Sporting vs Aves | Bas “Exterminador” Dost resolve

Sporting mantém-se firme na luta pelo título da Liga NOS e é líder provisório.

Os “leões” receberam e venceram o Desportivo das Aves por 3-0, numa partida mais complicada do que aparenta o resultado final, com golos do homem do costume e com uma estreia auspiciosa de uma das mais recentes contratações leoninas: Rúben Ribeiro.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque de jogo algo confuso, mas com natural domínio do Sporting. Nos primeiros dez minutos os “leões” registavam 65% de posse de bola e o único remate da partida, enquadrado, embora sem grande perigo. Destaque também para os 90% de eficácia de passe da equipa da casa nesta fase.
  • Contudo, por volta dos 20 minutos, já ambas as formações estavam empatadas em remates, dois cada um (2-1 em enquadrados), e o Aves tinha mesmo superioridade em pontapés de canto (1-2).
  • Ao 24º minuto, e ao oitavo toque na bola, Bas Dost realizou o seu primeiro remate na partida, desenquadrado. Nesta fase, Piccini destacava-se dos demais, com um passe para finalização e o máximo de tentativas de drible (4), duas delas eficazes.
  • À meia-hora, o domínio leonino acentuava-se, com 73% de posse para a formação da casa, seis remates, dois enquadrados, quase três vezes mais passes que o Aves (170 contra 60) e 72% de duelos ganhos.
  • Até que, aos 31 minutos, o Sporting marcou mesmo. O estreante Rúben Ribeiro “bailou” à frente de um defesa, centrou e Dost, sem marcação, cabeceou com êxito. Aliás, nós avisámos…
  • Aos 42 minutos, quando o Aves tentava reagir, Amilton cabeceou e a bola foi à barra da baliza de Rui Patrício, que estava batido. A melhor ocasião dos forasteiros até ao momento.
  • Sporting em vantagem ao descanso, que justificava pelo domínio territorial (70% de posse). Porém, em termos ofensivos a diferença em relação ao Desportivo das Aves não era substancial, com os “leões” registarem oito remates contra seis dos visitantes (3-1 em enquadrados), e com os forasteiros a somarem um remate à barra, por Amilton, e alguns lances de muito perigo, que Rui Patrício resolveu.
  • O melhor nesta fase era Bas Dost. O ponta-de-lança holandês fez o golo do primeiro tempo, de cabeça, em três remates e no único que enquadrou, e registava um GoalPoint Rating de 6.6.
  • Boa reentrada do Sporting que, aos 50 minutos, viu o árbitro assinalar grande penalidade, por falta de Vítor Gomes sobre Gelson Martins. Da marca de grande penalidade, Bas Dost bisou na partida.
  • O golo madrugador da segunda parte condicionou o jogo do Aves, que nos primeiros 15 minutos da etapa complementar apenas registou 30% de posse e um remate, contra os três dos “leões”, cada vez mais senhores do jogo.
  • Excelente partida de Piccini que, aos 70 minutos, registava 11 tentativas de drible, com sucesso em cinco delas. O italiano somava também dois passes para finalização e cinco desarmes.
  • Números curiosos por volta dos 80 minutos. No total o Sporting registava 69% de posse de bola, 12 remates (quatro enquadrados) contra sete (1), 87% de eficácia de passe, mas os “leões” tinham uma vantagem curta de ocasiões flagrantes (2-1), menos bolas colocadas na grande área adversária (21-23) e menos pontapés de canto (4-6).
  • Aos 90 minutos, o terceiro golo do “leão”. Bas Dost chegou ao “hat-trick”, bastando para tal encostar frente a Quim, após cruzamento do segundo melhor jogador em campo, Piccini.

O Homem do Jogo

O holandês Bas Dost está em grande forma e somou o seu segundo “hat-trick” consecutivo na Liga NOS. Perante um Aves aguerrido, o ponta-de-lança cedo deixou a mensagem de que por mais que os visitantes lutassem, estaria sempre perto da baliza de Quim para causar estragos e arruinar o sonho avense.

Dost terminou com um GoalPoint Rating de 8.9 – o melhor rating de um jogador leonino esta época -, graças aos três golos que fez em cinco remates, três enquadrados, mas também aos dois passes para finalização que realizou e aos cinco duelos aéreos que ganhou em seis.

Jogadores em foco

  • Cristiano Piccini 7.6 – Grande jogo do lateral italiano. Piccini esteve em grande destaque, tanto a defender, como a atacar, terminando a partida com uma assistência, três passes para finalização, seis dribles eficazes em 12 tentativas, 14 duelos ganhos em 23 e ainda cinco desarmes.
  • Rúben Ribeiro 5.8 – Ainda há poucos dias jogava no Rio Ave. Rúben Ribeiro chegou, viu e… fez uma assistência, sendo titular à primeira oportunidade. Registou um total de dois passes para finalização e 88% de eficácia de passe, mas esteve ausente dos momentos defensivos.
  • William Carvalho 6.6 – O “trinco” leonino fez um jogo muito competente. Teve sucesso nas suas cinco tentativas de drible, completou 70 dos 77 passes que fez e foi o jogador com mais acções com bola neste jogo: 98.
  • Gelson Martins 5.9 – Não fez um jogo brilhante, mas registou alguns números interessantes, nomeadamente os 93% de eficácia de passe, os dois dribles eficazes em quatro tentativas e as sete recuperações de posse.
  • Vítor Gomes 3.9 – Foi o pior da noite. O médio esforçou-se, trabalhou muito, mas não da melhor maneira, terminando sem qualquer acção ofensiva, 73% de eficácia de passe e uma grande penalidade cometida.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …