//

Série SpongeBob acusada de “violência”, “racismo” e de perpetuar o “colonialismo”

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o “racismo” e o “colonialismo” junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington.

No fundo do mar, a vida parece feliz. A maioria dos episódios da série SpongeBob SquarePants são sobre as aventuras e desafios que a famosa esponja amarela tem de superar, ao lado dos seus amigos Patrick, Sandy, Squidward e até com o patrão Sr. Krabs.

Mas não agrada a todos. Uma professora da Universidade de Washington, Holly M. Barker revela num artigo rceente a responsabilidade que as personagens têm na normalização da saída de povos indígenas das suas terras por parte dos Estados Unidos.

O artigo foi publicado na rveista “O Pacífico Contemporâneo: Um Diário de Temas das Ilhas” com o título “O inquietante SpongeBob e os legados de violência em Bikini Bottom”.

Segundo a professora, a ilha de Bikini Bottom inspira-se na ilha Bikini Atoll, localizada nas ilhas Marshall, no Oceano Pacífico. A “casa” de SpongeBob localiza-se na ilha subaquática utilizada para testes nucleares em 1946 pelos Estados Unidos.

Segundo o Jornal de Notícias, na vida real, os habitantes desta ilha foram obrigados a deslocalizar-se durante a Guerra Fria para que esses testes pudessem ser realizados.

Holly M. Barker critica o “branqueamento das atividades militares norte-americanas” na série infantil e na História contada aos mais novos. Para a professora, é a continuação da perpetuação da hegemonia dos Estados Unidos face aos outros povos.

Além disso, a apropriação cultural de saias havaianas por algumas das personagens e a existência de um restaurante de hambúrgueres, típico da cultura norte-americana, são provas de que a normalização do racismo, violência e colonialismo continuam a ser incutidos pela cultura popular, estendendo-se até aos desenhos animados.

A autora conclui assim que a série, que celebra 20 anos, promove “as práticas coloniais violentas e racistas”.

Segundo o JN, há na Internet várias teorias sobre esta série infantil, nomeadamente quem considere que os diversos tipos de formas das personagens (esponja, urso, caranguejo, estrela do mar, polvo) são resultado dos testes nucleares feitos na ilha de Bikini Atoll.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.