Luís Forra

Contratou Luís Montenegro e a Spinumviva por quase 200 mil euros em 2022, para uma reestruturação da empresa e, desde que o atual primeiro-ministro mostrou interesse de liderar o PSD, tem sido das principais financiadoras do partido.
Segundo o jornal Expresso, a família Barros Rodrigues doou mais de 30 mil euros ao PSD desde 2018. A maior parte dos donativos — mais de 27 mil euros — foram feitos a partir de 2021, o ano em que Luís Montenegro foi contratado para reestruturar a empresa.
Já em março, avançava o Observador que a gasolineira foi responsável por pagar a Montenegro e à Spinumviva quase 200 mil euros em 2022 por um trabalho de dois anos.
Jorge Barros Rodrigues, empresário ligado a uma rede de postos de combustíveis em Braga, terá oferecido um contrato a Montenegro fundamental para a criação da polémica Spinumviva, que viria a a registar em 2022 um pico de faturação graças, em grande parte, a este empresário: 50% das receitas da empresa criada por Montenegro vinham desta colaboração.
Entre 2018 e 2023, seis membros da família contribuíram com um total de 30.500 euros para o partido, sendo que 27 mil desses euros foram entregues a partir de 2021.
O filho deste empresário, João Rodrigues, é vereador e atual candidato à presidência da Câmara Municipal de Braga. Está entre os doadores, bem como a sua mulher, irmãos, cunhada e sogro. A sua esposa e colaboradora da Spinumviva, Inês Patrícia Varajão Borges, também doou em 2021 (mil euros) enquanto o pai contribuiu com 10 mil.
João Rodrigues confessa ao Expresso que “apoia, como e quando pode, o PSD”.
Braga e o PSD: uma história de amor
Estes donativos foram realizados tanto à estrutura nacional como às secções locais do partido, principalmente a de Braga — o principal centro de doações ao PSD, com vários doadores posteriormente nomeados para cargos públicos — mas alegadamente sem relação direta com lideranças específicas ou candidaturas concretas.
A análise dos dados da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) realizada pelo semanário Expresso revela que Braga é mesmo o principal bastião financeiro do PSD nos últimos anos.
Cerca de 43% dos doadores que contribuíram com valores iguais ou superiores a mil euros entre 2022 e 2023 estão ligados ao distrito de Braga. Mais concretamente, relata o jornal, 26 dos doadores identificados são do próprio concelho de Braga, onde também reside Hugo Soares, secretário-geral do PSD e líder parlamentar.
Entre os maiores doadores de Braga, encontram-se também nomes que posteriormente assumiram grandes cargos públicos. Américo Afonso, atual presidente do Hospital de Braga, e Rui Sá Morais, administrador da Casa da Música, doaram cada um 5 mil euros ao PSD em 2022. Sandra Cerqueira, CEO dos Transportes Urbanos de Braga, e Carlos Duarte Oliveira e Silva, da Invest Braga, doaram 6 mil e 2.500 euros, respetivamente.
Apesar de não ser ilegal que doadores privados ocupem cargos públicos, a coincidência temporal entre os apoios financeiros e as nomeações pode gerar desconfiança, sobretudo quando se trata de entidades públicas ou empresas maioritariamente financiadas pelo Estado.
Transparência para todos.
Porque não são as contas dos partidos públicas? Porque não pagam impostos como qualquer um dos mortais?
Notícias inclinadas nesta altura do campeonato não são inocentes. O pagamento do Costa à imprensa e em especial ao grupo impresa ainda manda..
O que interessa é que anda aí um espertalhao a tentar passar entre os pingos da chuva, a se fazer passar por uma coisa que não é!
Esse chama-se Lusitano.
Pode consultar https://www.tribunalconstitucional.pt/tc/contas_eleicoes-partidos.html 2024 não tem ainda e já poderia haver de janeiro a março (trimestre) por uma questão de transparência
Grande Costa.
O que andou a pagar ao Grupo Impresa ainda dá frutos…
Também me interrogava como a SIC Notícias chegou a este ponto de estar tão esquerdoide. O dinheiro o que faz! E é que aquela gentalha toda precem uns cordeirinhos a obedecer ao pastor chefe. Pobre Balsemão ao que tu chegaste! E no Expresso, anda também lá uma tralha vermelha enorme. O irmão do Costa, qualquer dia nem o deixam falar.
O Montenegro é um corrupto vigarista e ainda por cima incompetente. Nem sei como deixam chegar estes duques ao topo do PSD, deve ser de luva em luva…
Não sabes dizer cu. Calado eras um génio. Mas não, preferes ser palhaço ignorante!
A noticia explica. É à base de favores e luvas
Eu pergunto-me o que é que motiva um tipo que tem altos rendimentos do Privadso, até compra 2 apartamentos por 715.000€ a pronto, vem para a politica fazer?
Será que é por causa da Imobiliaria e da Lei dos Solos que vai no futuro render alguns milhoes para o Bolso?
É exasperante ter de suportar a presença de seres tão limitados e obtusos, como este palhaço ignorante. Teimar nos mesmos disparates sem sentido é arrogância e estupidez descontrolada. Este gajo é um vazio completo, um vagabundo sem eira nem beira,
Programa da AD quer salário mínimo nos 1100 euros e menos IRS e olhar também para a classe média,
AD vai cortar 500 milhões de euros no IRS em 2025, de acordo com o seu programa.
O que ninguém explica, e que eu gostaria mesmo de saber, exatamente o que é que foi prestado de serviços por esses 200 000 euros pagos?
Será que não era algo que eu conseguia fazer? E será que não há ninguém que me queira contratar para o efeito? Até era capaz de fazer um preço de amigo…
O Vale de Azevedo também era advogado. Mas o Montenegro não desviou dinheiro do benfica, por isso não é tão grave. Em comum o valor avolutado que cobram aos clientes.