Sporting vence Estoril e cimenta liderança

Manuel de Almeida / Lusa

-

Um golo de Gutiérrez, de grande penalidade, colocou hoje o Sporting provisoriamente com cinco pontos de vantagem na liderança da Primeira Liga, no triunfo por 1-0 sobre o Estoril, que complicou muito a tarefa dos ‘leões’.

No Estádio José Alvalade, o avançado colombiano converteu com sucesso uma grande penalidade, aos 55 minutos, um golo que acabou por ser suficiente para o Sporting alcançar o terceiro triunfo consecutivo na prova, num jogo em que os forasteiros chegaram a ser superiores, na primeira parte.

A formação de Jorge Jesus, que passou a ter cinco pontos de vantagem para o FC Porto e oito para Benfica, embora ambos os rivais tenham menos um jogo, chegou ao intervalo com o nulo, muito graças a Rui Patrício.

O guarda-redes ‘leonino’ por três vezes foi obrigado a intervir e impediu que o ‘venenoso’ contra-ataque do Estoril-Praia tivesse impacto no marcador, numa primeira metade em que o Sporting esteve longe de encantar.

Nessa fase da partida, os ‘canarinhos’, bem organizados atrás e sempre com o rapidíssimo Gerso na frente, foram mesmo superiores a um Sporting muito lento e sem ideias no setor ofensivo.

Jogadores como William Carvalho, João Mário e Bryan Ruiz estiveram claramente abaixo do que podem e devem render e fizeram notar ainda mais ausência de Adrien, suspenso. Atrás, Ewerton surgiu no lugar de Naldo, mas também pareceu ainda longe da melhor forma.

Além das intervenções cruciais de Patrício, Dieguinho, logo nos primeiros segundos, e Gerso tiveram excelentes ocasiões para dar vantagem ao Estoril, mas falharam o alvo.

O máximo que o Sporting conseguiu na primeira parte foi um cabeceamento de Slimani por cima, um único lance que espelhou a falta de ideias de uma equipa que estava obrigada a capitalizar o triunfo de há uma semana no terreno do Benfica (3-0).

No regresso dos balneários, a formação ‘leonina’ apareceu com mais velocidade, sobretudo nos flancos, com Jefferson e João Pereira a serem mais atrevidos no apoio ao ataque, uma receita que teve logo impacto no marcador.

Depois de Ruiz ter falhado o alvo com tudo para fazer o golo, Teo Gutiérrez foi derrubado na área por Taira e o próprio avançado colombiano converteu o penalti, aos 55 minutos.

A partir daí, o jogo foi dos ‘leões’ e entrou em cena o guarda-redes Kiezek, que impediu várias vezes a equipa da casa de reforçar o marcador, mantendo os ‘canarinhos’ ainda com esperanças de pelo menos chegar ao empate.

Gelson Martins, Montero e Jefferson estiveram todos perto do segundo golo do Sporting, mas o polaco respondeu sempre com sucesso.

Por essa razão, o Sporting acabou por sofrer nos minutos finais, sobretudo por culpa própria, já que mostrou muitas dificuldades em conseguir manter o controlo da bola.

O Estoril aproveitou, acreditou e subiu para cima da defensiva leonina, fazendo sofrer os 40 mil adeptos que estiveram em Alvalade, mas o melhor que alcançou foi um remate de Bruno César, que passou bem perto da baliza de Patrício.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Começa a ser exagerado o abuso em favor dos lagartos. O penalti é precedido de fora de jogo conforme dizem, logo não é penalti, ponto. No lance que insinuam que o Teo estava isolado é precedido de uma falta do mesmo jogador sobre um do estoril. Quanto ao outro penalti não sei porque não vi.
    Mas assim é que está bem, não existe sistema nem roubalheira !!!!

  2. Vá ver a definição de sistema e sistemático. Quem é beneficiado de forma sistemática, recebe os títulos no fim. Onde estão os títulos do sporting a confirmar essa afirmação? O seu comentário é faccioso. O sistema de facto tem existido, mas em benefício de outros, que não o sporting.

RESPONDER

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …