Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga.

Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas permitiram a reacção dos minhotos, que causaram muito perigo e reduziram a desvantagem – por Wilson Eduardo.

Porém, uma grande exibição de Renan Ribeiro acabou por segurar a preciosa vantagem de 2-1, que garantiu os três pontos aos homens de Alvalade. Os minhotos podem queixar-se de falta de eficácia atacante, pois terminaram a partida com 2,5 expected goals (xG), contra 1,4 dos “leões” e só marcaram um golo.

O jogo explicado em números

  • Entrada autoritária do “leão” na partida, a chegar ao primeiro quarto-de-hora com 70% de posse de bola, quatro remates, dois deles enquadrados, e os melhores lances de ataque. Os bracarense, por seu turno, apostavam no passe longo para chegarem rapidamente à frente ofensiva, mas com apenas um disparo, desenquadrado.
  • Não espantou, portanto, o 1-0, aos 16 minutos. Ao quinto remate leonino, terceiro enquadrado, Wendel abriu o activo de forma oportuna na grande área, na conclusão de uma boa combinação com Luiz Phellype.
  • O Braga reagiu de pronto e passou a estar mais tempo no meio-campo contrário, aumentando para 36% a posse de bola. Em termos ofensivos registava quatro disparos à meia-hora, um deles com boa direcção – não passando de um expected goals (xG) de 0,4, contra o 0,8 dos “leões”.
  • Para além do golo apontado, Wendel destacava-se também por registar 100% de eficácia nos 26 passes que realizara até então, tendo também concluído as duas tentativas de drible. Liderava, assim, os ratings, com 6.8.
  • Por volta dos 40 minutos já os “arsenalistas” registavam mais remates que os homens da casa (9 contra seis) e dois enquadrados, o último numa ocasião flagrante de Hassan que teve resposta de alto nível de Renan Ribeiro, na pequena área.
  • Mas quem tem Bruno Fernandes arrisca-se a ser mais competente na frente, e o médio fez o 2-0 aos 44 minutos, após um excelente lance individual concluído com um remate indefensável.
  • Vantagem importante do “leão” chegado o descanso, alicerçada numa entrada forte e dominadora, num golo cedo e, aquando da reacção bracarense, numa consistência que lhe permitiu manter o adversário em branco e ampliar a vantagem ao cair do pano, graças a um tento de grande qualidade de Bruno Fernandes.
  • O médio era o melhor ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 7.1, fruto do golo, dos três remates que realizou, todos enquadrados, e também de três desarmes.
  • Os minhotos reentraram em campo transfigurados, a dominar o desafio com 66% de posse de bola no primeiro quarto-de-hora do segundo tempo, três remates contra um (um enquadrado) e muitas jogadas pelos flancos a solicitar os muitos jogadores que colocavam na grande área.
  • Por volta dos 70 minutos, os bracarenses registavam já seis remates, dois enquadrados (3-1 para os “leões”), para além de 58% de posse desse o intervalo. Os lances de perigo junto à área de Renan Ribeiro iam-se sucedendo, mas os espaços na retaguarda começavam a ser aproveitados pelos homens da casa.
  • O golo visitante acabaria mesmo por surgir, aos 73 minutos. Bom trabalho de Ricardo Horta, a rematar ao poste, e na recarga, Wilson Eduardo atirou a contar frente à antiga equipa. Ao oitavo remate no segundo tempo terceiro enquadrado (17-6 no total), os minhotos chegavam ao golo.
  • Até final, o Braga lutou em busca do empate, mas começaram a faltar forças e alguma clarividência, pelo que os lances de ataque não apresentavam o perigo que se verificara até então. O Sporting acabou por segurar a vantagem, registando a primeira vitória da temporada.

O melhor em campo GoalPoint

O jogo parecia bem encaminhado para o “leão” ao intervalo, mas o Braga reagiu no segundo tempo e causou muitos problemas à formação de Alvalade.

Em cena surgiu então Renan Ribeiro, que ia mostrando estar particularmente e realizou algumas defesas de vulto. O guarda-redes leonino foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 8.2, fruto de seis defesas, cinco a remates na grande área, quatro a disparos aos ângulos superiores.

Uma prestação fundamental para os três pontos do Sporting.

Tiago Petinga / Lusa

Jogadores em foco

  • Wendel 7.4 – Belo jogo do médio brasileiro, muito comprometido com os vários momentos do jogo da sua equipa. Para além do golo que apontou, registou 93% de eficácia de passe (51 certos de 55), completou as quatro tentativas de drible e recuperou 12 vezes a posse de bola, de longe o valor mais alto do jogo.
  • Sebastián Coates 7.2 – A subida do Braga no terreno obrigou a atenção redobrada por parte da defesa leonina, e Coates esteve particularmente bem. O uruguaio ganhou os cinco duelos aéreos em que participou (três defensivos) e somou nada menos que 20 acções defensivas, metade delas alívios.
  • Bruno Fernandes 6.7 – Excelente golo do médio leonino, a recuperar uma bola a Claudemir, antes de passar Bruno Viana para um belo remate, perto do intervalo. Bruno rematou por quatro vezes e enquadrou três dessas tentativas, fez três passes para finalização e somou dois bloqueios de cruzamento e três de passe.
  • Matheus 6.3 – O guardião bracarense também teve muito trabalho. Não evitou dois golos, mas terminou o jogo com quatro defesas, todas as remates na sua grande área, e uma saída ao solo eficaz.
  • Wilson Eduardo 6.0 – O atacante fez novamente golo à sua antiga equipa, terminando o jogo com dois remates enquadrados nas duas únicas tentativas. Curiosamente destacou-se com dois duelos aéreos defensivos ganhos (em dois) e registou dois desarmes.
  • Ricardo Horta 5.8 – O médio-esquerdo bracarense esteve infeliz no momento do remate, contribuindo com 0,7 para o xG elevado dos minhotos, embora não tenha marcado. Ricardo fez seis disparos, enquadrou um e acertou uma vez no ferro (lance que acabou em golo de Wilson), e ainda fez dois passes para finalização.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …