Sporting vence União e sobe à liderança da I Liga

O Sporting venceu hoje o União da Madeira por 2-0, na 31.ª jornada da Primeira Liga, uma vitória que geriu com inteligência, mas na qual ficaram patentes as dificuldade do ataque em finalizar o caudal ofensivo.

O Sporting entrou bem no jogo, a imprimir ritmo forte e a pressionar e cedo chegou ao golo, através de Teo Gutiérrez, aos sete minutos, na sequência de uma jogada de insistência de Marvin Zeegelaar, cujo cruzamento foi ‘meio’ golo.

Um golo cedo tem sempre um efeito tranquilizador e inspirador em quem o marca e embalou o Sporting para cerca de 25 minutos de bom futebol, com dinamismo, variedade de combinações de ataque, velocidade, com destaque para João Mário, inspirado e a criar desequilíbrios.

No entanto, logo a seguir ao golo de Teo, Rui Patrício negou o golo do empate ao União, com uma grande defesa, na sequência de canto, a remate de Danilo Dias.

Com o segundo golo, logo aos 19 minutos, em mais uma jogada de insistência de Zeegelaar, à qual João Mário deu a melhor sequência, o Sporting foi perdendo gradualmente dinamismo, baixou o ritmo e o caudal ofensivo, permitindo que o União, que jogou num 4x2x3x1 bastante flexível, se tornasse cada vez mais atrevido, embora sem criar nenhuma verdadeira oportunidade de golo.

Na segunda parte, o Sporting voltou a pôr mais intensidade no seu jogo, criou várias oportunidades de golo que não teve capacidade para finalizar, algumas vezes por querer colocar a bola em Slimani, outras porque os médios e os alas se eximem à responsabilidade de rematar – exceção feita a Adrien.

Com o 24.º triunfo na prova,  Sporting ascendeu provisoriamente, à liderança da I Liga portuguesa de futebol, com 77 pontos, contra 76 do Benfica, que se desloca domingo ao reduto do Rio Ave.

A vitória permitiu aos leões assegurar o 2º lugar na I Liga e o apuramento directo para a fase de grupos da Champions 2016/17.

O União da Madeira manteve-se no 16.º posto, o primeiro acima da ‘linha de água’, dois pontos acima da Académica.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …