Sporting terá comprado árbitros para ser campeão de andebol

Melissa Duarte / Sporting Clube de Portugal

O braço direito de Bruno de Carvalho terá montado um esquema para comprar os árbitros para garantir o título de andebol da época passada, conquistado pela primeira vez ao fim de 16 anos.

Segundo uma investigação do Correio da Manhã, o Sporting terá montado um esquema de corrupção com a compra de equipas de arbitragem para ganhar o título de andebol da época 2016/17.

Em declarações ao jornal, Paulo Silva revelou ter subornado árbitros não só para os leões ganharem jogos, mas também para que outras equipas perdessem, tudo a mando de André Geraldes, atual diretor de futebol mas que, até à época passada, coordenava todas as modalidades do clube.

De acordo com o Expresso, que cita o exclusivo do CM, o jornal teve acesso a muitas conversas entre empresários, no WhatsApp, que mostram como o agora braço direito de Bruno de Carvalho coordenava este esquema.

Em causa estão várias mensagens que relatam casos de compra de árbitros por dois mil euros como, por exemplo, a derrota do FC Porto frente ao Benfica, para que o Sporting ficasse isolado no primeiro lugar.

Paulo Silva, que recebia comissões de cerca de 350 euros, diz que nunca falou diretamente com Geraldes mas sim com João Gonçalves, outro dos intermediários que acertava os valores. Ao CM, afirma ter feito isto pelo seu “sportinguismo” e espera que a justiça tenha clemência uma vez que está a colaborar com as autoridades.

O Jornal de Notícias avança que o Ministério Público já está a investigar o alegado esquema de corrupção. O matutino apurou ainda que os pagamentos podiam ir dos 1500 aos dois mil euros por jogo e que os árbitros menos colaborantes eram ameaçados.

Fonte da Procuradoria-Geral da República também confirmou ao Público a existência de um inquérito sobre o caso dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto e que está atualmente em segredo de justiça.

Sporting quer apuramento da verdade

O Sporting apelou hoje à celeridade das autoridades na averiguação à alegada corrupção no campeonato nacional de andebol de 2016/17, considerando-se um “alvo a abater” por continuar a “lutar e a querer transparência e verdade desportiva”.

“O Sporting confia na Justiça e no Estado de Direito e deseja que a alegada investigação anunciada pelo Ministério Público seja célere e que vá até às últimas consequências no apuramento da verdade“, lê-se no comunicado do Sporting.

Nesta mesma nota, o clube diz tratar-se do “primeiro capítulo de uma campanha, mais uma, que visa exclusivamente denegrir a imagem da instituição Sporting”.

“Não nos revemos em qualquer prática que desvirtue a verdade desportiva ou que sejam ética, moral e socialmente censuráveis”, prosseguem os leões, que dizem desconhecer agentes e empresários citados e admitem tomar medidas para “que sejam responsabilizados nas instâncias competentes”.

Assumindo-se “disponível para colaborar em todas as diligências”, o Sporting admite ser “um alvo a abater porque é o único clube que, genuinamente, continua a lutar e a querer transparência e verdade desportiva em Portugal”.

Na sequência da notícia do Correio da Manhã, a Federação de Andebol de Portugal (FAP) anunciou a denúncia deste caso ao Ministério Público, que já tinha confirmado a existência de “um inquérito relacionado com a matéria”.

O Sporting arrisca-se a perder o título conquistado pela primeira vez ao fim de 16 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os lagartos “moralistas” que continuam a acusar o Benfica de corrupção, etc., etc., etc.. Ó Saraiva, não tens nada para vomitar contra o Benfica? O algodão não engana…

    • Ao menos não existe uma mensagem ou emails do próprio presidente, como no Benfica. O nome do Bruno não aparece em lado nenhum, a não ser nas notícias que escrevem, sempre prontos a rebaixar o homem ainda mais.
      A ser verdade, corruptos todos presos e banidos do desporto, seja de que clube forem.

      • Você deve ser um adorador do BdC, não do Sporting para estar a defendê-lo desse modo. Mas sim, TODOS, sem excepção dirigentes ou agentes que sejam corruptos, sejam eles do Benfica, do Sporting, do Porto, ou de qualquer outro clube, devem ser PUNIDOS e PRESOS sem qualquer complacência. Porque o que se está a passar em Portugal, não é futebol. Mas quando alguém fala em “transparência”, “moral”, etc., e em casa tem esqueletos escondidos no armário…

  2. Fonte da notícia: Correio da Manhã. O Expresso dá credibilidade (a “algo” que não a tem) ao publicar citando o pasquim da “manha”. Mas… Sendo verdade, é uma claríssima violação do segredo de justiça. E, mais uma vez, a “imprensa” fica impune. Não sendo verdade também é muito grave. Chama-se difamação!
    Mais uma vez: publicar o que os outros publicam não iliba da culpa em termos de ilegalidade. Apenas torna esse “re-publicador” cúmplice do primeiro (e torna-o tão “bom” como o primeiro).

RESPONDER

Em 15 anos, Marte nunca esteve tão brilhante e tão perto da Terra

Marte vai brilhar mais intensamente no céu noturno nas próximas seis semanas do que brilhou nos últimos 15 anos. O planeta vermelho estará assim no ponto mais próximo da Terra desde 2003, durante de junho …

Milhares de suecos implantam microchips subcutâneos para substituir a carteira

A aplicação da engenharia em sistemas biológicos tem um papel cada vez mais preponderante. Milhares de suecos implantaram microchips nos seus corpos para nunca mais terem de se preocupar em perder um cartão multibanco ou …

Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações. Muitas …

Astrónomos revelam como se formam os "mundos habitáveis"

Astrónomos da Rússia e da Europa descobriram sob que condições se formam os planetas semelhantes com a Terra ou com as suas sósias maiores. E, segundo acreditam, a descoberta facilitará a procura de mundos potencialmente …

Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka …

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada. Uma campanha - entretanto cancelada - …

Mais de 10 mil crimes de femicídio ficaram por resolver em 2017 no Brasil

No final do ano passado, 10.786 processos de femicídio - assassinatos de mulheres em função do género - aguardavam julgamento tribunais estaduais de Justiça do Brasil. Os dados foram publicados na quarta-feira pelo Conselho Nacional …

França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida. Na verdade, os peruanos …

Panama Papers investiga Messi por "operações suspeitas"

Messi e o seu pai já tinha sido condenados em 2016 por fraude fiscal. Agora, e segundo novos dados dos Panamá Papers, a sociedade offshore em causa continua ativa - ao contrário do que disse …

Membros de La Manada saem da prisão em liberdade condicional

Os cinco homens do grupo "La Manada" conseguiram, esta quinta-feira, a liberdade condicional, depois de uma nova decisão do Tribunal de Navarra. Segundo o El Confidencial, o Tribunal de Navarra decidiu pôr em liberdade condicional os …