Sporting 1-1 Arouca | “Mata-leão” arouquense faz da Champions miragem

Tiago Petinga / EPA

Pedro Gonçalves no Sporting vs Arouca

O Sporting deu um passo atrás na luta por um lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada.

Ao contrário do que aconteceu em Turim, onde o “leão” fez uma grande exibição, desta feita, em Alvalade, ante o Arouca, a equipa de Rúben Amorim esteve longe de agradar, apresentando um futebol de muito coração, muito pouca cabeça e discernimento, pelo que não foi além de um empate 1-1 nesta 28ª jornada da Liga bwin, que deixa os lisboetas a oito pontos do terceiro classificado, o Sporting de Braga.

O ponto de contacto com a “performance” de Turim foi mesmo a falta de eficácia, com o Sporting a desperdiçar uma grande penalidade, a acertar duas vezes nos ferros e a marcar apenas uma vez apesar nos 2,9 Expected Goals (xG).

O Arouca, esse, somou pontos pela primeira vez em Alvalade, após já ter batido os “leões” por 1-0 na primeira volta, e é cada vez mais quinto classificado e sensação da temporada.

Domínio com pouca pontaria

Sem deslumbrar, o Sporting assumiu cedo o domínio do jogo, com mais bola, acções ofensivas, mas com pouco poder de fogo, pois na frente, Chermiti raramente se conseguia colocar em situação de finalização.

A desinspiração era total e esse facto ficou patente aos 35 minutos, quando Pedro Gonçalves desperdiçou uma grande penalidade – mão na bola de Nino Galović na grande área arouquense -, permitindo a defesa de Ignacio De Arruabarrena.

O Arouca é que não se deixou contagiar pela pouca pontaria. Aos 38 minutos, transição rápida, Diomande tentou o alívio, mas apenas conseguiu “assistir” Antony que, com tudo para facturar, não desperdiçou.

Ao intervalo a vantagem era dos visitantes, que não desperdiçaram como os “leões”, e o melhor em campo era o seu guarda-redes Ignacio De Arruabarrena, com um GoalPoint Rating de 7.0, fruto de duas defesas, uma a travar a tal grande penalidade de “Pote”.

O Sporting poderia ter chegado ao empate aos 54 minutos, num cabeceamento de Morita à barra, após canto da esquerda, e Chermiti não conseguiu a emenda. E aos 57, De Arruabarrena fez uma enorme defesa a remate de Nuno Santos. A entrada de Morita e a subida de Pedro Gonçalves no terreno estava a baralhar as marcações arouquenses e, aos 62, foi a vez de Chermiti cabecear ao poste.

A pressão leonina era intensa, com Coates a subir para fazer de ponta-de-lança, numa dupla com Chermiti, e o Sporting a começar o “chuveirinho”, já perto do fim.

Até que aos 83 minutos, o árbitro assinalou o segundo penálti da noite, desta feita por falta de João Basso sobre Pedro Gonçalves, e o médio leonino não desperdiçou, aos 87 minutos.

Um empate que, pelo momento em que aconteceu, não deixou o Arouca feliz, e nem o “leão”, que assim ficou a oito pontos do Braga.

Melhor em campo: Ignacio De Arruabarrena

O homem está talhado para os grandes jogos, onde costuma dar nas vistas. O guardião uruguaio foi o melhor em campo em Alvalade, com um GoalPoint Rating de 7.6, tendo terminado o jogo com quatro defesas, uma delas a travar a primeira grande penalidade de Pedro Gonçalves, e a registar 1,7 golos evitados (defesas – xSaves). Acumulou ainda três saídas pelo ar eficazes e acertou cinco de sete passes longos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.