Speeder, a mota voadora que será quatro vezes mais rápida que um Cessna

2

JetPack Aviation

A Speeder, da JetPack Aviation.

A Speeder é uma tecnologia em criação, que será uma mota voadora possivelmente quatro vezes mais rápido do que uma aeronave Cessna.

A JetPack Aviation, como o seu nome indica, cria jetpacks e ensina civis e militares a pilotá-los. Recentemente, a empresa norte-americana decidiu apostar em algo diferente: uma mota voadora.

Em entrevista à Futurism, o fundador da empresa, David Mayman, falou sobre a sua mais recente criação, a Speeder.

A Speeder está em desenvolvimento há alguns anos e será uma aeronave totalmente única, capaz de velocidades extremamente altas, com uma potencial autonomia de mais de 1.600 quilómetros.

O principal uso da Speeder é fundamentalmente a resposta a emergências e missões de socorro em desastres.

“Imagine que houve um furacão. As estradas estão danificadas e não pode colocar camiões na estrada. Pode-se levar dez [motas] destas por menos do que se paga por um helicóptero”, explicou Mayman. O uso recreativo da Speeder só virá mais tarde.

O protótipo da JetPack Aviation está projetado para voar até 1.000 pés acima do nível do solo. Pelas palavras de Mayman, a Speeder é “incrivelmente rápida”. Uma aeronave Cessna voa a cerca de 190 km/h. “Estamos a fazer quase quatro vezes isso”, atirou o CEO da empresa.

A Speeder vai levar qualquer combustível pesado, desde gasolina a diesel. Quando estiverem disponíveis online, voarão com zero emissões, disse Mayman à Futurism.

Por enquanto, não se sabe quanto custarão, mas Mayman diz que o objetivo é que chegue ao preço de um carro desportivo luxuoso.

“Recebemos cerca de 50 pré-encomendas em algumas horas e fechamos”, conta o CEO. Até que possam demonstrar a aeronave, a empresa não se quer comprometer.

Por agora, existem dois protótipos da Speeder — nenhum deles tripulado. “Acho que vamos olhar para a certificação no final do próximo ano. A certificação pode levar de seis meses a um ano, depois disso entra em produção”, disse Mayman.

Motas voadoras não são propriamente algo inédito. No Japão, já são uma realidade.

Depois de se lançar no negócio dos drones, a marca japonesa ALI Technologies aventurou-se pelos céus para testar uma mota voadora Xturismo de edição limitada, que começou a ser desenvolvida em 2017.

No vídeo de demonstração divulgado pelo ALI Tech, a Xturismo pode ser vista a levantar voo e a percorrer alguns metros no ar — o condutor consegue ainda fazer uma inversão de marcha no ar. Apesar de não se tratarem de manobras demasiado arriscadas, são passos promissores para os veículos deste género, num mercado que saliva por novidades.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.