Falcon 9 da SpaceX faz aterragem histórica bem sucedida no mar

A empresa aeroespacial privada SpaceX conseguiu esta sexta-feira pela primeira vez fazer aterrar o seu foguetão Falcon 9 numa plataforma no Oceano Atlântico.

Foi a quinta tentativa da empresa de Elon Musk de realizar a proeza, a primeira onde tudo correu bem – ou seja, sem sustos nem explosões.

O Falcon 9 da SpaceX pretende ser um foguete reutilizável que pode ir ao espaço e regressar à terra aterrando suavemente, e agora conseguiu finalmente o que nas tentativas anteriores acabara em desastre: aterrar numa plataforma flutuante no mar.

Em dezembro o Falcon 9 fez história ao mostrar que conseguia ir ao espaço e aterrar em segurança, mas tratou-se de uma aterragem em terra firme.

As tentativas de aterrar numa plataforma flutuante estavam a ser um pouco mais problemáticas, e mesmo os erros mais pequenos acabavam por trair a missão e impedir o seu sucesso.

Mas esta sexta-feira, depois de levar uma cápsula Dragon com mantimentos para a Estação Espacial Internacional, o Falcon 9 fez nova tentativa para aterrar no mar… e desta vez tudo funcionou como era suposto, resultando numa missão bem sucedida.

A repórter espacial Miriam Kramer postou no seu Twitter um vídeo da aterragem. “O Falcon 9 tem finalmente as suas pernas aquáticas”, comentou Kramer.

A SpaceX publicou por seu turno no Twitter um vídeo com a aterragem, filmada a partir do próprio Falcon 9.

O passo seguinte será agora utilizar novamente este mesmo foguete, para outra viagem até ao espaço, que deverá acontecer em Maio ou Junho.

No caso do Falcon 9 que aterrou no solo, a SpaceX limitou-se a disparar os seus motores, em jeito de demonstração de que poderia fazer novo lançamento, mas optando por guardá-lo para a posteridade, por ser uma peça que vai ficar para a História espacial da Humanidade.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Lei de Bases da Saúde aprovada. PPP só na próxima legislatura

A maioria de esquerda aprovou esta quinta-feira uma nova Lei de Bases da Saúde, proposta pelo Governo socialista, em votação final global na Assembleia da República, contemplando o primado da gestão pública. As bancadas de PS, …

Itália. Eleição de Ursula Von der Leyen para a UE ameaça romper Governo

Quase todos os dias os dois chefes aliados, Luigi Di Maio, do Movimento 5 Estrelas (M5S), e Matteo Salvini, da Liga, atacam-se diretamente. Dentro de uma aliança de contrários, os dois partidos mobilizam as suas …

Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco. Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi …

Ilhan Omar promete continuar a ser o "pesadelo" de Donald Trump

"O pesadelo dele é ver uma refugiada imigrante somali a ascender ao Congresso. Vamos continuar a ser um pesadelo porque as suas políticas são um pesadelo para nós", disse Ilhan Omar. Esta quinta-feira, Ilhan Omar classificou …

Benfica confirma saída de Salvio para o Boca. "Chorei como um bebé"

O extremo Eduardo Salvio transferiu-se do Benfica para o Boca Juniors, na Argentina, num negócio esta quinta-feira oficializado pelo clube da Luz, que não revelou os valores envolvidos. O argentino esteve oito temporadas no Benfica, as …

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …