante um Aves aguerrido, o ponta-de-lança cedo deixou a mensagem de que por mais que os visitantes lutassem, estaria sempre perto da baliza de Quim para causar estragos e arruinar o sonho avense.

Dost terminou com um GoalPoint Rating de 8.9 – o melhor rating de um jogador leonino esta época -, graças aos três golos que fez em cinco remates, três enquadrados, mas também aos dois passes para finalização que realizou e aos cinco duelos aéreos que ganhou em seis.

Jogadores em foco

  • Cristiano Piccini 7.6 – Grande jogo do lateral italiano. Piccini esteve em grande destaque, tanto a defender, como a atacar, terminando a partida com uma assistência, três passes para finalização, seis dribles eficazes em 12 tentativas, 14 duelos ganhos em 23 e ainda cinco desarmes.
  • Rúben Ribeiro 5.8 – Ainda há poucos dias jogava no Rio Ave. Rúben Ribeiro chegou, viu e… fez uma assistência, sendo titular à primeira oportunidade. Registou um total de dois passes para finalização e 88% de eficácia de passe, mas esteve ausente dos momentos defensivos.
  • William Carvalho 6.6 – O “trinco” leonino fez um jogo muito competente. Teve sucesso nas suas cinco tentativas de drible, completou 70 dos 77 passes que fez e foi o jogador com mais acções com bola neste jogo: 98.
  • Gelson Martins 5.9 – Não fez um jogo brilhante, mas registou alguns números interessantes, nomeadamente os 93% de eficácia de passe, os dois dribles eficazes em quatro tentativas e as sete recuperações de posse.
  • Vítor Gomes 3.9 – Foi o pior da noite. O médio esforçou-se, trabalhou muito, mas não da melhor maneira, terminando sem qualquer acção ofensiva, 73% de eficácia de passe e uma grande penalidade cometida.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …