Sporting goleia em Barcelos depois de três jogos sem ganhar

José Goulão / Flickr

-

O Sporting deu hoje uma boa resposta ao momento algo difícil por que atravessava, ao golear o Gil Vicente, em Barcelos, por 4-0, na quinta jornada da Primeira Liga.

Os “leões” entraram no Estádio Cidade de Barcelos com três empates e apenas uma vitória no campeonato e, depois de um empate “aziago” na quarta-feira, para a Liga dos Campeões, na Eslovénia, com o Maribor (1-1), era difícil pedir melhor adversário do que o Gil Vicente, que caiu para o último lugar da tabela classificativa.

Aos 11 minutos, o Sporting já ganhava por 2-0, golos de Adrien e Nani, e ao intervalo o resultado pecava por escasso, tal foi o domínio “leonino” nos primeiros 45 minutos e o completo desnorte da equipa da casa: um desastre a defender, uma nulidade a atacar.

Os gilistas reagiram na segunda parte e podiam ter reduzido, mas depois de alguma desconcentração e de Marco Silva ter mexido na equipa, o Sporting voltou a controlar o jogo e marcou por mais duas vezes, por Slimani (69) e Carrillo (83).

O treinador sportinguista procedeu a três alterações no “onze”, uma obrigatória, a entrada do defesa esquerdo argentino Jonathan Silva, dado o castigo de Jefferson, e duas por opção: João Mário em vez de André Martins (que nem no banco se sentou) e Capel no lugar de Carrillo.

E, se mantiver o nível hoje exibido, dificilmente João Mário sai da equipa: o jovem médio fez várias assistências, duas delas deram golo, e o seu futebol tem o “perfume” que o meio campo leonino precisava.

José Mota teve que mexer na defesa (os centrais Pecks e Enza-Yamissi foram expulsos na última jornada), colocando o defesa esquerdo Evaldo no eixo defensivo ao lado de Gladstone, dois ex-leões, e a defesa “tremeu” por todo o lado.

O Sporting foi letal a aproveitar uma temporária superioridade numérica (Luan era assistido fora de campo) e, com espaço na zona central, onde faltava o “trinco” gilista, Adrien “disparou” de fora da área, sem hipótese de defesa para Adriano Facchini (10 minutos).

No minuto seguinte, já com Luan em campo, Nani combinou bem com Adrien e rematou também de fora da área, forte e colocado, fazendo o segundo dos “leões”.

Só dava Sporting e a passividade quase total da defesa gilista era “mascarada” pelo seu guarda-redes, que, no mesmo minuto (25), evitou por duas vezes o terceiro do Sporting, parando um remate fortíssimo de Capel e, depois, travando uma ainda mais clara oportunidade de golo, com Slimani completamente isolado a rematar contra o brasileiro.

José Mota trocou de extremos ao intervalo e o Gil Vicente cresceu com a entrada de Diogo Viana, tendo ficado perto de marcar por Marwan, após canto de César Peixoto.

William Carvalho, que continua a não conseguir atingir o patamar exibicional da época passada, saiu para dar lugar a Rosell (63) e Carrilo entrou para o de Capel (71).

Entre as duas substituições, os “leões” chegaram ao terceiro, por Slimani, muito bem assistido por João Mário (69 minutos).

Montero voltou ao estádio onde marcou pela última vez para o campeonato, em dezembro de 2013, mas não conseguiu quebrar a “seca” de golos, tendo o último tento do Sporting pertencido a Carrilo, que só teve que encostar após nova assistência de João Mário (83).

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …