Nave russa Soyuz regressa à Terra com a bola que vai abrir o Mundial2018

Dmitri Lovetsky / EPA

O cosmonata Anton Shkaplerov resgatado após a aterragem da Soyuz MS-07 em Zhezkazgan, no Cazaquistão

A nave espacial russa Soyuz MS-07 regressou hoje à Terra com três astronautas a bordo e a bola que deverá ser utilizada no jogo inaugural do Mundial de Futebol, que arranca este mês na Rússia, divulgaram fontes oficiais russas.

O Centro russo de Controlo de Voos Espaciais (CCVE) confirmou que a bordo da cápsula de descida viajaram os cosmonautas Antón Shkaplerov (Rússia), Scott Tingle (Estados Unidos) e Norishige Kanai (Japão) e que os três elementos se encontram de boa saúde.

Os três astronautas, que aterraram no Cazaquistão, estavam desde meados de dezembro na Estação Espacial Internacional.

Em princípio, o modelo da bola oficial do Mundial, uma Adidas Telstar, que hoje regressou à Terra, deverá ser usado no jogo inaugural do torneio, que está agendado para 14 de junho e que será disputado pelas seleções da Rússia e da Arábia Saudita.

A intenção foi avançada em março último pelo astronauta russo Oleg Artemiev, que levou a bola, juntamente com a mascote oficial do Mundial, o lobo Zabivaka, para a EEI. A FIFA, a organização não-governamental que dirige o futebol mundial, não confirmou, até à data, a utilização da bola que viajou até ao espaço.

Adidas

Adidas Telstar, a bola oficial do Mundial 2018, na Rússia

Não é a primeira vez que astronautas promovem o Mundial 2018, que será disputado na Rússia até 15 de julho, e no qual Portugal vai estar incluído no Grupo B, juntamente com as seleções de Espanha, Irão e Marrocos.

Em outubro de 2014, o logótipo do Mundial 2014 foi apresentado a partir da EEI. Na altura, o evento foi transmitido em direto por canais de televisão de todo o mundo e seguido, a partir da Terra, pelo então presidente da FIFA, Joseph Blatter.

Na EEI permanecem três tripulantes: o russo Oleg Artemiev (comandante da atual missão) e os norte-americanos Andrew Feustel e Richard Arnold.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …