42 anos depois, Sporting é Campeão Europeu de hóquei em patins

José Sena Goulão / Lusa

Sporting celebra o seu 2º título de Campeão Europeu de Hóquei em Patins

O Sporting conquistou este domingo, 42 anos depois, o seu segundo título de campeão europeu de hóquei em patins, ao bater na final o FC Porto por 5-2, numa ‘final four’ disputada no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Uma semana após ter conquistado o seu primeiro título de Campeão Europeu de Futsal, o Sporting conquistou este domingo o título de Campeão Europeu de Hóquei em Patins. Toni Pérez, Vítor Hugo, Ferran Font (dois) e Gonzalo Romero marcaram os tentos do conjunto ‘leonino’, que já vencia por 4-1 ao intervalo.

Por seu lado, Reinaldo Garcia e Gonçalo Alves faturaram para os ‘dragões’, que perderam a sua 12.ª final, e 10.ª consecutiva, para apenas dois triunfos, em 1985/86 e 1989/90.

No final do encontro, o Pavilhão João Rocha, que assistia à sua primeira conquista europeia, “explodiu” em festa, na qual marcaram presença o presidente do Sporting, Frederico Varandas, e Nuno Dias, treinador da equipa leonina de futsal.

Não há palavras para descrever, ainda por cima em casa… É o meu primeiro título europeu de clubes, neste pavilhão. É das melhores sensações que alguém pode ter na vida”, disse Henrique Magalhães, defesa formado no FC Porto que chegou ao Sporting em 2017/18, proveniente do Liceo da Coruña, para se sagrar campeão nacional e Europeu.

“É uma alegria imensa poder ganhar o máximo título europeu de clubes na nossa casa, perante os nossos adeptos. Obrigado e parabéns a todos!”, declarou Pedro Gil no final do encontro. “Este momento é uma satisfação muito grande, esta equipa trabalhou muito para isto e com estes adeptos é impossível não ganhar”, disse também Toni Perez.

A equipa leonina, que eliminou o Lodi de Itália nos quartos de final e o Benfica nas meias finais, repetiu desta forma, na sua terceira presença na final, o seu primeiro título , conquistado na época de 1976/77. Este é o 35º título europeu do Sporting.

Além de Sporting e FC Porto, também o Benfica conta dois títulos europeus (2012/13 e 2015/16), enquanto o Óquei de Barcelos arrebatou, em 1990/91, o outro de Portugal, que tem agora sete títulos de Campeão Europeu da modalidade, contra 46 títulos conquistados por equipas espanholas — 22 dos quais, pelo FC Barcelona.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …