Insultos a Esgaio e as “figuras” de Porro. Sporting bombardeado por críticas

2

Tiago Petinga / Lusa

A atitude de alguns jogadores do Sporting deixaram os adeptos em alvoroço. Rúben Amorim contestado por apostar regularmente em Ricardo Esgaio.

No reencontro com o Marselha, o Sporting voltou a derrapar e recordou o pesadelo que protagonizou em solo gaulês há cerca de uma semana. Ricardo Esgaio foi expulso, os franceses aproveitaram e abriram o caminho para a vitória com dois golos apontados por Guendouzi e Alexis.

No jogo da primeira volta, já o Sporting tinha ficado comprometido por expulsão ao minuto 23. Esta quarta-feira, o cartão vermelho ao lateral sportinguista foi mostrado apenas aos 19 minutos.

Na etapa final, nova expulsão, com Pedro Gonçalves a sair de cena mais cedo e a equipa de Amorim deitou de forma definitiva a toalha ao chão.

O Sporting tem sido bombardeado por críticas de todas as direções, não propriamente pela derrota, mas pela atitude de alguns dos jogadores e até de Rúben Amorim. De facto, a caminhada europeia dos ‘leões’ tem sido irregular.

Entre as 32 equipas que participam na Liga dos Campeões, o emblema de Alvalade é a segunda equipa com menos Expected Goals (xG) criados até à quarta jornada, escreve o GoalPoint. Abaixo da equipa portuguesa está apenas o Copenhaga, que ainda não marcou nesta edição da Champions e ocupa o último lugar do grupo G.

As duas derrotas frente ao Marselha vêm manchar um arranque espetacular na competição. O Sporting derrotou categoricamente o Eintracht Frankfurt, por 0-3, na Alemanha, e venceu na receção ao Tottenham, por 2-0.

O Marselha não ganhava ou empatava um jogo de Liga dos Campeões há 16 partidas. Além disso, não ganhava um jogo fora na Champions há dez anos. Em duas semanas, as duas vitórias frente ao Sporting vieram pôr fim a esse hiato.

“Isto foi uma vergonha! Urgentemente, o clube e os jogadores têm que se reunir. O Pote é expulso infantilmente por dirigir palavras ao árbitro num jogo internacional. O Nuno Tavares esteve sempre a provocar e os nossos jogadores foram na cantiga”, disse Domingos Castro, ex-atleta olímpico, citado pelo jornal Record.

Pote foi expulso aos 60 minutos de jogo depois de ver dois amarelos consecutivos. A primeira cartolina mostrada pelo árbitro espanhol Alejandro Hernandez foi pela falta e a segunda foi por palavras.

Embora Pedro Gonçalves tenha sido alvo de algumas críticas por parte dos adeptos, o principal foco esteve em Ricardo Esgaio. O jogador contratado ao Sporting de Braga na época passada está longe da sua boa forma que o trouxe para Alvalade e é um dos mais contestados pelos sportinguistas.

Nas redes sociais, multiplicam-se os insultos ao jogador que, na passada noite, fez o jogo número 100 de ‘leão’ ao peito. A publicação do Sporting a assinalar o feito no Twitter mereceu centenas de respostas com críticas.

Fim de linha para Amorim?

Na flash interview após o encontro, Rúben Amorim saiu em defesa de Esgaio, salientando que o jogador vai continuar a merecer a sua confiança apesar do erro que comprometeu a equipa.

“O Esgaio não é um dos jogadores preferidos dos adeptos, mas é um dos meus. Enquanto aqui estiver eu vou protegê-lo ao máximo”, atirou o treinador dos lisboetas.

Os adeptos, contudo, parecem não concordar com a posição de Amorim e, alguns deles, começam a perder a paciência. Nas redes sociais, há quem diga que o jovem treinador pode já ter dado tudo o que tinha a dar ao Sporting.

“Há exibições imprevisíveis, como a de Adán. Todo o historial impede um treinador de antecipar aquilo. Outra coisa é insistir numa opção anti-competitiva e com um passado recheado de erros graves. Não é por Amorim proteger Esgaio que melhorará o jogador. Deve proteger o Sporting”, escreveu um adepto no Twitter.

A referência de Adán é relativamente à partida de semana passada, em Marselha, em que o guarda-redes cometeu dois erros que resultaram em golos do adversário, acabando expulso ainda na primeira parte.

“Engane-se quem achar que isto é mesmo Amorim a proteger um jogador. Isto é Amorim a proteger o seu ego. É mais um ‘quem manda sou eu’, entre muitos que já provou ter”, escreve outro adepto na internet.

A atitude de Porro

Outro dos jogadores criticados pelos adeptos foi Pedro Porro, nomeadamente num lance com o português Nuno Tavares. Com a equipa a perder por 0-2 e a jogar com apenas nove elementos, Porro sorriu e provocou o lateral adversário após fazer um corte.

O ex-benfiquista Nuno Tavares tem estado no centro de uma polémica com Rúben Amorim, após ter dito que perdeu o respeito pelo treinador português por palavras que este lhe terá dirigido no encontro da primeira volta.

“Óbvio que ele não quis falar sobre isso. Não lhe convém, sabe o que disse. Se eu tinha respeito por ele, acabei de o perder nesse jogo”, começou por dizer Nuno Tavares.

“Se achou que foram palavras bonitas, isso é com ele. Não é uma motivação extra. Sou forte e quem me conhece sabe que sou bastante frio a lidar com situações. Motivação extra é poder acordar e jogar futebol todos os dias. O que os outros falam bate aqui no peito e só entra se eu deixar”, acrescentou.

“Ele dentro de campo ainda tentou atiçar-me um bocadinho, acho que devia preocupar-se mais em manter os jogadores dele dentro de campo do que mandar ‘boquinhas’. Mas já não ligo a isso. Ganhámos o jogo, estou mais contente com isso”, disse o jogador já depois da segunda partida.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. O Esgaio não tem culpa de nesta altura não ser jogador para o SCP. Acho pior o comportamento do Pote. Realmente o Ruben tem de estudar a maneira do Sporting acabar com 11.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.