A sopa da sua avó pode ter propriedades contra a malária

Investigadores encontraram propriedades antimaláricas em algumas receitas de sopa. O objetivo passa agora por perceber quais são os ingredientes que atuam contra a malária.

A sopa é dos pratos mais clássicos e comidos em todas as casas portuguesas. Tanto pelo preço como pelo sabor, desde pequenos que somos habituados a comer sopa. Além disso, tem um grande valor nutricional, já que é cozinhado lentamente e preserva todos os nutrientes necessários para a nossa saúde.

Quando estamos com gripe, os nossos pais e avós sempre nos aconselharam a comer canja de galinha. E se a sopa também pudesse ser útil contra outras doenças? A verdade é que um estudo realizado por estudantes da Escola Primária de Eden, em Londres, e investigadores do Imperial College descobriram que algumas sopas feitas pelas suas famílias têm propriedades antimaláricas.

Para perceberem quais delas poderiam ter este efeito, cientistas e crianças testaram os caldos das sopas à procura de atividade contra o parasita da malária. Os resultados do estudo foram publicados esta segunda-feira na revista Archives of Disease in Childhood.

Algumas destas sopas mostraram, de facto, ser eficazes contra o parasita da Malária Plasmodium falciparum. De acordo com o Tech Explorist, cinco delas conseguiram conter em metade o crescimento do parasita no seu estágio causador de doença. Em duas destas, o seu efeito foi comparável ao de um dos principais medicamentos antimaláricos.

Além disso, quatro outras sopas mostraram-se mais de 50% viáveis para dificultar o processo de transmissão a outras pessoas.

E que sopas eram estas que tinham estas propriedades antimaláricas? As receitas variavam, sendo algumas delas vegetarianas e outras à base de frango ou bife. Os investigadores realçam que não havia nenhum ingrediente particular em comum entre as sopas com maior efeito contra a malária.

O próximo passo é identificar quais são os ingredientes responsáveis por estas propriedades, algo que ainda não foi feito até ao momento. Para o efeito, será necessário isolar os ingredientes antes de fazer testes de toxicologia e eficácia, primeiro nas células humanas e depois nos ensaios pré-clínicos.

“É emocionante encontrar possíveis caminhos para o desenvolvimento de futuros medicamentos em algo como a sopa da sua avó“, salientou o líder da investigação, Jake Baum.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vinícius fez duas assistências na estreia. Mourinho diz que "pode fazer melhor"

Carlos Vinícius estreou-se a titular pelo Tottenham com duas assistências para golo. José Mourinho gostou do desempenho do jogador emprestado pelo Benfica, mas acredita que o brasileiro é capaz de fazer melhor. Esta quinta-feira, Carlos Vinícius …

Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca

Em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca. Anteriormente, as responsabilidades financeiras estavam repartidas entre o Estado e a Atlantic Gateway. Com a alteração dos estatutos da …

A "maglia rosa" de João Almeida caiu, mas o mundo do ciclismo rende-se ao português

Na etapa rainha do Giro, João Almeida perdeu a camisola rosa ao fim de 15 dias. O português mereceu o respeito do mundo ciclismo, chovendo elogios à sua prestação. João Almeida já não é o líder …

"Inverno escuro", negócios de família e o apelo aos "swing states". Assim foi o último debate presidencial

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos encontraram-se pela última vez antes das eleições, em Nashville, Tennessee, mas desta vez num tom onde não prevaleceram os gritos e os insultos. Contudo, os ataques foram duros …

Casos diários podem duplicar até ao Natal devido ao efeito "cascata"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes prevê que o número de infeções diárias em Portugal duplique em dois meses. O problema é o efeito "cascata" que escapou à atenção da saúde pública. A situação epidemiológica em Portugal …

Baixar o IRC "não é a melhor forma de apoiar as empresas"

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Transição Digital, defendeu esta quinta-feira que a inclusão de medidas para a redução do IRC na proposta do OE2021 não traria vantagem para os negócios mais penalizados pela …

Piqué acusado de traição. Renovou contrato no dia em que criticou o presidente pela redução salarial

Piqué renovou contrato com o FC Barcelona no mesmo dia em que assinou uma carta em que os jogadores criticam o presidente do clube pela redução salarial que quer impor. A tensão entre a direção do …

Jogo das negociações ganha mais um capítulo. BE pediu ao Governo mais detalhes sobre as propostas

O Bloco de Esquerda ouviu as propostas do Governo, mas querem ir mais além com um compromisso concreto, de modo a conhecer a "dimensão real" da aplicação das medidas. O Bloco de Esquerda ouviu o Governo, …

Jornal espanhol ABC pede desculpas a jogador do Barcelona. Ansu Fati comparado com um "vendedor de rua negro"

O Barcelona entrou na fase de grupos da Champions com uma goleada por 5-1 frente ao Ferencvaros, numa partida em que o jornal ABC terá tecido comentários racistas. A publicação espanhola pediu, entretanto, desculpas a …

Referendo à eutanásia é votado esta sexta-feira, mas está condenado ao fracasso

O referendo à eutanásia será votado esta sexta-feira no Parlamento. Só o CDS-PP e a Iniciativa Liberal foram a favor da iniciativa popular.  Esta quinta-feira realizou-se, na Assembleia da República, o debate da resolução para um …