/

SpaceX voltou finalmente ao espaço e lançou um Falcon 9 com dez microsatélites

SpaceX / Flickr

Cápsula Dragon vai ser enviada para Marte, lançada da Terra pelo foguetão Falcon Heavy

Foi o primeiro lançamento de um Falcon 9 depois da explosão do ano passado

A empresa aeroespacial norte-americana SpaceX lançou hoje um foguetão Falcon 9, com dez pequenos satélites de comunicação, assinalando a retoma de voos quatro meses depois da explosão de um engenho semelhante na Florida.

O Falcon 9 foi lançado, conforme o previsto, da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos, às 09:54 locais (17:54 em Lisboa).

O primeiro módulo do engenho, com 70 metros de altura, separou-se do resto do lançador dois minutos e 27 segundos após a descolagem. Pouco depois, regressou à Terra, aterrando, nove minutos depois, numa plataforma flutuante no Oceano Pacífico.

Uma hora depois do seu lançamento, o segundo módulo do Falcon 9 colocou em órbita os dez micro-satélites, da empresa de comunicação de dados Iridium.

Tratou-se do sexto lançamento da SpaceX, que já fez aterrar o primeiro módulo do Falcon 9 três vezes no mar e duas vezes no solo da Florida.

A Space X é uma das empresas que está na corrida espacial à substituição do reformado Space Shuttle, da NASA, como transporte viável de carga e passageiros entre o Terra e a Estação Espacial Internacional, ISS.

A abordagem da Space X passa por usar lançadores que regressam à Terra após colocarem em órbita a sua carga, pousando de novo em terra ou em plataformas no mar.

A empresa privada, liderada pelo visionário Elon Musk, diretor-geral do fabricante de automóveis Tesla, conta, ao recuperar a parte mais onerosa do lançador, reduzir os seus custos de colocação em órbita.

A SpaceX tem programado 70 lançamentos, no valor de mais de dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.