Ataque a Alcochete. Sporting vai exigir indemnização a Bruno de Carvalho

Miguel A. Lopes / Lusa

Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting

O Sporting vai pedir uma indemnização por danos a Bruno de Carvalho, Mustafá e restantes 38 acusados no processo relativo ao ataque à Academia de Alcochete.

A notícia foi avançada pelo Record na quinta-feira. Aparentemente, o pedido de compensação ao ex-presidente do Sporting vai mesmo avançar, faltando apenas definir a data e os valores que vão ser reclamados no processo.

A direção de Frederico Varandas entende que o clube e a SAD leonina foram gravemente prejudicados e lesados em todo o processo, que ficou marcado como um dos episódios mais “negros” do desporto português.

Desta forma, o Sporting vai pedir uma indemnização a Bruno de Carvalho; Nuno Mendes – conhecido como Mustafá -, o líder da claque Juventude Leonina; e aos restantes 38 arguidos que continuam em prisão preventiva, depois da acusação formal do Ministério Público aos suspeitos do ataque à Academia do clube.

Existe a possibilidade de o valor exigido ser determinado conforme o comprometimento de cada envolvido no processo, sendo pedida uma quantia diferente a Bruno de Carvalho, Mustafá e aos outros 38 arguidos.

Bruno de Carvalho e Mustafá em liberdade

Bruno de Carvalho e Mustafá foram detidos no domingo, 11 de novembro, com base em mandados emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Na quinta-feira seguinte, dia 15 de novembro, o ex-presidente do Sporting e o líder da Juve Leo saíram em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades e a uma caução de 70 mil euros, decretou o Tribunal do Barreiro.

Num comunicado divulgado aos jornalistas, o juiz Carlos Delca diz que o Ministério Público não apresentou provas suficientes dos crimes que são apontados aos dois arguidos, com exceção da droga que terá sido apreendida a Mustafá nas buscas à Juve Leo. A nota refere também riscos como o perigo de fuga, perturbação do inquérito, continuação da atividade económica e ameaça à ordem pública.

A 16 de novembro, o MP concluiu e entregou o despacho de acusação relativo à investigação do ataque a Alcochete. Bruno de Carvalho e o elemento de ligação aos adeptos Bruno Jacinto, bem como o líder da Juve Leo, foram considerados pela acusação como autores morais do ataque às instalações do clube, bem como de 101 crimes, nos quais 38 de sequestro e um de terrorismo.

O juiz de instrução criminal do Barreiro, Carlos Delca, decidiu manter a decisão de prisão preventiva aos restantes 38 arguidos que foram detidos depois do ataque ao centro de treinos do Sporting. O juiz entendeu que continua a existir perigo de fuga e de perturbação do decurso do inquérito e da ordem pública.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …