Sporting perde com Zenit e já leva 9 golos sofridos em três jogos

José Sena Goulão / Lusa

-

O Sporting sofreu hoje nova derrota no estágio que está a efetuar na Suíça, desta vez frente ao Zenit de São Petersburgo, por 4-2, voltando a evidenciar debilidades defensivas que explicam os nove golos sofridos em três jogos.

Aliás, a defesa ‘leonina’ começou cedo a ‘meter água’, iam decorridos oito minutos, quando o espanhol Javi Garcia, na sequência de um canto curto, abriu o marcador, saltando mais alto do que os centrais do Sporting e cabeceando para o fundo da baliza à entrada da pequena área.

O Sporting respondeu de imediato, por Gelson Martins, de longe o melhor jogador dos ‘leões’ na tarde de hoje, a fazer um grande trabalho no flanco direito para oferecer o golo a Bruno César, que se limitou a encostar com o pé esquerdo para o fundo das redes da equipa russa.

No entanto, a organização defensiva dos ‘leões’ não tardaria a comprometer novamente, aos 16 minutos, quando o veterano Yuri Zirkhov recolocou o Zenit na frente do marcador, numa jogada que nasceu no flanco esquerdo e culminou com uma diagonal interior do internacional russo a ganhar espaço para finalizar à entrada da área entre Zeegelar e Rúben Semedo, que partilham responsabilidades no lance.

Um minuto volvido, o mesmo Rúben Semedo voltou a comprometer, ao oferecer literalmente o golo a Kerzhakov, que se limitou a aplicar um ‘chapéu’ a Azbe Jug, à saída deste de entre os postes, fazendo 0 1-3.

O Sporting ainda conseguiu reduzir para 2-3 pelo seu melhor jogador, Gelson Martins, único agitador que fez oscilar a defesa russa, aos 37 minutos, numa fase do jogo em que estava claramente ‘por cima’, a forçar o Zenit a defender no seu último terço do campo.

Na segunda parte, Jorge Jesus fez entrar Podence e Slimani para os lugares de Barcos e do novo reforço argentino Alan Ruiz, que confirmou em detalhes ter um pé esquerdo notável, mas também peso a mais e mobilidade a menos, pelo menos nesta fase da época.

Jesus lançou ainda Matheus, aos 63 minutos, para a posição de Bruno César, e Iúri Medeiros e João Palhinha, para o lugar de Gelson Martins e do sérvio Petrovic, que voltou a não impressionar, mas o Sporting foi forçado a defender mais na segunda parte, perante a pressão exercida pelo Zenit.

O quarto golo dos russos, que estão numa fase mais adiantada da preparação, na ponta final do jogo, por Djordjevic, aos 85 minutos, acabou por ajustar o resultado ao desenrolar do jogo.

Este jogo com o Zenit é o terceiro do Sporting no estágio de pré-época que decorre na Suíça, depois de ter perdido por 4-1 com os franceses do Mónaco e de ter vencido os suíços Stade Nyonnais por 3-1.

Alinharam de início pelo Sporting: Azbe Jug; Schelotto, Coates, Rúben Semedo e Marvin Zeegelar; Petrovic, Gelson Martins e Bryan Ruiz; Bruno César, Alan Ruiz, e Barcos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …