Ataque a Alcochete. Sporting vai exigir indemnização a Bruno de Carvalho

Miguel A. Lopes / Lusa

Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting

O Sporting vai pedir uma indemnização por danos a Bruno de Carvalho, Mustafá e restantes 38 acusados no processo relativo ao ataque à Academia de Alcochete.

A notícia foi avançada pelo Record na quinta-feira. Aparentemente, o pedido de compensação ao ex-presidente do Sporting vai mesmo avançar, faltando apenas definir a data e os valores que vão ser reclamados no processo.

A direção de Frederico Varandas entende que o clube e a SAD leonina foram gravemente prejudicados e lesados em todo o processo, que ficou marcado como um dos episódios mais “negros” do desporto português.

Desta forma, o Sporting vai pedir uma indemnização a Bruno de Carvalho; Nuno Mendes – conhecido como Mustafá -, o líder da claque Juventude Leonina; e aos restantes 38 arguidos que continuam em prisão preventiva, depois da acusação formal do Ministério Público aos suspeitos do ataque à Academia do clube.

Existe a possibilidade de o valor exigido ser determinado conforme o comprometimento de cada envolvido no processo, sendo pedida uma quantia diferente a Bruno de Carvalho, Mustafá e aos outros 38 arguidos.

Bruno de Carvalho e Mustafá em liberdade

Bruno de Carvalho e Mustafá foram detidos no domingo, 11 de novembro, com base em mandados emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Na quinta-feira seguinte, dia 15 de novembro, o ex-presidente do Sporting e o líder da Juve Leo saíram em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades e a uma caução de 70 mil euros, decretou o Tribunal do Barreiro.

Num comunicado divulgado aos jornalistas, o juiz Carlos Delca diz que o Ministério Público não apresentou provas suficientes dos crimes que são apontados aos dois arguidos, com exceção da droga que terá sido apreendida a Mustafá nas buscas à Juve Leo. A nota refere também riscos como o perigo de fuga, perturbação do inquérito, continuação da atividade económica e ameaça à ordem pública.

A 16 de novembro, o MP concluiu e entregou o despacho de acusação relativo à investigação do ataque a Alcochete. Bruno de Carvalho e o elemento de ligação aos adeptos Bruno Jacinto, bem como o líder da Juve Leo, foram considerados pela acusação como autores morais do ataque às instalações do clube, bem como de 101 crimes, nos quais 38 de sequestro e um de terrorismo.

O juiz de instrução criminal do Barreiro, Carlos Delca, decidiu manter a decisão de prisão preventiva aos restantes 38 arguidos que foram detidos depois do ataque ao centro de treinos do Sporting. O juiz entendeu que continua a existir perigo de fuga e de perturbação do decurso do inquérito e da ordem pública.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …

Obama, Bush e Clinton vão vacinar-se publicamente para encorajar os norte-americanos

Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo. Obama disse …

Retenção na fonte mensal reduzida em cerca de 2%. Salários terão um "ligeiro aumento"

As retenções na fonte em 2021 sobre salários de trabalho dependente vão reduzir-se em cerca de 2% face às praticadas este ano e irão permitir um “ligeiro aumento” do rendimento líquido mensal, segundo simulações da …

Em março já deverá haver imunização “suficientemente grande” da população

O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu esta quinta-feira que “se tudo correr normalmente” com a vacinação contra a covid-19, no final de março haverá uma imunização “suficientemente grande” na população para evitar “grandes aumentos …

Quatro mortos e um ferido em explosão em estação de águas residuais em Bristol

Quatro pessoas morreram e outra ficou ferida após uma grande explosão numa estação de tratamento de águas residuais de Bristol, no sul de Inglaterra,. As vítimas mortais são três funcionários e um trabalhador externo, disse o …