Ataque a Alcochete. Sporting vai exigir indemnização a Bruno de Carvalho

Miguel A. Lopes / Lusa

Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting

O Sporting vai pedir uma indemnização por danos a Bruno de Carvalho, Mustafá e restantes 38 acusados no processo relativo ao ataque à Academia de Alcochete.

A notícia foi avançada pelo Record na quinta-feira. Aparentemente, o pedido de compensação ao ex-presidente do Sporting vai mesmo avançar, faltando apenas definir a data e os valores que vão ser reclamados no processo.

A direção de Frederico Varandas entende que o clube e a SAD leonina foram gravemente prejudicados e lesados em todo o processo, que ficou marcado como um dos episódios mais “negros” do desporto português.

Desta forma, o Sporting vai pedir uma indemnização a Bruno de Carvalho; Nuno Mendes – conhecido como Mustafá -, o líder da claque Juventude Leonina; e aos restantes 38 arguidos que continuam em prisão preventiva, depois da acusação formal do Ministério Público aos suspeitos do ataque à Academia do clube.

Existe a possibilidade de o valor exigido ser determinado conforme o comprometimento de cada envolvido no processo, sendo pedida uma quantia diferente a Bruno de Carvalho, Mustafá e aos outros 38 arguidos.

Bruno de Carvalho e Mustafá em liberdade

Bruno de Carvalho e Mustafá foram detidos no domingo, 11 de novembro, com base em mandados emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Na quinta-feira seguinte, dia 15 de novembro, o ex-presidente do Sporting e o líder da Juve Leo saíram em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades e a uma caução de 70 mil euros, decretou o Tribunal do Barreiro.

Num comunicado divulgado aos jornalistas, o juiz Carlos Delca diz que o Ministério Público não apresentou provas suficientes dos crimes que são apontados aos dois arguidos, com exceção da droga que terá sido apreendida a Mustafá nas buscas à Juve Leo. A nota refere também riscos como o perigo de fuga, perturbação do inquérito, continuação da atividade económica e ameaça à ordem pública.

A 16 de novembro, o MP concluiu e entregou o despacho de acusação relativo à investigação do ataque a Alcochete. Bruno de Carvalho e o elemento de ligação aos adeptos Bruno Jacinto, bem como o líder da Juve Leo, foram considerados pela acusação como autores morais do ataque às instalações do clube, bem como de 101 crimes, nos quais 38 de sequestro e um de terrorismo.

O juiz de instrução criminal do Barreiro, Carlos Delca, decidiu manter a decisão de prisão preventiva aos restantes 38 arguidos que foram detidos depois do ataque ao centro de treinos do Sporting. O juiz entendeu que continua a existir perigo de fuga e de perturbação do decurso do inquérito e da ordem pública.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …

“Frescura, juventude e capacidade“. Coligação improvável em Penafiel junta PS e partido de Tino de Rans

O PS e o partido RIR, liderado pelo ex-candidato presidencial Vitorino Silva, formaram a coligação Penafiel Unido, que vai concorrer às autárquicas em Penafiel, distrito do Porto, com Paulo Araújo Correia como cabeça de lista, …

Marcelo, IL e Chega querem avanço do desconfinamento. PSD pede travão nos concelhos de maior risco

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os partidos ao longo desta tarde. A renovação de mais um Estado de Emergência está na mira, mas há quem não concorde. O Presidente da República começou por receber o Iniciativa …

MP "não nos ligava patavina. Zero", disse major Vasco Brazão

O major Vasco Brazão, ex-porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM), disse esta terça-feira ao coletivo de juízes do Tribunal de Santarém que o Ministério Público (MP) não "ligava patavina" à investigação e às diligências sobre …

Especialista alerta que uso de máscara aumentou doenças da voz

A otorrinolaringologista Clara Capucho alertou que o uso de máscaras imposto pela pandemia da covid-19 aumentou o número de patologias da voz, sobretudo nos aparelhos vocais dos portugueses. O alerta da coordenadora da Unidade de Voz …

Tóquio2020. Missão portuguesa deve ser vacinada para diminuir "insegurança" dos atletas

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, deseja que a Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Tóquio2020 seja vacinada, quanto antes, considerando que a demora cria "insegurança" entre os atletas e restante …

Rússia proíbe oficialmente casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Rússia proibiu oficialmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, numa emenda constitucional ratificada esta segunda-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin. Segundo avançou esta terça-feira a NBC, o deputado Pyotr Tolstoy, opositor ao casamento homossexual, …

Portugal não vai estar no Europeu feminino

Empate sem golos em Moscovo, depois da vitória da Rússia por 1-0, no Restelo. Fase final marcada para 2022, em Inglaterra. Ao contrário de 2017, a fase final do Europeu feminino de futebol não vai contar …