A sopa da sua avó pode ter propriedades contra a malária

Investigadores encontraram propriedades antimaláricas em algumas receitas de sopa. O objetivo passa agora por perceber quais são os ingredientes que atuam contra a malária.

A sopa é dos pratos mais clássicos e comidos em todas as casas portuguesas. Tanto pelo preço como pelo sabor, desde pequenos que somos habituados a comer sopa. Além disso, tem um grande valor nutricional, já que é cozinhado lentamente e preserva todos os nutrientes necessários para a nossa saúde.

Quando estamos com gripe, os nossos pais e avós sempre nos aconselharam a comer canja de galinha. E se a sopa também pudesse ser útil contra outras doenças? A verdade é que um estudo realizado por estudantes da Escola Primária de Eden, em Londres, e investigadores do Imperial College descobriram que algumas sopas feitas pelas suas famílias têm propriedades antimaláricas.

Para perceberem quais delas poderiam ter este efeito, cientistas e crianças testaram os caldos das sopas à procura de atividade contra o parasita da malária. Os resultados do estudo foram publicados esta segunda-feira na revista Archives of Disease in Childhood.

Algumas destas sopas mostraram, de facto, ser eficazes contra o parasita da Malária Plasmodium falciparum. De acordo com o Tech Explorist, cinco delas conseguiram conter em metade o crescimento do parasita no seu estágio causador de doença. Em duas destas, o seu efeito foi comparável ao de um dos principais medicamentos antimaláricos.

Além disso, quatro outras sopas mostraram-se mais de 50% viáveis para dificultar o processo de transmissão a outras pessoas.

E que sopas eram estas que tinham estas propriedades antimaláricas? As receitas variavam, sendo algumas delas vegetarianas e outras à base de frango ou bife. Os investigadores realçam que não havia nenhum ingrediente particular em comum entre as sopas com maior efeito contra a malária.

O próximo passo é identificar quais são os ingredientes responsáveis por estas propriedades, algo que ainda não foi feito até ao momento. Para o efeito, será necessário isolar os ingredientes antes de fazer testes de toxicologia e eficácia, primeiro nas células humanas e depois nos ensaios pré-clínicos.

“É emocionante encontrar possíveis caminhos para o desenvolvimento de futuros medicamentos em algo como a sopa da sua avó“, salientou o líder da investigação, Jake Baum.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …