SpaceX fez história ao lançar e recuperar foguetão Falcon 9

A SpaceX conseguiu retomar o caminho do sucesso ao enviar para o Espaço o foguetão Falcon 9 e fazê-lo regressar e aterrar em posição vertical, sem qualquer dano.

O voo desta segunda-feira foi o primeiro depois de uma explosão aparatosa no verão, que fez arder milhões de dólares de investimento à SpaceX e ao seu fundador, o multimilionário Elon Musk.

O Falcon 9, uma versão mais poderosa e controlável, arrancou um minuto antes das 20h30 na Flórida, Estados Unidos, com a missão de pôr onze satélites comerciais da Orbcomm no Espaço.

A janela temporal de lançamento era curta, apenas 5 minutos, segundo indicou a empresa em comunicado. A colocação dos satélites em órbita demorou cerca de vinte minutos.

O foguetão conseguiu posteriormente regressar a terra e aterrar numa posição vertical, sem qualquer tipo de danos.

“Esta missão marca o regresso aos voos da SpaceX e a sua primeira tentativa de aterrar um ‘first stage’ em terra”, resumiu a empresa, que conseguiu a inversão de marcha e a aterragem como planeado.

Este é mais um passo para os foguetes reutilizáveis, algo que antes era considerado impossível. Mas depois de a Blue Origin, do CEO da Amazon Jeff Bezos, ter conseguido no mês passado lançar e recuperar um foguete, Musk conseguiu o mesmo feito com uma aterragem sem problemas.

É um grande avanço para a indústria: se for possível recuperar e usar os foguetes de forma sucessiva, o custo dos lançamentos espaciais poderá cair de uma forma drástica.

E essa é a visão de Musk e de outros aventureiros do espaço, como o já referido Jeff Bezos e também Richard Branson, da Virgin Galactic. O objetivo final é operacionalizar viagens comerciais para fora de órbita, a preços que os consumidores possam pagar.

O fundador da Tesla está empenhado naquela que acredita ser a maior aventura de sempre da Humanidade – primeiro as viagens turísticas para Marte e depois a sua colonização. O seu plano é levar um milhão de pessoas para o planeta vermelho.

A SpaceX tornou-se a primeira empresa a ser contratada pela NASA para levar carga até à Estação Espacial internacional e já ganhou outro contrato em parceria com a Boeing: levar astronautas para a Estação a partir de 2017.

ZAP / B!T

PARTILHAR

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …