Sporting goleia em Barcelos depois de três jogos sem ganhar

José Goulão / Flickr

-

O Sporting deu hoje uma boa resposta ao momento algo difícil por que atravessava, ao golear o Gil Vicente, em Barcelos, por 4-0, na quinta jornada da Primeira Liga.

Os “leões” entraram no Estádio Cidade de Barcelos com três empates e apenas uma vitória no campeonato e, depois de um empate “aziago” na quarta-feira, para a Liga dos Campeões, na Eslovénia, com o Maribor (1-1), era difícil pedir melhor adversário do que o Gil Vicente, que caiu para o último lugar da tabela classificativa.

Aos 11 minutos, o Sporting já ganhava por 2-0, golos de Adrien e Nani, e ao intervalo o resultado pecava por escasso, tal foi o domínio “leonino” nos primeiros 45 minutos e o completo desnorte da equipa da casa: um desastre a defender, uma nulidade a atacar.

Os gilistas reagiram na segunda parte e podiam ter reduzido, mas depois de alguma desconcentração e de Marco Silva ter mexido na equipa, o Sporting voltou a controlar o jogo e marcou por mais duas vezes, por Slimani (69) e Carrillo (83).

O treinador sportinguista procedeu a três alterações no “onze”, uma obrigatória, a entrada do defesa esquerdo argentino Jonathan Silva, dado o castigo de Jefferson, e duas por opção: João Mário em vez de André Martins (que nem no banco se sentou) e Capel no lugar de Carrillo.

E, se mantiver o nível hoje exibido, dificilmente João Mário sai da equipa: o jovem médio fez várias assistências, duas delas deram golo, e o seu futebol tem o “perfume” que o meio campo leonino precisava.

José Mota teve que mexer na defesa (os centrais Pecks e Enza-Yamissi foram expulsos na última jornada), colocando o defesa esquerdo Evaldo no eixo defensivo ao lado de Gladstone, dois ex-leões, e a defesa “tremeu” por todo o lado.

O Sporting foi letal a aproveitar uma temporária superioridade numérica (Luan era assistido fora de campo) e, com espaço na zona central, onde faltava o “trinco” gilista, Adrien “disparou” de fora da área, sem hipótese de defesa para Adriano Facchini (10 minutos).

No minuto seguinte, já com Luan em campo, Nani combinou bem com Adrien e rematou também de fora da área, forte e colocado, fazendo o segundo dos “leões”.

Só dava Sporting e a passividade quase total da defesa gilista era “mascarada” pelo seu guarda-redes, que, no mesmo minuto (25), evitou por duas vezes o terceiro do Sporting, parando um remate fortíssimo de Capel e, depois, travando uma ainda mais clara oportunidade de golo, com Slimani completamente isolado a rematar contra o brasileiro.

José Mota trocou de extremos ao intervalo e o Gil Vicente cresceu com a entrada de Diogo Viana, tendo ficado perto de marcar por Marwan, após canto de César Peixoto.

William Carvalho, que continua a não conseguir atingir o patamar exibicional da época passada, saiu para dar lugar a Rosell (63) e Carrilo entrou para o de Capel (71).

Entre as duas substituições, os “leões” chegaram ao terceiro, por Slimani, muito bem assistido por João Mário (69 minutos).

Montero voltou ao estádio onde marcou pela última vez para o campeonato, em dezembro de 2013, mas não conseguiu quebrar a “seca” de golos, tendo o último tento do Sporting pertencido a Carrilo, que só teve que encostar após nova assistência de João Mário (83).

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …

“Frescura, juventude e capacidade“. Coligação improvável em Penafiel junta PS e partido de Tino de Rans

O PS e o partido RIR, liderado pelo ex-candidato presidencial Vitorino Silva, formaram a coligação Penafiel Unido, que vai concorrer às autárquicas em Penafiel, distrito do Porto, com Paulo Araújo Correia como cabeça de lista, …

Marcelo, IL e Chega querem avanço do desconfinamento. PSD pede travão nos concelhos de maior risco

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os partidos ao longo desta tarde. A renovação de mais um Estado de Emergência está na mira, mas há quem não concorde. O Presidente da República começou por receber o Iniciativa …

MP "não nos ligava patavina. Zero", disse major Vasco Brazão

O major Vasco Brazão, ex-porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM), disse esta terça-feira ao coletivo de juízes do Tribunal de Santarém que o Ministério Público (MP) não "ligava patavina" à investigação e às diligências sobre …

Especialista alerta que uso de máscara aumentou doenças da voz

A otorrinolaringologista Clara Capucho alertou que o uso de máscaras imposto pela pandemia da covid-19 aumentou o número de patologias da voz, sobretudo nos aparelhos vocais dos portugueses. O alerta da coordenadora da Unidade de Voz …

Tóquio2020. Missão portuguesa deve ser vacinada para diminuir "insegurança" dos atletas

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, deseja que a Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Tóquio2020 seja vacinada, quanto antes, considerando que a demora cria "insegurança" entre os atletas e restante …