Sporting vs Arsenal | Pontaria nula penaliza leão

José Sena Goulão

Lance de Fredy Montero com Sokratis aos 35 minutos. Falta por marcar, vermelho por mostrar

O Sporting averbou esta quinta-feira a sua primeira derrota da temporada na Liga Europa.

Em jogo da terceira jornada do Grupo E, a formação de Alvalade perdeu por 1-0 em casa ante o Arsenal, com o golo contrário a ser marcado no segundo tempo por Danny Welbeck.

Se é verdade que o controlo do jogo e domínio territorial pertenceram sempre ao Arsenal, o facto é que os “leões” conseguiram realizar 15 remates, mais um que os “gunners”, só que não conseguiu enquadrar um único – contra os sete dos visitantes.

O Jogo explicado em Números

  • Início de jogo algo táctico de parte a parte, com o Arsenal a assumir claramente o domínio territorial nos primeiros 15 minutos, com 72% de posse. Porém, o primeiro remate pertenceu ao Sporting, aos 16 minutos, por Bruno Fernandes, embora desenquadrado.
  • À meia-hora já o Sporting se conseguira libertar-se um pouco da pressão contrária, com algumas recuperações de bola em zonas adiantadas e transições rápidas a colocar em sentido os londrinos. Os “leões” registavam três remates nesta fase, contra um dos visitantes, mas apenas o Arsenal enquadrara o seu disparo, e os portugueses somavam cinco cantos, contra nenhum dos ingleses.
  • Excelente a capacidade do Arsenal no passe, a registar 86% de eficácia por volta dos 40 minutos. Muita segurança e troca de posições constantes dos seus jogadores a permitirem sempre linhas de passe. Ao invés, o Sporting mostrava algumas dificuldades em sair para o contra-ataque, com 73% de acerto nas entregas.
  • Boa primeira parte do Sporting, não pelo domínio do jogo, que não teve, mas pela forma como conseguiu cortar linhas de passe e estreitar espaços de forma a impedir o Arsenal de criar perigo.
  • Os ingleses tiveram mais posse até ao intervalo, melhor qualidade no passe, os portugueses destacaram-se pelos muito cantos de que dispuseram e pelo número de remates, igual aos visitantes, embora sem a melhor pontaria.
  • O melhor ao descanso era o grego Sokratis. O defesa-central chegou a esta fase com um GoalPoint Rating de 6.1, com 93% de eficácia de passe e oito acções defensivas, sendo três delas desarmes e quatro intercepções.
  • O segundo tempo não trouxe um “leão” tão esclarecido. Talvez numa tentativa de subir mais no terreno, o Sporting passou a dar mais espaços nas laterais e, por vezes, nas suas costas, facto aproveitado pelo Arsenal para criar perigo.
  • Assim, os visitantes ganharam mais confiança e, por volta da hora de jogo, já somavam quatro remates no segundo tempo, dois enquadrados, e 67% de posse. Os portugueses quase não saíam do seu meio-campo.
  • Nesta altura da segunda parte o Sporting registava apenas duas acções com bola na área inglesa, uma por Fredy Montero e outra por Sebastián Coates. O Arsenal, por seu turno, melhorava ainda mais a qualidade dos seus passes, chegando a impressionantes 91% de eficácia por volta dos 75 minutos.
  • E até nos cantos os números inverteram-se, com os “gunners” a somarem seis no segundo tempo, para um dos “leões”.
  • Até que o golo do Arsenal acabou por aparecer. Aos 77 minutos, Danny Welbeck fugiu à defesa leonina e, perante Renan Ribeiro, rematou rasteiro para o fundo da baliza. Um tento ao nono disparo dos ingleses no segundo tempo, quinto enquadrado, 14º no total.
  • A formação de Alvalade precisava de reagir, mas o Arsenal estava confortável no seu jogo, sendo que a turma lusa não conseguia esticar o seu jogo para se aproximar da baliza contrária. O domínio territorial dos londrinos mantinha-se inalterado, com trocas de bola sem grande pressão dos homens da casa, apesar dos dez remates que os “leões” conseguiram no segundo tempo. Só que foram todos desenquadrados.

O Homem do Jogo

Perante do domínio total do Arsenal no jogo de Alvalade, não espanta que o melhor em campo pertença aos “gunners”.

Num jogo em que os ingleses mostraram sempre grande segurança no passe, com 88% de eficácia (74% no passe vertical), foi o médio Aaron Ramsey a registar o GoalPoint Rating mais elevado, um 6.8 baseado, sobretudo, na qualidade de passe.

O galês fez 55 entregas e completou 50, para além de que criou uma ocasião flagrante de golo em três passes para ocasião. No total fez quatro passes longos, acertando três para o último terço do terreno. Uma exibição esclarecida.

Jogadores em foco

  • Renan Ribeiro 6.6 – Se o Sporting mostrou pontaria nula, já o mesmo não se pode dizer do Arsenal, que enquadrou metade dos seus remates. Não espanta que o guarda-redes brasileiro fosse o melhor do Sporting, com seis defesas, duas delas a remates dentro da sua grande área.
  • Mattéo Guendouzi 6.6 – Dá gosto ver o francês jogar. Apesar dos seus 19 anos, o médio-defensivo apresenta uma segurança geralmente vista em jogadores mais maduros. Em Alvalade foi o elemento com mais acções com bola, nada menos que 96, usando-as para criar uma ocasião flagrante em dois passes para finalização e acertar 76 de 82 passes.
  • Marcos Acuña 6.2 – Um dos “leões” mais esclarecidos. A actuar na lateral-esquerda, o argentino esteve praticamente intransponível, com um registo de 14 acções defensivas, entre elas seis desarmes e três bloqueios de passe. Quando subiu, conseguiu completar três de quatro tentativas de drible.
  • Nemanja Gudelj 6.0 – O croata saiu aos 68 minutos, mas foi um dos que melhor conseguiu lidar com o meio-campo inglês. Os seus quatro desarmes e dois bloqueios de remate ajudaram a equipa a manter o Arsenal longe da baliza de Renan no primeiro tempo.
  • Danny Welbeck 6.4 – O avançado inglês decidiu o jogo, sendo autor do único golo da partida, num total de três remates. O seu rating final acaba por ser penalizado por uma ocasião flagrante que desperdiçou.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …