Sporting terá comprado árbitros para ser campeão de andebol

Melissa Duarte / Sporting Clube de Portugal

O braço direito de Bruno de Carvalho terá montado um esquema para comprar os árbitros para garantir o título de andebol da época passada, conquistado pela primeira vez ao fim de 16 anos.

Segundo uma investigação do Correio da Manhã, o Sporting terá montado um esquema de corrupção com a compra de equipas de arbitragem para ganhar o título de andebol da época 2016/17.

Em declarações ao jornal, Paulo Silva revelou ter subornado árbitros não só para os leões ganharem jogos, mas também para que outras equipas perdessem, tudo a mando de André Geraldes, atual diretor de futebol mas que, até à época passada, coordenava todas as modalidades do clube.

De acordo com o Expresso, que cita o exclusivo do CM, o jornal teve acesso a muitas conversas entre empresários, no WhatsApp, que mostram como o agora braço direito de Bruno de Carvalho coordenava este esquema.

Em causa estão várias mensagens que relatam casos de compra de árbitros por dois mil euros como, por exemplo, a derrota do FC Porto frente ao Benfica, para que o Sporting ficasse isolado no primeiro lugar.

Paulo Silva, que recebia comissões de cerca de 350 euros, diz que nunca falou diretamente com Geraldes mas sim com João Gonçalves, outro dos intermediários que acertava os valores. Ao CM, afirma ter feito isto pelo seu “sportinguismo” e espera que a justiça tenha clemência uma vez que está a colaborar com as autoridades.

O Jornal de Notícias avança que o Ministério Público já está a investigar o alegado esquema de corrupção. O matutino apurou ainda que os pagamentos podiam ir dos 1500 aos dois mil euros por jogo e que os árbitros menos colaborantes eram ameaçados.

Fonte da Procuradoria-Geral da República também confirmou ao Público a existência de um inquérito sobre o caso dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto e que está atualmente em segredo de justiça.

Sporting quer apuramento da verdade

O Sporting apelou hoje à celeridade das autoridades na averiguação à alegada corrupção no campeonato nacional de andebol de 2016/17, considerando-se um “alvo a abater” por continuar a “lutar e a querer transparência e verdade desportiva”.

“O Sporting confia na Justiça e no Estado de Direito e deseja que a alegada investigação anunciada pelo Ministério Público seja célere e que vá até às últimas consequências no apuramento da verdade“, lê-se no comunicado do Sporting.

Nesta mesma nota, o clube diz tratar-se do “primeiro capítulo de uma campanha, mais uma, que visa exclusivamente denegrir a imagem da instituição Sporting”.

“Não nos revemos em qualquer prática que desvirtue a verdade desportiva ou que sejam ética, moral e socialmente censuráveis”, prosseguem os leões, que dizem desconhecer agentes e empresários citados e admitem tomar medidas para “que sejam responsabilizados nas instâncias competentes”.

Assumindo-se “disponível para colaborar em todas as diligências”, o Sporting admite ser “um alvo a abater porque é o único clube que, genuinamente, continua a lutar e a querer transparência e verdade desportiva em Portugal”.

Na sequência da notícia do Correio da Manhã, a Federação de Andebol de Portugal (FAP) anunciou a denúncia deste caso ao Ministério Público, que já tinha confirmado a existência de “um inquérito relacionado com a matéria”.

O Sporting arrisca-se a perder o título conquistado pela primeira vez ao fim de 16 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os lagartos “moralistas” que continuam a acusar o Benfica de corrupção, etc., etc., etc.. Ó Saraiva, não tens nada para vomitar contra o Benfica? O algodão não engana…

    • Ao menos não existe uma mensagem ou emails do próprio presidente, como no Benfica. O nome do Bruno não aparece em lado nenhum, a não ser nas notícias que escrevem, sempre prontos a rebaixar o homem ainda mais.
      A ser verdade, corruptos todos presos e banidos do desporto, seja de que clube forem.

      • Você deve ser um adorador do BdC, não do Sporting para estar a defendê-lo desse modo. Mas sim, TODOS, sem excepção dirigentes ou agentes que sejam corruptos, sejam eles do Benfica, do Sporting, do Porto, ou de qualquer outro clube, devem ser PUNIDOS e PRESOS sem qualquer complacência. Porque o que se está a passar em Portugal, não é futebol. Mas quando alguém fala em “transparência”, “moral”, etc., e em casa tem esqueletos escondidos no armário…

  2. Fonte da notícia: Correio da Manhã. O Expresso dá credibilidade (a “algo” que não a tem) ao publicar citando o pasquim da “manha”. Mas… Sendo verdade, é uma claríssima violação do segredo de justiça. E, mais uma vez, a “imprensa” fica impune. Não sendo verdade também é muito grave. Chama-se difamação!
    Mais uma vez: publicar o que os outros publicam não iliba da culpa em termos de ilegalidade. Apenas torna esse “re-publicador” cúmplice do primeiro (e torna-o tão “bom” como o primeiro).

RESPONDER

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …