Sporting terá comprado árbitros para ser campeão de andebol

Melissa Duarte / Sporting Clube de Portugal

O braço direito de Bruno de Carvalho terá montado um esquema para comprar os árbitros para garantir o título de andebol da época passada, conquistado pela primeira vez ao fim de 16 anos.

Segundo uma investigação do Correio da Manhã, o Sporting terá montado um esquema de corrupção com a compra de equipas de arbitragem para ganhar o título de andebol da época 2016/17.

Em declarações ao jornal, Paulo Silva revelou ter subornado árbitros não só para os leões ganharem jogos, mas também para que outras equipas perdessem, tudo a mando de André Geraldes, atual diretor de futebol mas que, até à época passada, coordenava todas as modalidades do clube.

De acordo com o Expresso, que cita o exclusivo do CM, o jornal teve acesso a muitas conversas entre empresários, no WhatsApp, que mostram como o agora braço direito de Bruno de Carvalho coordenava este esquema.

Em causa estão várias mensagens que relatam casos de compra de árbitros por dois mil euros como, por exemplo, a derrota do FC Porto frente ao Benfica, para que o Sporting ficasse isolado no primeiro lugar.

Paulo Silva, que recebia comissões de cerca de 350 euros, diz que nunca falou diretamente com Geraldes mas sim com João Gonçalves, outro dos intermediários que acertava os valores. Ao CM, afirma ter feito isto pelo seu “sportinguismo” e espera que a justiça tenha clemência uma vez que está a colaborar com as autoridades.

O Jornal de Notícias avança que o Ministério Público já está a investigar o alegado esquema de corrupção. O matutino apurou ainda que os pagamentos podiam ir dos 1500 aos dois mil euros por jogo e que os árbitros menos colaborantes eram ameaçados.

Fonte da Procuradoria-Geral da República também confirmou ao Público a existência de um inquérito sobre o caso dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto e que está atualmente em segredo de justiça.

Sporting quer apuramento da verdade

O Sporting apelou hoje à celeridade das autoridades na averiguação à alegada corrupção no campeonato nacional de andebol de 2016/17, considerando-se um “alvo a abater” por continuar a “lutar e a querer transparência e verdade desportiva”.

“O Sporting confia na Justiça e no Estado de Direito e deseja que a alegada investigação anunciada pelo Ministério Público seja célere e que vá até às últimas consequências no apuramento da verdade“, lê-se no comunicado do Sporting.

Nesta mesma nota, o clube diz tratar-se do “primeiro capítulo de uma campanha, mais uma, que visa exclusivamente denegrir a imagem da instituição Sporting”.

“Não nos revemos em qualquer prática que desvirtue a verdade desportiva ou que sejam ética, moral e socialmente censuráveis”, prosseguem os leões, que dizem desconhecer agentes e empresários citados e admitem tomar medidas para “que sejam responsabilizados nas instâncias competentes”.

Assumindo-se “disponível para colaborar em todas as diligências”, o Sporting admite ser “um alvo a abater porque é o único clube que, genuinamente, continua a lutar e a querer transparência e verdade desportiva em Portugal”.

Na sequência da notícia do Correio da Manhã, a Federação de Andebol de Portugal (FAP) anunciou a denúncia deste caso ao Ministério Público, que já tinha confirmado a existência de “um inquérito relacionado com a matéria”.

O Sporting arrisca-se a perder o título conquistado pela primeira vez ao fim de 16 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os lagartos “moralistas” que continuam a acusar o Benfica de corrupção, etc., etc., etc.. Ó Saraiva, não tens nada para vomitar contra o Benfica? O algodão não engana…

    • Ao menos não existe uma mensagem ou emails do próprio presidente, como no Benfica. O nome do Bruno não aparece em lado nenhum, a não ser nas notícias que escrevem, sempre prontos a rebaixar o homem ainda mais.
      A ser verdade, corruptos todos presos e banidos do desporto, seja de que clube forem.

      • Você deve ser um adorador do BdC, não do Sporting para estar a defendê-lo desse modo. Mas sim, TODOS, sem excepção dirigentes ou agentes que sejam corruptos, sejam eles do Benfica, do Sporting, do Porto, ou de qualquer outro clube, devem ser PUNIDOS e PRESOS sem qualquer complacência. Porque o que se está a passar em Portugal, não é futebol. Mas quando alguém fala em “transparência”, “moral”, etc., e em casa tem esqueletos escondidos no armário…

  2. Fonte da notícia: Correio da Manhã. O Expresso dá credibilidade (a “algo” que não a tem) ao publicar citando o pasquim da “manha”. Mas… Sendo verdade, é uma claríssima violação do segredo de justiça. E, mais uma vez, a “imprensa” fica impune. Não sendo verdade também é muito grave. Chama-se difamação!
    Mais uma vez: publicar o que os outros publicam não iliba da culpa em termos de ilegalidade. Apenas torna esse “re-publicador” cúmplice do primeiro (e torna-o tão “bom” como o primeiro).

RESPONDER

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …

Os humanos podem ter sido destinados a reinar sobre a Terra (e já sabemos porquê)

Se voltássemos atrás no tempo, a aleatoriedade dos eventos mudaria completamente o nosso caminho evolucionário. No entanto, os cientistas descobriram que os inúmeros trilhos possíveis poderiam não evitar que fossem os humanos a espécie dominadora. O …

Mau tempo nos Açores faz nove desalojados

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros …

Argentina e Uruguai estiveram completamente às escuras no domingo

Uma avaria deixou sem energia, este domingo, praticamente todo o território da Argentina e do Uruguai, além de partes do Brasil e do Paraguai, anunciaram as empresas fornecedoras de eletricidade. "Uma falha maciça no sistema de …

Novo laser ataca e mata células cancerígenas da corrente sanguínea em tempo real

Uma equipa de cientistas da Universidade de Arkansas testou com sucesso um laser que encontra e mata células cancerígenas - tudo do lado de fora da pele. A ideia é matar as células cancerígenas antes que …