/

Falcon 9 da SpaceX faz aterragem histórica bem sucedida no mar

A empresa aeroespacial privada SpaceX conseguiu esta sexta-feira pela primeira vez fazer aterrar o seu foguetão Falcon 9 numa plataforma no Oceano Atlântico.

Foi a quinta tentativa da empresa de Elon Musk de realizar a proeza, a primeira onde tudo correu bem – ou seja, sem sustos nem explosões.

O Falcon 9 da SpaceX pretende ser um foguete reutilizável que pode ir ao espaço e regressar à terra aterrando suavemente, e agora conseguiu finalmente o que nas tentativas anteriores acabara em desastre: aterrar numa plataforma flutuante no mar.

Em dezembro o Falcon 9 fez história ao mostrar que conseguia ir ao espaço e aterrar em segurança, mas tratou-se de uma aterragem em terra firme.

As tentativas de aterrar numa plataforma flutuante estavam a ser um pouco mais problemáticas, e mesmo os erros mais pequenos acabavam por trair a missão e impedir o seu sucesso.

Mas esta sexta-feira, depois de levar uma cápsula Dragon com mantimentos para a Estação Espacial Internacional, o Falcon 9 fez nova tentativa para aterrar no mar… e desta vez tudo funcionou como era suposto, resultando numa missão bem sucedida.

A repórter espacial Miriam Kramer postou no seu Twitter um vídeo da aterragem. “O Falcon 9 tem finalmente as suas pernas aquáticas”, comentou Kramer.

A SpaceX publicou por seu turno no Twitter um vídeo com a aterragem, filmada a partir do próprio Falcon 9.

O passo seguinte será agora utilizar novamente este mesmo foguete, para outra viagem até ao espaço, que deverá acontecer em Maio ou Junho.

No caso do Falcon 9 que aterrou no solo, a SpaceX limitou-se a disparar os seus motores, em jeito de demonstração de que poderia fazer novo lançamento, mas optando por guardá-lo para a posteridade, por ser uma peça que vai ficar para a História espacial da Humanidade.

ZAP / Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.