Nave russa Soyuz regressa à Terra com a bola que vai abrir o Mundial2018

Dmitri Lovetsky / EPA

O cosmonata Anton Shkaplerov resgatado após a aterragem da Soyuz MS-07 em Zhezkazgan, no Cazaquistão

A nave espacial russa Soyuz MS-07 regressou hoje à Terra com três astronautas a bordo e a bola que deverá ser utilizada no jogo inaugural do Mundial de Futebol, que arranca este mês na Rússia, divulgaram fontes oficiais russas.

O Centro russo de Controlo de Voos Espaciais (CCVE) confirmou que a bordo da cápsula de descida viajaram os cosmonautas Antón Shkaplerov (Rússia), Scott Tingle (Estados Unidos) e Norishige Kanai (Japão) e que os três elementos se encontram de boa saúde.

Os três astronautas, que aterraram no Cazaquistão, estavam desde meados de dezembro na Estação Espacial Internacional.

Em princípio, o modelo da bola oficial do Mundial, uma Adidas Telstar, que hoje regressou à Terra, deverá ser usado no jogo inaugural do torneio, que está agendado para 14 de junho e que será disputado pelas seleções da Rússia e da Arábia Saudita.

A intenção foi avançada em março último pelo astronauta russo Oleg Artemiev, que levou a bola, juntamente com a mascote oficial do Mundial, o lobo Zabivaka, para a EEI. A FIFA, a organização não-governamental que dirige o futebol mundial, não confirmou, até à data, a utilização da bola que viajou até ao espaço.

Adidas

Adidas Telstar, a bola oficial do Mundial 2018, na Rússia

Não é a primeira vez que astronautas promovem o Mundial 2018, que será disputado na Rússia até 15 de julho, e no qual Portugal vai estar incluído no Grupo B, juntamente com as seleções de Espanha, Irão e Marrocos.

Em outubro de 2014, o logótipo do Mundial 2014 foi apresentado a partir da EEI. Na altura, o evento foi transmitido em direto por canais de televisão de todo o mundo e seguido, a partir da Terra, pelo então presidente da FIFA, Joseph Blatter.

Na EEI permanecem três tripulantes: o russo Oleg Artemiev (comandante da atual missão) e os norte-americanos Andrew Feustel e Richard Arnold.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …