Soyuz MS-01 com 3 astronautas chegou com êxito à Estação Espacial

NASA

Uma nave russa Soyuz TMA-19 (esq) e um cargueiro russo Progress M-37, acoplados à Estação Espacial Internacional

Uma nave russa Soyuz TMA-19 (esq) e um cargueiro russo Progress M-37, acoplados à Estação Espacial Internacional

A nave tripulada russa Soyuz MS-01, a primeira da sua geração, realizou hoje com êxito a acoplagem à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia.

“A acoplagem foi realizada às 07:06 de Moscovo (05:06 em Lisboa)”, disse o locutor do Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia citado pelas agências russas.

O russo Anatoli Ivanishin, o japonês Takutya Onishi e a norte-americana Kathleen Rubins chegaram ao seu destino após três dias de voo em que testaram os novos sistemas da nave.

A manobra de acoplagem foi executada através do novo sistema de navegação “Kurs”, dotado de câmaras de televisão digital que permitiram aos técnicos do Centro de Controlo em terra ver o encaixe.

Soyuz MS-01 apresenta várias inovações em relação aos modelos de comunicação, propulsão, navegação e televisão que, segundo explicou Ivanishin na véspera da descolagem, “tornam a nave mais inteligente e mais segura”.

(dr) NASA

A astronauta norte-americana Kathleen Rubins, o russo Anatoli Ivanishin, e o japonês Takutya Onishi e

A astronauta norte-americana Kathleen Rubins, o russo Anatoli Ivanishin, e o japonês Takutya Onishi e

Os astronautas recém-chegados foram recebidos pelos russos Alexéi Ovchinin e Oleg Skripochka, e pelo norte-americnao Jeffrey Williams, que se encontram na plataforma desde março pasado.

Ivanishin e os seus companheiros da Soyuz MS-01 terão a bordo da ISS uma missão de 115 dias, durante os quais terão de executar um programa de tarefas que inclui trabalhos de manutenção da plataforma e 39 experiências em diversos âmbitos científicos.

A ISS, um projeto de mais de 100.000 milhões de dólares em que participam 16 países, é atualmente composta por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27.000 quilómetros por hora à distância de 400 quilómetros do planeta Terra.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi "injusta"

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação. De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira …

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …