/

O chihuahua Spike é o cão mais velho do mundo

1

Guinness World Records

Spike tem 23 anos e sete dias.

Aos 23 anos e 43 dias de idade, o chihuahua Spike foi considerado o cão mais velho do mundo, segundo o Guinness World Records.

Não é todos os dias que se é reconhecido pelo Guinness World Records. Muito menos quando se é um chihuahua. Spike pode gabar-se deste feito após ter recebido o título de cão mais velho do mundo.

No dia 7 de dezembro de 2022, altura em que o Guinness World Records avaliou a idade de Spike, o cão tinha 23 anos e 7 dias de idade. O animal natural de Camden, em Ohio, nos Estados Unidos, tem cerca de 23 centímetros de altura e pesa quase 6 quilos.

A sua cuidadora, Rita Kimball, encontrou Spike num parque de estacionamento de uma mercearia local. Certamente a norte-americana não imaginaria que, 13 anos depois, Spike seria considerado o cão mais velho do mundo.

O reconhecimento foi partilhado nas redes sociais do Guinness World Records. Num dos comentários, um utilizador pergunta como é que sabiam quantos anos tinha Spike quando o encontraram. “Tinha a certidão de nascimento no bolso de trás”, escreveu ainda o internauta, em tom satírico.

A própria página do Guinness respondeu, explicando como foi possível verificar a idade do animal.

“A idade do Spike é baseada numa série de evidências, incluindo documentos de vários veterinários, que estimaram a mesma data aproximada de nascimento entre julho e novembro de 1999. Isso foi baseado na sua condição médica, incluindo os seus dentes e olhos”, lê-se nos comentários do Instagram.

No entanto, nem todos se mostram convencidos, incluindo uma veterinária: “É impossível prever, especialmente num rafeiro. Isto não devia ser um recorde se não houve absolutamente nenhuma maneira de verificá-lo. Eu sou especialista de saúde veterinária canina”, escreve uma utilizadora. “Ele é muito fofo, isso é um facto!”.

Ainda assim, Spike está longe do recorde absoluto de Bluey, um cão natural de Rochester, na Austrália, que viveu até aos 29 anos e cinco meses. O boiadeiro-australiano nasceu em 1910 e viveu até ao dia 14 de novembro de 1939.

ZAP //

1 Comment

  1. “Spike tinha sido anunciado como o cão mais velho do mundo. Agora, o Guinness World Records volta atrás e diz que o mais velho é Bobi – Rafeiro Alentejano tem 30 anos: nasceu no dia 11 de maio de 1992, de acordo com o Guinness World Records.”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.