Sporting vence de novo nos penalties e conquista a Taça da Liga

Hugo Delgado / Lusa

Sporting vence pela segunda vez a Taça da Liga

O Sporting bateu este sábado o FC Porto por 3-1, através do desempate por grandes penalidades, revalidando assim o título na Taça da Liga, num encontro em que a crença e o «coração» dos «leões» fizeram a diferença.

Os sportinguistas especializaram-se neste tipo de desempates e, depois de terem assegurado da mesma forma o acesso à final diante do Sporting de Braga, repetem o triunfo na Taça da Liga, que na época passada venceu o Vitória de Setúbal também na ‘lotaria’ dos penáltis, após ter eliminado os portistas, na meia final, de igual maneira.

O tempo regulamentar terminou com o empate 1-1, depois de Fernando Andrade ter inaugurado o marcador, aos 79 minutos, mas, aos 90+2, Bas Dost igualou, de penálti, depois de uma falta descortinada pelo VAR.

Depois dos três penáltis parados diante dos ‘arsenalistas’, na quarta-feira, o guarda-redes Renan voltou a ser herói ao defender uma grande penalidade a Hernâni, e a má pontaria de Éder Militão e Felipe fez o resto.

Foi uma vitória sobretudo do ‘coração’ dos jogadores do Sporting, que depois de uma boa primeira parte caíram muito na segunda, mas um último fôlego permitiu conquistar o desempate por grandes penalidades.

Não foi à terceira tentativa que o FC Porto levou o único troféu nacional que lhe falta. A equipa portista apresentou o mesmo ‘onze’ que defrontou e venceu o Benfica nas meias-finais.

o Sporting operou duas alterações em relação ao jogo com o Braga: a já esperada troca de Luiz Phellype por Bas Dost, e André Pinto por Mathieu, que não recuperou da lesão que o tirou desse jogo ao intervalo.

O Sporting entrou melhor, perante um FC Porto algo intranquilo na defesa. Aos 10 minutos, Bas Dost aproveitou uma má receção de Oliver para servir rapidamente Nani que, ainda antes de entrar na área, rematou de primeira, mas ao lado.

Cinco minutos depois, Vaná provocou um susto à sua equipa, rematando a bola contra Raphinha, mas emendando a tempo.

A pressionar mais e a querer ser ‘mandão’, como prometeu na véspera o adjunto Rodolfo Correia, o Sporting foi obrigando o FC Porto a errar e, logo a seguir, Pepe perdeu para Bruno Fernandes já dentro da área, o médio tocou para Nani, que rematou com força, mas muito por cima.

O FC Porto mostrou muitas dificuldades no primeiro tempo para ligar o seu jogo e só Corona pela direita, explorando as debilidades do posicionamento defensivo de Acuña, ia mantendo a equipa portista no jogo, como aconteceu aos 38 minutos, quando cruzou com precisão para André Pereira, mas o cabeceamento do jovem avançado saiu por cima.

Na última jogada da primeira parte e na sequência de mais uma ‘oferta’ da defesa portista, Bruno Fernandes, de livre direto, atirou a rasar o poste direito da baliza de Vaná, aos 45+3 minutos.

Keizer mexeu logo ao intervalo, com Jefferson a entrar para o lugar do apagado e ‘amarelado’ Acuña, mas pouco depois perderia André Pinto, que se lesionou no nariz numa disputa com Marega, tendo entrado Petrovic e o segundo tempo teve mais FC Porto e muito menos Sporting, incapaz de fazer mossa aos ‘dragões’.

Felipe pôs Renan à prova após canto da esquerda e logo a seguir Sérgio Conceição apostou em Fernando Andrade, que inaugurou o marcador após um remate de Herrera à entrada da área: Renan não conseguiu segurar, Marega discutiu a recarga com Petrovic e a bola sobrou para Fernando Andrade, que só teve que empurrar para a baliza deserta.

O Sporting ainda respondeu com um bom lance de Nani pela esquerda, mas foi de penálti que veio o empate, após falta de Oliver sobre Diaby, já ao ‘cair do pano’.

O Sporting podia ter mesmo virado o resultado pouco depois, através de Raphinha, que, após grande passe de Bruno Fernandes, atirou ao lado (90+3), mas o Sporting não demorou muito mais tempo para conquistar pela segunda vez a Taça da Liga.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …