Sorteio dos árbitros aprovado. Benfica acusa Porto e Sporting de “golpada”

Hugo Delgado / Lusa

O árbitro de futebol Artur Soares Dias

A proposta para o regresso do sorteio dos árbitros, nos jogos das ligas profissionais de futebol, foi esta segunda-feira aprovada por maioria em Assembleia Geral da Liga de clubes, numa decisão não apoiada pelo Benfica.

A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que decorreu em Santa Maria Feira, e onde marcaram presença representantes do FC Porto, através do presidente Pinto da Costa, do Benfica, pelo jurista Paulo Gonçalves, e do Sporting, pelo vogal da direcção Bruno Mascarenhas.

A proposta foi votada pela maioria dos clubes presentes, mas não agradou ao Benfica, com Paulo Gonçalves, representante do emblema ‘encarnado’ a abandonar a reunião muito agastado.

“O FC Porto e Sporting conseguiram consensualizar uma proposta em cinco minutos, para reverter uma situação que durava há 12 anos“, disse o jurista, completando: “O Benfica é contra o sorteio, e nem pode votar em consciência uma proposta que não foi debatida nem ponderada”.

O dirigente do Benfica revelou ainda que perguntou ao FC Porto e Sporting se tinham consultado os outros agentes envolvidos nesta decisão e que os mesmos “responderam que não”

A decisão tomada pela LPFP, mas terá ainda ser ratificada numa assembleia geral Federação Portuguesa Futebol

/Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Que chatice. Quer isto dizer que já não se vai poder escolher o arbitro que mais jeito der em cada jornada? Vai ser tudo por sorteio?

  2. Há 12 anos que era reconhecido o ‘ambiente profissional’ dos intervenientes nas competições profissionais… Os mais competentes nos jogos mais exigentes, tal como se processa na activação de meios de segurança afectos ao ministério do interior!
    De repente, em menos de 5 minutos, sem ouvir as partes, certos tubarões, um deles que nada ganha nos últimos dois anos, “encosta-se” a outro que apenas rabeia a fazer número de “agitar para reinar” e eis que um Sporting x Porto da próxima época pode ser apitado pelo árbitro pior classificado da hierarquia.
    A Federação- entidade de utilidade pública – que não ratifique estas “negociatas” de interesses inconfessáveis.
    Os árbitros melhor qualificados nos jogos mais exigentes. Isso é premiar os mais competentes.

  3. Os detratores do FCPorto, de acordo com o seu fanatismo, referem-se ao clube com a arrogância habitual, muito de acordo com o grau de irracionalidade que caracteriza gente mesquinha. O sorteio dos árbitros é a melhor forma de evitar “nomeações a pedido” e, mesmo assim, o grau de eficácia não é 100% mas o melhor porque, à partida, são sorteados árbitros que se encontram no escalão máximo da arbitragem portuguêsa. Quando aparecem adeptos do principal rival do FCPorto a dizer que, o FCPorto defende o sorteio porque nos últimos dois anos não ganhou nada, é louvar a atitude dos responsáveis do clube que nos últimos 12 anos, com árbitros nomeados, ganhou: 8 campeonatos; 5 Taças de Portugal; 8 Supertaças; 2 Taça UEFA/Liga Europa e 1 Liga dos Campeões, apoiar o sorteio dos árbitros porque as “nomeações” só favorece a corrupção.

    • Se… Então mudar para quê?
      Percebo as “estórias da noite” do magote em redor do único ponto de luz lá no “lugar” de trás de sol posto onde ouro se confunde com bronze e apitos com o lamiré de(s) frutadas sem saber que nome dar aos bois.
      E depois… Há os que se põem em bicos de pés e não sabem que postura dar ao rabo!

  4. …Somente os que não conhecem as escutas “douradas” do apito que nada de nada valeram (E foram juízes que as ouviram!) podem vir parar aqui e desfiar “conselhos matrimoniais via GPS de BOCA” – nova modalidade de apoio nocturno à condução de ligeiros de passageiros – “Fruta de dormir”, “Café com leite muito escuro ou claro” “3 deusas”, “envelopes”… J.Paixão, D.Gomes…
    As escutas nem precisaram de ser mandadas destruir… E depois há o direito desportivo, não é?

  5. Que eu saiba trata-se de um sorteio condicionado. Os piores árbitros não poderão assim apitar jogos difíceis. Este argumento não colhe…

  6. Não entendi BEM isto . . . . mas numa reunião onde estavam os ” SÓCIOS” da liga o porto e sporting não fizeram as coisas LIMPINHAS LIMPINHAS quem é que voto afinal o dois atrás mencionados ou os SÓCIOS da dita liga com desacordo do SLB.
    “Quersedezer” até aqui faziam-se arranjinhos agora a mãma acabou ??? Será isso ???? se-calhar é . . . ou foi ??
    Ó Srº PAULO GONÇALVES não vale a pena gritar as pessoas na sua maioria com benfiquista incluídas sabem bem o que tem acontecido dantes eram roubos de CATEDRAL ultimamente são roubos de CAPELAS

    • À galão escuro? Claro? 3 deusas? Conselheiro matrimonial por gps de boca, Envelopes?.Ou prefere “Oh Pinto esse não o outro é melhor”?

  7. Certamente casos de arbitragem intencionais e erros humanos vão continuar mas a verdade é que parece haver quase sempre um superbeneficiado que até parece não estar de acordo com o novo sistema, que vão continuar a aparecer queixas dos árbitros disso estou certo mas ao menos que tentem minimizar os prejuízos de alguns tornando a arbitragem menos suspeita de conluios.

  8. O Benfica optou pela posição que TODOS os países europeus adoptaram: Contra o sorteio.
    Duvido que a FPF ratifique tal votação de interesses contra profissionais da arbitragem…
    Já sabemos o que deu os “sorteios condicionados” onde prevaleciam os condicionalismos por impedimentos vários a “afunilarem” sorteios das treta.

RESPONDER

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …