Sporting sem trio de peso, FC Porto entre viagens. “Jogo devia ter sido adiado”, dizem os treinadores

José Coelho / Lusa

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, revelou esta sexta-feira que não poderá contar com os futebolistas Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás para a receção deste sábado ao FC Porto, mas que apesar disso tem a ambição de vencer. Sérgio Conceição diz que o jogo devia ter sido adiado.

Em conferência de imprensa de antevisão ao encontro com os ‘dragões’ da quinta jornada da I Liga, Rúben Amorim foi ao encontro das ideias de outros treinadores, que defendem que os jogos desta jornada deveriam ter sido adiados, fruto da participação de futebolistas nas respetivas seleções.

“Eu partilho a opinião de outros. Já o selecionador disse, na altura. Os clubes precisam dos jogadores. Os melhores vão à seleção. Este calendário não é justo, mas temos de encontrar soluções. Concordo com a opinião geral”, afirmou.

Para o treinador do Sporting, o FC Porto até é, em relação ao Sporting, a equipa que mais sofreu com esta situação, embora tenha revelado que Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás são baixas para a receção aos ‘dragões’.

O FC Porto saiu mais prejudicado com as viagens. O Pote não vai estar neste jogo, nem com o Ajax ou com o Estoril Praia. O Gonçalo Inácio não vai estar neste jogo, não vai estar igualmente com o Ajax, tal como Tiago Tomás”, salientou Amorim.

Tirando isto, estamos bem. Alguns jogadores da equipa B trabalharam connosco, também. Temos um plantel curto, mas estamos preparados para vencer o jogo”, acrescentou.

Apesar destas ausências, nem tudo são más notícias para os campeões nacionais, já que certa será a chamada de Coates e do reforço Sarabia.

“O Coates já tem o problema de joelho desde que foi operado. É um jogador muito importante nas bolas paradas e nos cruzamentos. Acredito que ele vai querer jogar e vai jogar bem. Já o Sarabia é um jogador que se adaptou bem e será mais uma opção. Ele entende bem o jogo, traz-nos assistências e traz-nos golo. É um jogador de grande qualidade. É mais um excelente rapaz a juntar-se ao grupo”, realçou.

Questionado sobre quem é que tem melhores condições para vencer este clássico, Rúben Amorim dividiu o favoritismo.

“Como se costuma dizer é um jogo de 50-50. Quem estiver melhor durante os 90 minutos, ganha. Se não vencermos por causa das condicionantes que já referi, não nos vamos queixar, de certeza absoluta. Não é esse o nosso estilo”, concluiu.

Conceição defende que jogo devia ter sido adiado

O treinador do FC Porto assumiu esta sexta-feira que teria gostado de defrontar o Sporting “noutras condições”, referindo-se ao facto de os ‘dragões’ terem tido vários futebolistas ao serviço das seleções, antes do duelo da quinta jornada da I Liga.

Sérgio Conceição explicou que a preparação para o ‘clássico’ foi feita de forma condicionada em virtude das ausências, e esclareceu que alguns jogadores apenas se vão juntar à equipa no próprio dia do jogo, pelo que, na sua opinião, o embate de sábado “deveria ter sido adiado”.

“A dificuldade da preparação do jogo é que obviamente saímos prejudicados. Temos mais 1000 e tal minutos do que o adversário, temos mais de 200 mil quilómetros… Sei que estamos no início da época, mas é a saúde do jogador que está em causa”, sustentou.

“À 01:30 estava a ver o Luis Díaz a marcar um golo e vai juntar-se agora à equipa. Preparar um jogo dentro destas condições, não é de todo normal. Estamos habituados a fornecer jogadores às diferentes seleções, mas não é normal a calendarização”, referiu.

Apesar de tudo, o técnico portista garantiu, na conferência de imprensa de antevisão da partida com o Sporting, que não se vai refugiar nessa questão e que apenas pensa na vitória.

“São sempre jogos importantes que valem não só os 3 pontos, como os três pontos que o adversário não ganha. É um jogo importante como todos os jogos do campeonato. Gostaria de defrontar o atual campeão nacional noutras condições, mas são as que temos. E temos que apresentar o melhor grupo para alcançar o objetivo que é a vitória”, declarou.

Sérgio Conceição abordou ainda o facto de vários jogadores do Sporting terem sido dispensados das respetivas seleções e da possibilidade de serem utilizados para este encontro, nomeadamente Coates, Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio.

“Não conheço a condição desses jogadores. Se os jogadores não estiveram nas seleções é porque não podiam mesmo. Esses, que frisou, são jogadores que entram no ‘onze’. Se estiverem em condições, vão jogar”, disse.

Questionado sobre se está satisfeito com o plantel para esta época, Sérgio Conceição não hesitou, admitindo que está “contente” com o que tem à disposição.

Não sou empresário, não sou dirigente. Tenho de dar o melhor para que todos os jogadores sejam possíveis vendas. O que falo com o presidente é sobre os jogadores  importantes para a época. Estou contente com o plantel que tenho? Claro que sim“, garantiu.

Equipas prováveis para o clássico

Sporting e FC Porto, que dividem o segundo lugar da I Liga, em igualdade pontual com o Estoril Praia, defrontam-se este sábado no Estádio José Alvalade, às 20:30 horas. Segundo o jornal Record, as duas equipas deverão alinhar com os seguintes onzes iniciais:

Sporting: Adán; Neto, Coates e Feddal; Pedro Porro, Matheus Nunes, Palhinha e Rúben Vinagre; Jovane, Paulinho e Nuno Santos. FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe e Marcano; Otávio, Sérgio Oliveira, Bruno Costa e Pepê; Toni Martinez e Taremi.

O jogo, respeitante à da quinta jornada do campeonato nacional, será arbitrado por Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …