Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

NASA

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon Musk .

Este será o primeiro voo espacial tripulado da Space X e será lançado esta quarta-feira do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos, e levará a bordo dois astronautas da NASA até à Estação Espacial Internacional (EEI).

O lançamento está marcado para as 16h30 locais (21h30 em Lisboa).

O voo espacial será o primeiro a sair de solo norte-americano desde 2011 e será a missão mais perigosa e prestigiada que a NASA alguma vez confiou a uma empresa privada.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, que estão em quarentena devido à covid-19 há duas semanas, vão voar a bordo da nova cápsula Crew Dragon, lançada pela SpaceX, uma start-up’fundada em 2002 pelo multimilionário Elon Musk.

Durante a missão, batizada de Demo-2, vão ser testados os sistemas de voo, foguetes, navios e processos de aterragem desenhados pela empresa fundada por Elon Musk.

O objetivo é que a NASA possa enviar os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional em voos comerciais dos Estados Unidos e não da Rússia, como acontece desde o final do programa de espacial Atlantis, em 2011.

Sintetizando, este será certamente um voo histórico: a Space X fará o seu primeiro voo tripulado, ao passo que a NASA marcará o fim do contrato dos Estados Unidos com a Rússia para fazer o transporte dos seus astronautas até à estação orbital.

Esta missão procura também lançar as bases para futuros planos de exploração para a Lua, a partir de 2024, e Marte, a partir de 2030.

Caso o lançamento seja cancelado nesta quarta-feira, estão marcados novos voos para sábado e domingo. O mau tempo pode condicionar este lançamento, tal como frisa o portal Business Insider, que detalha que nuvens e chuva podem atrapalhar atrasar o voo.

A missão estava a ser preparada desde 2015.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice-presidente Mike Pence anunciaram a sua presença no Cabo Canaveral para o lançamento e espera-se que milhares de pessoas assistam nas praias próximas, apesar do centro de visitantes estar fechado devido à pandemia de covid-19.

O evento pode ser acompanhado a partir da NASA TV, na rede social Youtube, e também na página da Space X. Para os mais aficionados, recomenda a RR, o melhor é colocar os olhos nos céus: cerca de 20 a 30 minutos depois da descolagem, a aeronave vai passar mesmo à frente da Lua, sendo possível ver um ponto de luz branco a atravessar o céu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …