Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos.

A Sony anunciou oficialmente o Airpeak S1, um novo drone de nível profissional que pode transportar uma câmara fotográfica de tamanho normal e uma suspensão cardan Gremsy dedicada a uma velocidade máxima de cerca de 90 quilómetros por hora.

Normalmente, essa carga só pode ser manuseada por grandes dispositivos, razão pela qual a Sony o anuncia como o “menor drone do mundo” capaz de tal proeza. No entanto, a velocidade de aceleração do S1 é também mais rápida do que a do Inspire 2 da DJI.

O S1 tem cerca de 12 minutos de tempo de voo com equipamento ligado, e pode ir até 22 minutos caso não tenha nada. O drone tem também uma grande resistência ao vento, sendo capaz de voar de forma estável quando exposto a ventos de até 72 quilómetros por hora.

O utilizador também pode controlá-lo através da aplicação Airpeak Flight, que apresenta informações tais como a duração da bateria e a velocidade atual. Segundo o New Atlas, a aplicação só estará disponível no iOS.



O S1 funciona com muitas câmaras da série Alfa, incluindo as 1, 9 Mark II, 7S Mark III, 7R Mark IV, e FX3. A Sony refere que dispositivos de terceiros podem funcionar com o drone, mas não aprofundou mais este tópico.

Qualquer que seja a câmara escolhida para usar com o S1, tanto a porta USB como o HDMI estão ligadas a ele, mas é importante verificar que o drone tem bateria suficiente para o tempo de uso pretendido.

A empresa de tecnologia revelou que o gadget deverá chegar ao mercado no outono de 2021 com o custo de 9 mil dólares.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A primeira banda de rock de Gaza quer dar voz à dor causada pela guerra

A primeira banda de rock formada em Gaza, na Palestina, quer dar voz à dor causada pelo conflito com Israel. Um contabilista, dois advogados, um agrónomo e um funcionário humanitário suíço. Segundo a agência Reuters, são …

"Fiquei infetado mas não preciso da vacina": atleta olímpico explica a sua postura

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê. Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, …

Hologramas "teleportam" competição olímpica de badminton

Uma empresa japonesa recorreu a tecnologia holográfica para transmitir os jogos de badminton disputados nos Jogos Olímpicos. As partidas foram "teleportadas" para um espaço a 35 quilómetros de onde estavam a decorrer, em tempo real. "Esta …

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se ter registado como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …