Sporting goleia em Barcelos depois de três jogos sem ganhar

José Goulão / Flickr

-

O Sporting deu hoje uma boa resposta ao momento algo difícil por que atravessava, ao golear o Gil Vicente, em Barcelos, por 4-0, na quinta jornada da Primeira Liga.

Os “leões” entraram no Estádio Cidade de Barcelos com três empates e apenas uma vitória no campeonato e, depois de um empate “aziago” na quarta-feira, para a Liga dos Campeões, na Eslovénia, com o Maribor (1-1), era difícil pedir melhor adversário do que o Gil Vicente, que caiu para o último lugar da tabela classificativa.

Aos 11 minutos, o Sporting já ganhava por 2-0, golos de Adrien e Nani, e ao intervalo o resultado pecava por escasso, tal foi o domínio “leonino” nos primeiros 45 minutos e o completo desnorte da equipa da casa: um desastre a defender, uma nulidade a atacar.

Os gilistas reagiram na segunda parte e podiam ter reduzido, mas depois de alguma desconcentração e de Marco Silva ter mexido na equipa, o Sporting voltou a controlar o jogo e marcou por mais duas vezes, por Slimani (69) e Carrillo (83).

O treinador sportinguista procedeu a três alterações no “onze”, uma obrigatória, a entrada do defesa esquerdo argentino Jonathan Silva, dado o castigo de Jefferson, e duas por opção: João Mário em vez de André Martins (que nem no banco se sentou) e Capel no lugar de Carrillo.

E, se mantiver o nível hoje exibido, dificilmente João Mário sai da equipa: o jovem médio fez várias assistências, duas delas deram golo, e o seu futebol tem o “perfume” que o meio campo leonino precisava.

José Mota teve que mexer na defesa (os centrais Pecks e Enza-Yamissi foram expulsos na última jornada), colocando o defesa esquerdo Evaldo no eixo defensivo ao lado de Gladstone, dois ex-leões, e a defesa “tremeu” por todo o lado.

O Sporting foi letal a aproveitar uma temporária superioridade numérica (Luan era assistido fora de campo) e, com espaço na zona central, onde faltava o “trinco” gilista, Adrien “disparou” de fora da área, sem hipótese de defesa para Adriano Facchini (10 minutos).

No minuto seguinte, já com Luan em campo, Nani combinou bem com Adrien e rematou também de fora da área, forte e colocado, fazendo o segundo dos “leões”.

Só dava Sporting e a passividade quase total da defesa gilista era “mascarada” pelo seu guarda-redes, que, no mesmo minuto (25), evitou por duas vezes o terceiro do Sporting, parando um remate fortíssimo de Capel e, depois, travando uma ainda mais clara oportunidade de golo, com Slimani completamente isolado a rematar contra o brasileiro.

José Mota trocou de extremos ao intervalo e o Gil Vicente cresceu com a entrada de Diogo Viana, tendo ficado perto de marcar por Marwan, após canto de César Peixoto.

William Carvalho, que continua a não conseguir atingir o patamar exibicional da época passada, saiu para dar lugar a Rosell (63) e Carrilo entrou para o de Capel (71).

Entre as duas substituições, os “leões” chegaram ao terceiro, por Slimani, muito bem assistido por João Mário (69 minutos).

Montero voltou ao estádio onde marcou pela última vez para o campeonato, em dezembro de 2013, mas não conseguiu quebrar a “seca” de golos, tendo o último tento do Sporting pertencido a Carrilo, que só teve que encostar após nova assistência de João Mário (83).

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …