Sósia do Presidente chinês é sucesso de vendas e da internet

Boke Cast / YouTube

Shao Jianhua

Shao Jianhua

Um vendedor de bolos de carne do centro da China viu a sua clientela subir bastante depois de utilizadores de redes sociais chinesas terem reparado nas suas semelhanças com o Presidente do país, Xi Jinping.

Ainda que bem mais jovem do que o Presidente chinês, Shao Jianhua, o modesto comerciante de uma loja no centro de Changsha, capital da província de Hunan, no centro do país, tem sorriso e cara semelhantes a Xi.

O sósia do Presidente regista uma afluência inédita de clientes, o que lhe permitiu vender 1.600 bolos num só dia de trabalho.

No entanto, não só a aparência explica o sucesso: os seus bolos tiveram uma classificação de quatro estrelas (em cinco) no site dianping.com, o guia online de restauração mais popular da China, e os comentários dos utilizadores não falavam na aparência do vendedor, mas sim nas filas durante as horas de refeição e na qualidade dos bolos.

Os bolos são populares em Hangzhou, na província de Zhejiang (este), e Shao começou a vendê-los quando se mudou para Changsha, há cinco anos.

Em março, um vendedor de espetadas do nordeste da China suscitou um interesse particular na Internet, por se parecer com o dirigente norte-coreano Kim Jong-Un.

O cabelo semelhante ao de Kim não passou despercebido e a sua foto apareceu publicada em vários jornais chineses, enquanto trabalhava a fazer churrasco.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …