Sporting perde com Zenit e já leva 9 golos sofridos em três jogos

José Sena Goulão / Lusa

-

O Sporting sofreu hoje nova derrota no estágio que está a efetuar na Suíça, desta vez frente ao Zenit de São Petersburgo, por 4-2, voltando a evidenciar debilidades defensivas que explicam os nove golos sofridos em três jogos.

Aliás, a defesa ‘leonina’ começou cedo a ‘meter água’, iam decorridos oito minutos, quando o espanhol Javi Garcia, na sequência de um canto curto, abriu o marcador, saltando mais alto do que os centrais do Sporting e cabeceando para o fundo da baliza à entrada da pequena área.

O Sporting respondeu de imediato, por Gelson Martins, de longe o melhor jogador dos ‘leões’ na tarde de hoje, a fazer um grande trabalho no flanco direito para oferecer o golo a Bruno César, que se limitou a encostar com o pé esquerdo para o fundo das redes da equipa russa.

No entanto, a organização defensiva dos ‘leões’ não tardaria a comprometer novamente, aos 16 minutos, quando o veterano Yuri Zirkhov recolocou o Zenit na frente do marcador, numa jogada que nasceu no flanco esquerdo e culminou com uma diagonal interior do internacional russo a ganhar espaço para finalizar à entrada da área entre Zeegelar e Rúben Semedo, que partilham responsabilidades no lance.

Um minuto volvido, o mesmo Rúben Semedo voltou a comprometer, ao oferecer literalmente o golo a Kerzhakov, que se limitou a aplicar um ‘chapéu’ a Azbe Jug, à saída deste de entre os postes, fazendo 0 1-3.

O Sporting ainda conseguiu reduzir para 2-3 pelo seu melhor jogador, Gelson Martins, único agitador que fez oscilar a defesa russa, aos 37 minutos, numa fase do jogo em que estava claramente ‘por cima’, a forçar o Zenit a defender no seu último terço do campo.

Na segunda parte, Jorge Jesus fez entrar Podence e Slimani para os lugares de Barcos e do novo reforço argentino Alan Ruiz, que confirmou em detalhes ter um pé esquerdo notável, mas também peso a mais e mobilidade a menos, pelo menos nesta fase da época.

Jesus lançou ainda Matheus, aos 63 minutos, para a posição de Bruno César, e Iúri Medeiros e João Palhinha, para o lugar de Gelson Martins e do sérvio Petrovic, que voltou a não impressionar, mas o Sporting foi forçado a defender mais na segunda parte, perante a pressão exercida pelo Zenit.

O quarto golo dos russos, que estão numa fase mais adiantada da preparação, na ponta final do jogo, por Djordjevic, aos 85 minutos, acabou por ajustar o resultado ao desenrolar do jogo.

Este jogo com o Zenit é o terceiro do Sporting no estágio de pré-época que decorre na Suíça, depois de ter perdido por 4-1 com os franceses do Mónaco e de ter vencido os suíços Stade Nyonnais por 3-1.

Alinharam de início pelo Sporting: Azbe Jug; Schelotto, Coates, Rúben Semedo e Marvin Zeegelar; Petrovic, Gelson Martins e Bryan Ruiz; Bruno César, Alan Ruiz, e Barcos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …