Sp. Braga 2-1 Benfica | Braga bate Benfica no jogo aéreo e volta à final da Taça da Liga

Paulo Cunha / Lusa

O Sporting de Braga venceu esta quarta-feira o Benfica por 2-1, com dois golos de cabeça, e vai defender o título na Taça da Liga em futebol na final de sábado, frente ao Sporting, em Leiria.

O defesa central brasileiro Tormena marcou o golo da vitória bracarense, aos 59 minutos, depois de já ter estado em posição de finalização no tento inaugural, assinado pelo espanhol Abel Ruiz, aos 28. O Benfica, com a defesa titular e alguns dos habituais suplentes infetados pelo novo coronavírus, empatou, perto do intervalo, aos 45, por Pizzi, na conversão de uma grande penalidade.

Sem os centrais Otamendi e Vertonghen, nem os laterais Gilberto e Grimaldo, mais Nuno Tavares, o Benfica apresentou-se com um setor defensivo ‘remendado’, começando com João Ferreira à direita, o ‘capitão’ Jardel e Todibo no centro e Cervi na esquerda.

Logo a começar, Todibo ‘assustou’ Helton Leite, que também substituiu na baliza Vlachodimos, enquanto o Sporting de Braga tentava acercar-se da área ‘encarnada’, aproveitando alguma intranquilidade inicial.

Pouco depois, aos três minutos, Darwin, que fez dupla ofensiva com Seferovic, visou a baliza bracarense, após arrancada de Cervi. Ambos voltariam a tentar a sorte, aos 23, novamente com passe do argentino e finalização do uruguaio, sem sucesso.

Na área oposta, Ricardo Esgaio serviu Abel Ruiz, o ponta de lança utilizado por Carlos Carvalhal na ausência de Paulinho, remetido ao banco e que falhou os últimos três jogos, devido a lesão, mas o espanhol teve um fraco disparo.

Viria a ser mais bem-sucedido aos 28 minutos, quando desviou de cabeça, de forma subtil, o cruzamento de Ricardo Horta, inaugurando o marcador, com Tormena também em posição favorável para finalizar.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1351988015833485312

Em desvantagem, Jorge Jesus entregou a Weigl a marcação a Abel Ruiz, juntando o alemão aos centrais Jardel e Todibo, permitindo que João Ferreira e, especialmente, Cervi se aventurassem mais nas alas.

O Benfica parecia ‘crescer’, com mais posse de bola, mas viria a ser Fransérgio, com um ‘mergulho’, novamente a passe de Ricardo Horta, a falhar o cabeceamento, por pouco. Seguiu-se a pressão ‘encarnada’ que resultaria no empate, por Pizzi, aos 45 minutos, na conversão de uma grande penalidade, a castigar falta de David Carmo sobre Darwin, depois de ter estado perto do empate.

Primeiro, aos 42, o avançado uruguaio acertou no poste, com um remate à entrada da área, depois de uma simulação sobre Esgaio, e, logo depois, na sequência do canto, Seferovic, de cabeça, obrigou Matheus a defesa apertada.

A segunda parte começou da mesma forma, com o Benfica a ficar perto de marcar, com um remate de Pizzi para as mãos de Matheus, depois de um ‘slalom’ de Darwin sobre Tormena. O defesa bracarense acabou por se tornar o ‘herói’ da partida, ao marcar de cabeça o golo da vitória dos ‘arsenalistas’, aos 59 minutos, solto da marcação de Todibo, a passe do inevitável Ricardo Horta, pouco depois de Fransérgio ter acertado na trave da baliza ‘encarnada’, na sequência de um livre de Sequeira.

O melhor que o Benfica conseguiu, na procura da sua oitava final, depois das sete conquistas anteriores, foi um ‘tiro’ de Everton, que tinha ‘saltado’ do banco de suplentes aos 70 minutos, defendido facilmente por Matheus, já perto do fim, aos 90+1, e um ‘ultimo suspiro’, com um cabeceamento de Jardel, por cima, depois de um canto de Cervi.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/1352009282812829699

No sábado, também em Leiria, a partir das 19:45, Sporting de Braga e Sporting de Braga vão lutar por um terceiro título na competição, e pelo estatuto criado pela Liga de clubes de ‘campeão de inverno’.

O Sporting de Braga vai estar pela quarta vez na final, depois de ter vencido a prova em 2011/12 e 2019/20 e sido finalista em 2016/17. Já o Sporting vai disputar o jogo decisivo pela quinta vez, depois das conquistas de 2017/18 e 2018/19.

// F365

PARTILHAR

RESPONDER

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …