SpaceX lançou (e aterrou) a primeira aeronave completamente reciclada da história

Um dos grandes problemas com as missões espaciais é os altos gastos a que obrigam. Geralmente, enviar uma nave ou uma sonda para o espaço fica na casa dos milhões ou dos milhares de milhões de dólares. Mas e se pudéssemos reutilizar naves, foguetes, sondas, para novas missões?

É exatamente isso que a SpaceX, a empresa espacial do bilionário Elon Musk, fez esta semana.

A empresa lançou a CRS-13, a sua 13ª missão de reabastecimento, que leva suplementos para a Estação Espacial Internacional (EEI), reutilizando um foguete Falcon 9 e uma cápsula de carga Dragon lançados anteriormente, para reduzir os custos da missão.

Segundo um comunicado da SpaceX, o Falcon 9 foi utilizado na missão CRS-11, em junho deste ano, enquanto a cápsula Dragon foi utilizada em 2015, na missão CRS-6.

Em março deste ano, a empresa de Elon Musk reutilizou um foguete, mas essa era a única parte reciclada da missão. Esta é a primeira vez que a empresa utilizou um foguete reutilizado e uma cápsula reutilizada no mesmo lançamento.

A localização do lançamento também é significativa. A missão descolou do Launch Complex 40 na estação da Força Aérea dos EUA em Cabo Canaveral. A 9 de setembro de 2016, este foi o local onde explodiu um foguete Falcon 9 da SpaceX. Esta é a primeira missão lançada a partir de lá desde o desastre.

A CRS-13 leva mais de 2.000 kg de carga para a EEI. Segundo o comunicado, a carga é composta por suplementos para a estação e equipamentos de pesquisa cruciais para as mais de 250 pesquisas científicas conduzidas na estação.

De acordo com o portal Futurism, entre os novos suplementos, há sensores para monitorizar a quantidade de lixo espacial que circunda a estação e para medir a quantidade de luz solar que atinge a Terra.

Após ficar cerca de um mês em órbita, a missão retorna com mais de 1.500 kg de materiais da estação espacial para a Terra.

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …