/

Sporting sem trio de peso, FC Porto entre viagens. “Jogo devia ter sido adiado”, dizem os treinadores

José Coelho / Lusa

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, revelou esta sexta-feira que não poderá contar com os futebolistas Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás para a receção deste sábado ao FC Porto, mas que apesar disso tem a ambição de vencer. Sérgio Conceição diz que o jogo devia ter sido adiado.

Em conferência de imprensa de antevisão ao encontro com os ‘dragões’ da quinta jornada da I Liga, Rúben Amorim foi ao encontro das ideias de outros treinadores, que defendem que os jogos desta jornada deveriam ter sido adiados, fruto da participação de futebolistas nas respetivas seleções.

“Eu partilho a opinião de outros. Já o selecionador disse, na altura. Os clubes precisam dos jogadores. Os melhores vão à seleção. Este calendário não é justo, mas temos de encontrar soluções. Concordo com a opinião geral”, afirmou.

Para o treinador do Sporting, o FC Porto até é, em relação ao Sporting, a equipa que mais sofreu com esta situação, embora tenha revelado que Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás são baixas para a receção aos ‘dragões’.

O FC Porto saiu mais prejudicado com as viagens. O Pote não vai estar neste jogo, nem com o Ajax ou com o Estoril Praia. O Gonçalo Inácio não vai estar neste jogo, não vai estar igualmente com o Ajax, tal como Tiago Tomás”, salientou Amorim.

Tirando isto, estamos bem. Alguns jogadores da equipa B trabalharam connosco, também. Temos um plantel curto, mas estamos preparados para vencer o jogo”, acrescentou.

Apesar destas ausências, nem tudo são más notícias para os campeões nacionais, já que certa será a chamada de Coates e do reforço Sarabia.

“O Coates já tem o problema de joelho desde que foi operado. É um jogador muito importante nas bolas paradas e nos cruzamentos. Acredito que ele vai querer jogar e vai jogar bem. Já o Sarabia é um jogador que se adaptou bem e será mais uma opção. Ele entende bem o jogo, traz-nos assistências e traz-nos golo. É um jogador de grande qualidade. É mais um excelente rapaz a juntar-se ao grupo”, realçou.

Questionado sobre quem é que tem melhores condições para vencer este clássico, Rúben Amorim dividiu o favoritismo.

“Como se costuma dizer é um jogo de 50-50. Quem estiver melhor durante os 90 minutos, ganha. Se não vencermos por causa das condicionantes que já referi, não nos vamos queixar, de certeza absoluta. Não é esse o nosso estilo”, concluiu.

Conceição defende que jogo devia ter sido adiado

O treinador do FC Porto assumiu esta sexta-feira que teria gostado de defrontar o Sporting “noutras condições”, referindo-se ao facto de os ‘dragões’ terem tido vários futebolistas ao serviço das seleções, antes do duelo da quinta jornada da I Liga.

Sérgio Conceição explicou que a preparação para o ‘clássico’ foi feita de forma condicionada em virtude das ausências, e esclareceu que alguns jogadores apenas se vão juntar à equipa no próprio dia do jogo, pelo que, na sua opinião, o embate de sábado “deveria ter sido adiado”.

“A dificuldade da preparação do jogo é que obviamente saímos prejudicados. Temos mais 1000 e tal minutos do que o adversário, temos mais de 200 mil quilómetros… Sei que estamos no início da época, mas é a saúde do jogador que está em causa”, sustentou.

“À 01:30 estava a ver o Luis Díaz a marcar um golo e vai juntar-se agora à equipa. Preparar um jogo dentro destas condições, não é de todo normal. Estamos habituados a fornecer jogadores às diferentes seleções, mas não é normal a calendarização”, referiu.

Apesar de tudo, o técnico portista garantiu, na conferência de imprensa de antevisão da partida com o Sporting, que não se vai refugiar nessa questão e que apenas pensa na vitória.

“São sempre jogos importantes que valem não só os 3 pontos, como os três pontos que o adversário não ganha. É um jogo importante como todos os jogos do campeonato. Gostaria de defrontar o atual campeão nacional noutras condições, mas são as que temos. E temos que apresentar o melhor grupo para alcançar o objetivo que é a vitória”, declarou.

Sérgio Conceição abordou ainda o facto de vários jogadores do Sporting terem sido dispensados das respetivas seleções e da possibilidade de serem utilizados para este encontro, nomeadamente Coates, Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio.

“Não conheço a condição desses jogadores. Se os jogadores não estiveram nas seleções é porque não podiam mesmo. Esses, que frisou, são jogadores que entram no ‘onze’. Se estiverem em condições, vão jogar”, disse.

Questionado sobre se está satisfeito com o plantel para esta época, Sérgio Conceição não hesitou, admitindo que está “contente” com o que tem à disposição.

Não sou empresário, não sou dirigente. Tenho de dar o melhor para que todos os jogadores sejam possíveis vendas. O que falo com o presidente é sobre os jogadores  importantes para a época. Estou contente com o plantel que tenho? Claro que sim“, garantiu.

Equipas prováveis para o clássico

Sporting e FC Porto, que dividem o segundo lugar da I Liga, em igualdade pontual com o Estoril Praia, defrontam-se este sábado no Estádio José Alvalade, às 20:30 horas. Segundo o jornal Record, as duas equipas deverão alinhar com os seguintes onzes iniciais:

Sporting: Adán; Neto, Coates e Feddal; Pedro Porro, Matheus Nunes, Palhinha e Rúben Vinagre; Jovane, Paulinho e Nuno Santos. FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe e Marcano; Otávio, Sérgio Oliveira, Bruno Costa e Pepê; Toni Martinez e Taremi.

O jogo, respeitante à da quinta jornada do campeonato nacional, será arbitrado por Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.