Acusação de Bruno de Carvalho concluída. Terrorismo e mais 100 crimes

Andre Kosters / Lusa

O ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho e Mustafá, detidos no domingo, foram esta quinta-feira libertados e vão aguardar o julgamento em liberdade. A decisão do juiz não agradou ao Ministério Público (MP), que pondera recorrer.

O ex-presidente do Sporting e o líder da claque Juventude Leonina foram libertados porque o MP não apresentou provas suficientes dos crimes que são apontados aos dois arguidos, com exceção da droga que terá sido apreendida a Mustafá nas buscas à Juve Leo.

Para já, foram aplicadas aos dois mais recentes arguidos deste processo medidas de coação menos gravosas, que passam pelo Termo de Identidade e Residência, com apresentações diárias às autoridades, e uma caução de 70 mil euros. O despacho, lido na manhã de quinta-feira no Juízo de Instrução Criminal do Barreiro, deixou cair a hipótese de prisão preventiva como pretendia a investigação.

Em prisão preventiva continuam 38 dos 45 arguidos no processo. Os primeiros 23 cumprem esta sexta-feira seis meses de detenção e podem vir a ser libertados.

Em relação às medidas aplicadas a Bruno de Carvalho e Nuno Mendes – conhecido como Mustafá -, o MP considerou-as insuficientes, estando agora a ponderar a hipótese de recorrer da decisão, segundo revelou à Agência Lusa uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República.

Para aplicar as medidas de coação, o juiz de Instrução Criminal do Barreiro considerou que se verificam “os perigos de fuga”, “de perturbação do decurso do inquérito”, “da continuação da atividade criminosa” e de “grave perturbação da ordem e tranquilidades públicas”. O despacho considera ainda que a atuação dos arguidos “revela um manifesto desprezo pelas consequências gravosas que provocam nas vítimas.”

Bruno de Carvalho indiciado por 101 crimes e co-autoria moral

O MP concluiu e entregou o despacho de acusação relativo à investigação do ataque a Alcochete, que levou à detenção de Bruno de Carvalho e Mustafá no passado domingo.

Segundo informações divulgadas pela RTP, o ex-presidente do Sporting e o elemento de ligação aos adeptos Bruno Jacinto, bem como o líder da Juve Leo foram considerados pela acusação como autores morais do ataque às instalações do clube, bem como de 101 crimes, nos quais 38 de sequestro e um de terrorismo.

O canal televisivo vai mais longe, afirmando que o ataque de 15 de maio a Alcochete começou a ser preparado dez dias antes, depois do empate entre o Benfica e o Sporting, com a ordem de execução a ser dada depois do Marítimo-Sporting, transmitida pelo próprio Bruno de Carvalho a Fernando Mendes, antigo membro da claque em questão.

Com a acusação concluída, de acordo com a SIC Notícias, cai por terra a possibilidade de a procuradoria ouvir Jorge Jesus. O testemunho do antigo treinador do Sporting tinha sido considerado essencial para a investigação. Jorge Jesus deverá ser ouvido apenas em fase de julgamento.

Telefonemas e testemunhos foram essenciais para a detenção de Bruno de Carvalho, neste domingo, o mesmo dia em que foi detido o líder da claque Juventude Leonina, Mustafá.

O alegado envolvimento de Bruno de Carvalho no ataque aos jogadores terá sido confirmado por três dos arguidos. Outras declarações terão sido também consideradas relevantes pelo MP, como as do antigo responsável do Sporting que fazia a ligação às claques, Bruno Jacinto.

Bruno de Carvalho é visto como o autor moral dos ataques à Academia, que culminaram com a agressão a vários jogadores. O ex-oficial de ligação com as claques, também arguido no caso, terá revelado que Mustafá lhe disse que o ex-presidente deu “luz verde” para o ataque em Alcochete.

Em 15 de maio, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na academia do clube, em Alcochete, por um grupo de cerca de 40 alegados adeptos encapuzados, que agrediram alguns jogadores, membros da equipa técnica e outros funcionários.

A GNR deteve no próprio dia 23 pessoas e efetuou, posteriormente, mais detenções, que elevaram para 40 o número de arguidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …