Sporting terá comprado árbitros para ser campeão de andebol

Melissa Duarte / Sporting Clube de Portugal

O braço direito de Bruno de Carvalho terá montado um esquema para comprar os árbitros para garantir o título de andebol da época passada, conquistado pela primeira vez ao fim de 16 anos.

Segundo uma investigação do Correio da Manhã, o Sporting terá montado um esquema de corrupção com a compra de equipas de arbitragem para ganhar o título de andebol da época 2016/17.

Em declarações ao jornal, Paulo Silva revelou ter subornado árbitros não só para os leões ganharem jogos, mas também para que outras equipas perdessem, tudo a mando de André Geraldes, atual diretor de futebol mas que, até à época passada, coordenava todas as modalidades do clube.

De acordo com o Expresso, que cita o exclusivo do CM, o jornal teve acesso a muitas conversas entre empresários, no WhatsApp, que mostram como o agora braço direito de Bruno de Carvalho coordenava este esquema.

Em causa estão várias mensagens que relatam casos de compra de árbitros por dois mil euros como, por exemplo, a derrota do FC Porto frente ao Benfica, para que o Sporting ficasse isolado no primeiro lugar.

Paulo Silva, que recebia comissões de cerca de 350 euros, diz que nunca falou diretamente com Geraldes mas sim com João Gonçalves, outro dos intermediários que acertava os valores. Ao CM, afirma ter feito isto pelo seu “sportinguismo” e espera que a justiça tenha clemência uma vez que está a colaborar com as autoridades.

O Jornal de Notícias avança que o Ministério Público já está a investigar o alegado esquema de corrupção. O matutino apurou ainda que os pagamentos podiam ir dos 1500 aos dois mil euros por jogo e que os árbitros menos colaborantes eram ameaçados.

Fonte da Procuradoria-Geral da República também confirmou ao Público a existência de um inquérito sobre o caso dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto e que está atualmente em segredo de justiça.

Sporting quer apuramento da verdade

O Sporting apelou hoje à celeridade das autoridades na averiguação à alegada corrupção no campeonato nacional de andebol de 2016/17, considerando-se um “alvo a abater” por continuar a “lutar e a querer transparência e verdade desportiva”.

“O Sporting confia na Justiça e no Estado de Direito e deseja que a alegada investigação anunciada pelo Ministério Público seja célere e que vá até às últimas consequências no apuramento da verdade“, lê-se no comunicado do Sporting.

Nesta mesma nota, o clube diz tratar-se do “primeiro capítulo de uma campanha, mais uma, que visa exclusivamente denegrir a imagem da instituição Sporting”.

“Não nos revemos em qualquer prática que desvirtue a verdade desportiva ou que sejam ética, moral e socialmente censuráveis”, prosseguem os leões, que dizem desconhecer agentes e empresários citados e admitem tomar medidas para “que sejam responsabilizados nas instâncias competentes”.

Assumindo-se “disponível para colaborar em todas as diligências”, o Sporting admite ser “um alvo a abater porque é o único clube que, genuinamente, continua a lutar e a querer transparência e verdade desportiva em Portugal”.

Na sequência da notícia do Correio da Manhã, a Federação de Andebol de Portugal (FAP) anunciou a denúncia deste caso ao Ministério Público, que já tinha confirmado a existência de “um inquérito relacionado com a matéria”.

O Sporting arrisca-se a perder o título conquistado pela primeira vez ao fim de 16 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os lagartos “moralistas” que continuam a acusar o Benfica de corrupção, etc., etc., etc.. Ó Saraiva, não tens nada para vomitar contra o Benfica? O algodão não engana…

    • Ao menos não existe uma mensagem ou emails do próprio presidente, como no Benfica. O nome do Bruno não aparece em lado nenhum, a não ser nas notícias que escrevem, sempre prontos a rebaixar o homem ainda mais.
      A ser verdade, corruptos todos presos e banidos do desporto, seja de que clube forem.

      • Você deve ser um adorador do BdC, não do Sporting para estar a defendê-lo desse modo. Mas sim, TODOS, sem excepção dirigentes ou agentes que sejam corruptos, sejam eles do Benfica, do Sporting, do Porto, ou de qualquer outro clube, devem ser PUNIDOS e PRESOS sem qualquer complacência. Porque o que se está a passar em Portugal, não é futebol. Mas quando alguém fala em “transparência”, “moral”, etc., e em casa tem esqueletos escondidos no armário…

  2. Fonte da notícia: Correio da Manhã. O Expresso dá credibilidade (a “algo” que não a tem) ao publicar citando o pasquim da “manha”. Mas… Sendo verdade, é uma claríssima violação do segredo de justiça. E, mais uma vez, a “imprensa” fica impune. Não sendo verdade também é muito grave. Chama-se difamação!
    Mais uma vez: publicar o que os outros publicam não iliba da culpa em termos de ilegalidade. Apenas torna esse “re-publicador” cúmplice do primeiro (e torna-o tão “bom” como o primeiro).

RESPONDER

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …