Contas do Sporting aprovadas à tangente numa AG com assobios e pedidos de demissão

Os sócios do Sporting aprovaram, esta quinta-feira, por maioria de 52,95%, o relatório e contas do clube, relativo ao exercício de 2018/19, que apresenta um resultado líquido positivo a rondar os 141 mil euros.

A Assembleia-Geral, que decorreu no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, contou com a participação de 1.352 sócios, representando um total de votos de 7.431. 52,95% dos sócios votou a favor da aprovação do relatório e contas de de 2018/19. No entanto, segundo A Bola, houve mais sócios a votar contra (756) do que favoravelmente (596).

Depois de em 2017/18 os leões terem apresentado um lucro a rondar os dois milhões de euros, o emblema de Alvalade mantém-se com saldo positivo, embora se verifique uma queda drástica.

Segundo o jornal desportivo, no caminho entre o estádio e o pavilhão onde decorreu a Assembleia-Geral, era possível ver tarjas com inscrições como “Varandas Out”, “Respeitem o Sporting» e “Amadores… não, obrigado!”. Depois do conselho das forças de segurança, os adeptos acabaram por as retirar dos passeios.

Já dentro da AG, no primeiro discurso do presidente, ouviram-se muitos assobios vindos das bancadas, assim como gritos a pedir a sua demissão.

Varandas lembrou as dificuldades neste primeiro ano de trabalho, mas congratulou-se por ter conseguido evitar a falência do Sporting, assegurando que o “trabalho muitas vezes invisível hoje, vai dar frutos daqui a dois, cinco, dez anos”.

De acordo com o mesmo jornal, o antigo presidente do Sporting, Sousa Cintra, tinha pedido para fazer uma intervenção na AG, mas recusou-se a falar, alegando falta de condições por causa da enorme confusão, tendo votado e saído do pavilhão.

Depois de já ter abandonado a AG, o ex-dirigente criticou a gestão e atitudes de Frederico Varandas em declarações aos jornalistas, considerando que “não tem jeito” para o cargo. “Varandas já mostrou que não tem jeito para isto. Ele faz o que quer, não dá satisfações. Não deu nem uma palavra de agradecimento à comissão de gestão (pelo seu trabalho). É lamentável. E toma decisões…”, desabafou.

“Não respeita minimamente os sócios. Não tem jeito para ser presidente do clube. Parece o dono da quinta. A grandeza do Sporting está entregue a presidente do quero, posso e mando. Não pode ser. Desejo maior sucesso a ele e ao treinador Silas, que consiga grandes êxitos, e gostaria que os sportinguista estivessem unidos, mas é preciso que ele dê essa palavra de união”, vincou.

O antigo dirigente, que liderou também a comissão de gestão de transição entre Bruno de Carvalho e Frederico Varandas, considera que o atual timoneiro leonino tem dito “um chorrilho de mentiras” sobre a realidade do Sporting e lamentou a saída de Bas Dost e Nani, entre “outros erros” da sua ação.

Recordou que nos meses da sua gestão, “com uma comissão de sportinguistas que não ganharam um centavo, apenas por amor ao clube”, baixou a massa salarial em “algo mais do que dez milhões de euros” e criticou o facto de Varandas tentar ganhar ainda mais, já depois dos aumentos sucessivos de ordenado promovidos por Bruno de Carvalho. “Ao menos, devia respeitar as pessoas que estiveram aqui por amor e competência”, disse.

Questionado sobre uma eventual demissão, Varandas não escondeu a fúria. “Impera a democracia no Sporting. O Sporting é uma grande instituição, com mais de 160 mil sócios, com mais de 90 mil sócios pagantes. Vai sempre prevalecer a vontade da maioria dos sócios, quer gostem quer não. Apresentar a demissão? Essa pergunta é ridícula“, respondeu aos jornalistas à saída do pavilhão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …