Cashball. Sporting ilibado e André Geraldes fala em “abutres”

Miguel A. Lopes / Lusa

André Geraldes à esquerda de Bruno de Carvalho no banco de suplentes do Sporting

Denúncia de corrupção aconteceu em março de 2018. O denunciante é o único arguido que vai a julgamento.

Mais de dois anos e meio depois, está encerrada a investigação à volta do processo que ficou conhecido como Cashball. Vários órgãos de comunicação social noticiam esse encerramento, nesta segunda-feira, indicando que apenas Paulo Silva vai a julgamento.

Em março de 2018, Paulo Silva contou ao Ministério Público do Porto que dois intermediários lhe tinham pedido para corromper árbitros de andebol e jogadores de futebol; tudo alegadamente a favor do Sporting. O denunciante foi o único arguido indiciado – por corrupção desportiva e simulação de crime.

Na altura, quatro pessoas foram detidas por suspeitas de corrupção desportiva. André Geraldes, que era o diretor-geral da SAD do Sporting (liderado por Bruno de Carvalho), foi um dos arguidos ilibados deste processo.

Em declarações a vários jornais, Geraldes já reagiu: “São bons indícios para se fazer justiça. Aguardo serenamente como sempre disse pela justiça. A justiça deve-se resumir aos factos. Que alguns abutres não tenham medo da justiça, porque ela funciona”, atirou o atual presidente da SAD do CF Estrela da Amadora.

Os outros dois arguidos – o empresário João Gonçalves e o antigo funcionário do Sporting, Gonçalo Rodrigues – também não vão a julgamento. João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues seriam os dois intermediários denunciados por Paulo Silva.

Como, quer nos casos de dois árbitros de andebol, quer no caso do futebolista Leandro Freire (no Desportivo de Chaves, nessa época), todos confirmaram que foram abordados para favorecer o Sporting, ficou a evidência – de acordo com a Polícia Judiciária – de que Paulo Silva realmente tentou subornar estes três elementos mas nada indica que foi um pedido por parte de alguém do Sporting.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A justiça no seu melhor. Está provado ao que dizem que houve tentativa de corrupção, está provado o mensageiro da tentativa, os corrompidos ou que foram alvo de tentativa de corrupção, agora não se consegue identificar os beneficiários. De certeza que era para beneficiar o Benfica ou o FCP neste caso ! Brincalhões !!!!

RESPONDER

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …

Há círculos fantasmagóricos nunca antes vistos no céu (e os astrónomos não sabem o que são)

Em setembro de 2019, uma equipa de investigadores fez uma apresentação sobre objetos interessantes encontrados em novos dados radioastronómicos. Esses objeto tinham formas muito estranhas que não cabiam facilmente em nenhum tipo de conceito conhecido. A …

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …