Sporting vs Aves | Bas “Exterminador” Dost resolve

Sporting mantém-se firme na luta pelo título da Liga NOS e é líder provisório.

Os “leões” receberam e venceram o Desportivo das Aves por 3-0, numa partida mais complicada do que aparenta o resultado final, com golos do homem do costume e com uma estreia auspiciosa de uma das mais recentes contratações leoninas: Rúben Ribeiro.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque de jogo algo confuso, mas com natural domínio do Sporting. Nos primeiros dez minutos os “leões” registavam 65% de posse de bola e o único remate da partida, enquadrado, embora sem grande perigo. Destaque também para os 90% de eficácia de passe da equipa da casa nesta fase.
  • Contudo, por volta dos 20 minutos, já ambas as formações estavam empatadas em remates, dois cada um (2-1 em enquadrados), e o Aves tinha mesmo superioridade em pontapés de canto (1-2).
  • Ao 24º minuto, e ao oitavo toque na bola, Bas Dost realizou o seu primeiro remate na partida, desenquadrado. Nesta fase, Piccini destacava-se dos demais, com um passe para finalização e o máximo de tentativas de drible (4), duas delas eficazes.
  • À meia-hora, o domínio leonino acentuava-se, com 73% de posse para a formação da casa, seis remates, dois enquadrados, quase três vezes mais passes que o Aves (170 contra 60) e 72% de duelos ganhos.
  • Até que, aos 31 minutos, o Sporting marcou mesmo. O estreante Rúben Ribeiro “bailou” à frente de um defesa, centrou e Dost, sem marcação, cabeceou com êxito. Aliás, nós avisámos…
  • Aos 42 minutos, quando o Aves tentava reagir, Amilton cabeceou e a bola foi à barra da baliza de Rui Patrício, que estava batido. A melhor ocasião dos forasteiros até ao momento.
  • Sporting em vantagem ao descanso, que justificava pelo domínio territorial (70% de posse). Porém, em termos ofensivos a diferença em relação ao Desportivo das Aves não era substancial, com os “leões” registarem oito remates contra seis dos visitantes (3-1 em enquadrados), e com os forasteiros a somarem um remate à barra, por Amilton, e alguns lances de muito perigo, que Rui Patrício resolveu.
  • O melhor nesta fase era Bas Dost. O ponta-de-lança holandês fez o golo do primeiro tempo, de cabeça, em três remates e no único que enquadrou, e registava um GoalPoint Rating de 6.6.
  • Boa reentrada do Sporting que, aos 50 minutos, viu o árbitro assinalar grande penalidade, por falta de Vítor Gomes sobre Gelson Martins. Da marca de grande penalidade, Bas Dost bisou na partida.
  • O golo madrugador da segunda parte condicionou o jogo do Aves, que nos primeiros 15 minutos da etapa complementar apenas registou 30% de posse e um remate, contra os três dos “leões”, cada vez mais senhores do jogo.
  • Excelente partida de Piccini que, aos 70 minutos, registava 11 tentativas de drible, com sucesso em cinco delas. O italiano somava também dois passes para finalização e cinco desarmes.
  • Números curiosos por volta dos 80 minutos. No total o Sporting registava 69% de posse de bola, 12 remates (quatro enquadrados) contra sete (1), 87% de eficácia de passe, mas os “leões” tinham uma vantagem curta de ocasiões flagrantes (2-1), menos bolas colocadas na grande área adversária (21-23) e menos pontapés de canto (4-6).
  • Aos 90 minutos, o terceiro golo do “leão”. Bas Dost chegou ao “hat-trick”, bastando para tal encostar frente a Quim, após cruzamento do segundo melhor jogador em campo, Piccini.

O Homem do Jogo

O holandês Bas Dost está em grande forma e somou o seu segundo “hat-trick” consecutivo na Liga NOS. Perante um Aves aguerrido, o ponta-de-lança cedo deixou a mensagem de que por mais que os visitantes lutassem, estaria sempre perto da baliza de Quim para causar estragos e arruinar o sonho avense.

Dost terminou com um GoalPoint Rating de 8.9 – o melhor rating de um jogador leonino esta época -, graças aos três golos que fez em cinco remates, três enquadrados, mas também aos dois passes para finalização que realizou e aos cinco duelos aéreos que ganhou em seis.

Jogadores em foco

  • Cristiano Piccini 7.6 – Grande jogo do lateral italiano. Piccini esteve em grande destaque, tanto a defender, como a atacar, terminando a partida com uma assistência, três passes para finalização, seis dribles eficazes em 12 tentativas, 14 duelos ganhos em 23 e ainda cinco desarmes.
  • Rúben Ribeiro 5.8 – Ainda há poucos dias jogava no Rio Ave. Rúben Ribeiro chegou, viu e… fez uma assistência, sendo titular à primeira oportunidade. Registou um total de dois passes para finalização e 88% de eficácia de passe, mas esteve ausente dos momentos defensivos.
  • William Carvalho 6.6 – O “trinco” leonino fez um jogo muito competente. Teve sucesso nas suas cinco tentativas de drible, completou 70 dos 77 passes que fez e foi o jogador com mais acções com bola neste jogo: 98.
  • Gelson Martins 5.9 – Não fez um jogo brilhante, mas registou alguns números interessantes, nomeadamente os 93% de eficácia de passe, os dois dribles eficazes em quatro tentativas e as sete recuperações de posse.
  • Vítor Gomes 3.9 – Foi o pior da noite. O médio esforçou-se, trabalhou muito, mas não da melhor maneira, terminando sem qualquer acção ofensiva, 73% de eficácia de passe e uma grande penalidade cometida.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …