Sony confirma lançamento da PlayStation 5 para o final de 2020

A Sony confirmou esta terça-feira que a sua próxima consola de videojogos, a PlayStation 5. Numa publicação no blog oficial da PlayStation, a empresa também confirmou o que já havia sido antecipado pela Wired: a PS5 será lançada no final de 2020.

Jim Ryan, chefe da divisão de gaming da Sony, e Mark Cerny, que lidera a equipa de design da Sony para a nova consola, aproveitaram para confirmar alguns outros detalhes que, desde a revelação do projeto em abril de 2019, ficaram relativamente ambíguos.

Um desses pontos é a questão da tecnologia ray tracing, uma tendência da indústria e que a nova geração de consolas promete ter. Os executivos temiam que os utilizadores tivessem entendido mal o anúncio feito em abril, atribuindo o ray tracing da PlayStation 5 a algum tipo de ferramenta via software e, consequentemente, não real.

Haverá aceleração gráfica de ray tracing dentro da GPU. Creio que essa era a novidade que as pessoas estavam à procura”, confirmaram.

A instalação dos jogos deverá ser diferente: para começar, será obrigatória para todos os título da nova consola. Além disso, a PlayStation 5 vai permitir uma análise mais aprofundada dessa instalação: “Em vez de olharmos para um jogo como um único bloco gigante de dados, vamos permitir ao utilizador um acesso mais metódico“, explicou Cerny.

Segundo a Wired, isso pode significar funções inovadoras, como por exemplo um utilizador optar por instalar apenas a campanha principal (single player) de um jogo, deixando quaisquer outros componentes para depois.

O comando

O joystick da PlayStation 5 deverá ter um visual relativamente semelhante à geração atual, mas com inovações exclusivas. Uma delas é a adição de um sensor háptico. “Vamos substituir a função ‘rumble’, presente nos comandos desde a quinta geração de consolas.

Com isto, pode realmente sentir uma gama maior de perceções, então bater com um carro numa parede terá um retorno muito diferente do que, digamos, um jogador derrubar alguém num campo de futebol americano”, lê-se na publicação. “Poderá até mesmo ter várias sensações de texturas quando caminha por campos de relva ou se arrasta na lama”.

A segunda mudança é o que a Sony chama de “gatilhos adaptáveis”:

“Incorporamos nos botões L2 e R2. Poderão ser programados para que o jogador tenha a sensação tátil de puxar a linha de um arco (para disparar a flecha) ou acelerar um veículo off road por um terreno rochoso. Combinando isso com o sensor háptico, podemos produzir uma experiência poderosa que melhor estimula várias ações. Os criadores dos jogos já começaram a receber versões primárias do novo comando, e mal podemos esperar para ver o que a imaginação deles vai trazer com estas funções à sua disposição”.

No entanto, o design da PlayStation em si continua um segredo. A Sony recusou-se a comentar sobre potenciais visuais, uma vez que o kit de desenvolvimento e o produto na prateleira podem diferir bastante — estamos a mais de um ano do lançamento da consola.

ZAP // Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …