A proposta para o regresso do sorteio dos árbitros, nos jogos das ligas profissionais de futebol, foi esta segunda-feira aprovada por maioria em Assembleia Geral da Liga de clubes, numa decisão não apoiada pelo Benfica.
A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que decorreu em Santa Maria Feira, e onde marcaram presença representantes do FC Porto, através do presidente Pinto da Costa, do Benfica, pelo jurista Paulo Gonçalves, e do Sporting, pelo vogal da direcção Bruno Mascarenhas.
A proposta foi votada pela maioria dos clubes presentes, mas não agradou ao Benfica, com Paulo Gonçalves, representante do emblema ‘encarnado’ a abandonar a reunião muito agastado.
“O FC Porto e Sporting conseguiram consensualizar uma proposta em cinco minutos, para reverter uma situação que durava há 12 anos“, disse o jurista, completando: “O Benfica é contra o sorteio, e nem pode votar em consciência uma proposta que não foi debatida nem ponderada”.
O dirigente do Benfica revelou ainda que perguntou ao FC Porto e Sporting se tinham consultado os outros agentes envolvidos nesta decisão e que os mesmos “responderam que não”
A decisão tomada pela LPFP, mas terá ainda ser ratificada numa assembleia geral Federação Portuguesa Futebol
/Lusa
Que chatice. Quer isto dizer que já não se vai poder escolher o arbitro que mais jeito der em cada jornada? Vai ser tudo por sorteio?
Há 12 anos que era reconhecido o ‘ambiente profissional’ dos intervenientes nas competições profissionais… Os mais competentes nos jogos mais exigentes, tal como se processa na activação de meios de segurança afectos ao ministério do interior!
De repente, em menos de 5 minutos, sem ouvir as partes, certos tubarões, um deles que nada ganha nos últimos dois anos, “encosta-se” a outro que apenas rabeia a fazer número de “agitar para reinar” e eis que um Sporting x Porto da próxima época pode ser apitado pelo árbitro pior classificado da hierarquia.
A Federação- entidade de utilidade pública – que não ratifique estas “negociatas” de interesses inconfessáveis.
Os árbitros melhor qualificados nos jogos mais exigentes. Isso é premiar os mais competentes.
Os detratores do FCPorto, de acordo com o seu fanatismo, referem-se ao clube com a arrogância habitual, muito de acordo com o grau de irracionalidade que caracteriza gente mesquinha. O sorteio dos árbitros é a melhor forma de evitar “nomeações a pedido” e, mesmo assim, o grau de eficácia não é 100% mas o melhor porque, à partida, são sorteados árbitros que se encontram no escalão máximo da arbitragem portuguêsa. Quando aparecem adeptos do principal rival do FCPorto a dizer que, o FCPorto defende o sorteio porque nos últimos dois anos não ganhou nada, é louvar a atitude dos responsáveis do clube que nos últimos 12 anos, com árbitros nomeados, ganhou: 8 campeonatos; 5 Taças de Portugal; 8 Supertaças; 2 Taça UEFA/Liga Europa e 1 Liga dos Campeões, apoiar o sorteio dos árbitros porque as “nomeações” só favorece a corrupção.
Se… Então mudar para quê?
Percebo as “estórias da noite” do magote em redor do único ponto de luz lá no “lugar” de trás de sol posto onde ouro se confunde com bronze e apitos com o lamiré de(s) frutadas sem saber que nome dar aos bois.
E depois… Há os que se põem em bicos de pés e não sabem que postura dar ao rabo!
Os outros são corruptos mas quem está preso por corrupção sou eu o ex-presidente…
Exactamente! E outros que democraticamente foram obrigados a largar o “pote” e ainda outro quando se desgrudar do poder. Exactamente.
…Somente os que não conhecem as escutas “douradas” do apito que nada de nada valeram (E foram juízes que as ouviram!) podem vir parar aqui e desfiar “conselhos matrimoniais via GPS de BOCA” – nova modalidade de apoio nocturno à condução de ligeiros de passageiros – “Fruta de dormir”, “Café com leite muito escuro ou claro” “3 deusas”, “envelopes”… J.Paixão, D.Gomes…
As escutas nem precisaram de ser mandadas destruir… E depois há o direito desportivo, não é?
Que eu saiba trata-se de um sorteio condicionado. Os piores árbitros não poderão assim apitar jogos difíceis. Este argumento não colhe…
Com certeza que não é apoiada pelo benfica !
Eles SEMPRE gostaram de escolher os árbitros !
Não entendi BEM isto . . . . mas numa reunião onde estavam os ” SÓCIOS” da liga o porto e sporting não fizeram as coisas LIMPINHAS LIMPINHAS quem é que voto afinal o dois atrás mencionados ou os SÓCIOS da dita liga com desacordo do SLB.
“Quersedezer” até aqui faziam-se arranjinhos agora a mãma acabou ??? Será isso ???? se-calhar é . . . ou foi ??
Ó Srº PAULO GONÇALVES não vale a pena gritar as pessoas na sua maioria com benfiquista incluídas sabem bem o que tem acontecido dantes eram roubos de CATEDRAL ultimamente são roubos de CAPELAS
À galão escuro? Claro? 3 deusas? Conselheiro matrimonial por gps de boca, Envelopes?.Ou prefere “Oh Pinto esse não o outro é melhor”?
Certamente casos de arbitragem intencionais e erros humanos vão continuar mas a verdade é que parece haver quase sempre um superbeneficiado que até parece não estar de acordo com o novo sistema, que vão continuar a aparecer queixas dos árbitros disso estou certo mas ao menos que tentem minimizar os prejuízos de alguns tornando a arbitragem menos suspeita de conluios.
O Benfica optou pela posição que TODOS os países europeus adoptaram: Contra o sorteio.
Duvido que a FPF ratifique tal votação de interesses contra profissionais da arbitragem…
Já sabemos o que deu os “sorteios condicionados” onde prevaleciam os condicionalismos por impedimentos vários a “afunilarem” sorteios das treta.