Sporting 1-2 Eintracht Frankfurt | Leão tropeça e cai… na Liga Europa

Adeus, bye bye, auf wiedersehen. O Sporting foi despejado das lides dos milhões da Liga dos Campeões sem glória, após ter perdido por 1-2 na recepção ao Eintracht Frankfurt.

Dos males o menor, graças à ajuda do Tottenham, que derrotou o Marselha no último suspiro, os de Alvalade terão como consolo o play-off da Liga Europa.

O rugido leonino fez-se ouvir na primeira metade, quando Arthur Gomes deixou o caminho dos “oitavos” aberto, mas a equipa de Rúben Amorim perdeu fôlego na etapa final, baixou as linhas de forma acentuada, foi encostado às “cordas” pelos alemães e acabou por ceder no espaço de dez minutos, entre os 62 e os 72, com os golos de Kamada e de Kolo Muani.

A reacção foi já feita em desespero, com pouca organização e mais com o coração do que com a cabeça. Desta forma, ainda não será esta época que teremos três equipas portuguesas na fase do “mata-mata” da Champions.

Ao minuto 39, Arthur Gomes abriu a contagem, deixou Alvalade em êxtase e ainda mais verde a via rumo aos oitavos-de-final da Liga milionária.

Os “leões”, que surgiram com várias mexidas no “onze”, fizeram uma primeira parte competente, num embate equilibrado.

St. Juste juntou-se a Coates e Gonçalo Inácio no eixo defensivo, Pedro Porro e Nuno Santos ocuparam as duas alas, Pedro Gonçalves recuou no terreno para “fazer de Morita”. No ataque, Arthur Gomes e Paulinho formaram o trio com Edwards.

O Sporting teve pouca bola (45%), accionando sempre que possível os ataques rápidos e justificavam a vantagem que levaram para o descanso.

A primeira metade ficou ainda marcada pela saída precoce do lesionado Nuno Santos.

Arthur Gomes, que apontou o segundo golo nesta edição da Champions, era o melhor em campo com um GoalPoint Rating de 7.7. O extremo destacou-se com um golo no único remate que fez, cinco passes aproximativos recebidos e duas acções com a bola na área do adversário.

O cenário do encontro alterou-se no período pós-intervalo.

O Sporting quis gerir a magra vantagem, não manteve a pressão e a intensidade, baixou o bloco, não conseguiu ter a bola e estendeu a passadeira que o Eintracht aproveitou para pressionar e dar a volta ao prejuízo.

Kamada, da marca dos 11 metros, deixou tudo empatado e, dez minutos volvidos, Gonçalo Inácio não teve pernas para acompanhar Kolo Muani, que disparou e sentenciou a partida.

Os “panzeres” alemães venceram o grupo e terão a companhia do Tottenham nos oitavos-de-final. Os vice-campeões nacionais, que estiveram vários minutos afastados das provas europeias, tiveram uma ajuda e foram “recambiados” para a Liga Europa.

A formação orientada por Amorim não vence há três jogos seguidos, sendo que saiu derrotado em quatro dos últimos seis duelos que protagonizou e sofre golos há dez jogos de rajada.

Melhor em Campo

Numa época de estreia marcada por lesões, o central Jeremiah St. Juste foi o melhor em campo com uma óptima exibição.

Durante os 75 minutos em que actuou, St. Juste realizou um remate, foi eficaz no capítulo do passe (87%, acertando 40 das 46 tentativas), gizou cinco passes aproximativos, duas variações de flanco, recuperou a posse em quatro ocasiões.

Fez ainda três desarmes, seis intercepções (máximo), quatro alívios e levou para casa o título de MVP com um GoalPoint Rating de 7.4.

Destaques do Sporting

Arthur Gomes 6.3

Justificou a titularidade com um golo em dois remates, dois cruzamentos, três conduções aproximativas e uma super aproximativa, e três acções com a bola na área contrária.

Ugarte 6.1

Saiu com queixas físicas e ausência fez-se notar (e de que maneira). Em 61 minutos em cena, orquestrou um cruzamento, falhou apenas um dos 21 passes feitos (95% de eficácia), foi eficaz nos três dribles que arriscou, recuperou a bola por seis vezes e chegou aos quatro desarmes.

Pedro Porro 5.8

O espanhol não teve muito espaço para desequilibrar. Chegou aos dois cruzamentos, acertou sete passes aproximativos, atingiu o máximo de sete desarmes e seis acções defensivas no meio-campo contrário, não foi feliz em nenhum dos seis dribles que tentou, acumulou 29 perdas de bola, consentiu dois desarmes.

Pedro Gonçalves 5.8

Na posição que tem vindo a ser ocupada pelo lesionado Morita, teve um jogo de sacrifício. Não fez nenhum remate, realizou um cruzamento, falhou 15 dos 44 passes tentados, sendo que cinco foram de risco, chegou às 25 perdas da posse, sofreu três desarmes e registou sete maus controlos de bola. Do lado positivo as 11 recuperações de posse, seis desarmes e cinco acções defensivas no meio-campo contrário.

Gonçalo Inácio 5.7

Estava a ser um dos melhores dos “leões”, mas o lance que esteve na génese do 1-2 acabou por marcá-lo. Perfeito nos dribles – cinco tentativas e outros tantos acertos -, alcançou as três conduções aproximativas, fez seis recuperações de bola e três alívios.

Adán 5.6

Partida ingrata para o espanhol, que não teve culpas nos dois golos sofridos e registou três defesas.

Nuno Santos 5.3

Meia-hora em alta rotação para o ala canhoto, que saiu lesionado. Até aí fez um remate, duas recuperações de posse e três maus controlos de bola.

Dário Essugo 5.3

O jovem médio entrou na pior fase da partida e não conseguiu ajudar a alterar o rumo dos acontecimentos. Nos passes acertou sete dos nove tentados, teve 19 acções com a bola, três recuperações da posse, seis perdas, três maus controlos e dois desarmes.

Coates 4.7

Penalizado no lance da grande penalidade assinalada, o capitão venceu dois dos três duelos aéreos defensivos em que interveio e acumulou cinco alívios.

Trincão 4.3

Opção furada, o avançado não atravessa um bom momento e deixou isso claro nos 29 minutos em que jogou: não acertou nenhum dos quatro dribles tentados, acumulou nove perdas de posse e, dos 11 passes feitos, desperdiçou três (73% de eficácia).

Destaques do Eintracht

Tuta 6.9

O central “canarinho” foi o melhor elemento dos forasteiros, destacando-se com oito recuperações da posse, quatro desarmes e outros tantos alívios.

Kolo Muani 6.4

O internacional francês foi decisivo na reviravolta registada no marcador. Terminou o jogo com dois remates enquadrados, um golo, três cruzamentos e 24 acções com a bola (quatro na área do Sporting). Registou, ainda, três desarmes e dois maus controlos de bola.

Rode 6.0

A entrada do experiente médio foi determinante. Com ele em campo o Eintracht venceu o duelo no meio-campo e teve ainda o condão de libertar Kamada das missões defensivas. Realce para as 50 acções com a bola, duas recuperações, coleccionou três acções defensivas no meio-campo contrário, seis desarmes e uma intercepção.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.