SpaceX planeia enviar primeira nave espacial a Marte em 2018

Elon Musk, o magnata dono da Tesla e da SpaceX, anunciou esta quarta-feira que a sua empresa de exploração comercial do espaço planeia enviar uma nave não-tripulada a Marte em 2018.

A missão foi batizada de “Red Dragon” (“Dragão Vermelho”), e enviará uma nave espacial Dragon 2 ao Planeta Vermelho para trazer à Terra amostras recolhidas pelo rover da NASA.

A cápsula será provavelmente enviada para o Espaço utilizando foguetes reutilizáveis, mas será preciso um modelo ainda mais poderoso do que o Falcon 9, que serviu para abastecer a Estação Espacial Internacional. Este novo foguetão deverá ser o Falcon Heavy, cujo primeiro voo está previsto para o próximo ano.

Entre os desafios para a missão Red Dragon está a entrada da nave na atmosfera marciana, assim como a sua aterragem (“amartagem”?).

Uma vez que a atmosfera de Marte é cerca de mil vezes mais fina do que a terrestre, será necessário um sistema mais potente para travar o veículo a uma velocidade suficiente para que consiga pousar sem chocar contra o chão.

Para isso, a SpaceX avalia a possibilidade de realizar uma aterragem diferente de qualquer uma já realizada anteriormente: utilizando os propulsores da aeronave para, em primeiro lugar, redirecionar a aceleração do sentido vertical para o horizontal – fazendo com que a Dragon continue a movimentar-se para os lados enquanto desacelera -, para apenas depois ser posicionada na vertical e realizar uma aterragem segura.

Apesar de pouco espessa, a atmosfera marciana é capaz de fazer com que um objeto que entre no seu território aqueça muito e mais rapidamente.

Assim, essa nave precisa ser capaz de não apenas  travar a tempo, mas também de aguentar uma temperatura de cerca de 871ºC. Por sorte, o escudo térmico da Dragon consegue protegê-la contra uma temperatura extremamente alta – perto dos 1.650 ºC.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Operação "Saco Azul". CMVM suspende negociações de ações da Benfica SAD

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …

Governo britânico decide banir Huawei da rede de telemóvel 5G

As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei usado na infraestrutura de telecomunicações 5G até ao final de 2027. A decisão foi tomada, esta terça-feira, numa reunião do …

Bolsonaro farto da quarentena. "É horrível", diz Presidente, infetado com covid-19

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os …

Encontrado o corpo da atriz Naya Rivera

O corpo da cantora e atriz, estrela da série televisiva Glee, foi encontrado, esta terça-feira, num lago no sul da Califórnia, anunciaram as autoridades do condado de Ventura. O corpo de Naya Rivera foi descoberto seis …