O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Christophe Petit Tesson / EPA

Ver o Arco de Triunfo embrulhado em tecido era o sonho do artista plástico Christo Vladimirov Javacheff

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 de Outubro.

Era o primeiro sonho de Christo e foi também o seu último desejo a ser concretizado. Foi há quase seis décadas que, ao avistar o Arco do Triunfo da janela do seu apartamento em Paris, que o artista plástico búlgaro Christo Vladimirov Javacheff teve pela primeira vez a ideia que marcaria a sua carreira – embrulhar monumentos e edifícios em tecido.

Infelizmente, nem Christo nem a sua esposa Jeanne-Claude estão vivos para ver essa ideia finalmente a tornar-se realidade. A partir de 18 de Setembro e até 3 de Outubro, os parisienses e os turistas vão poder ver o Arco do Triunfo empacotado. A visão foi concretizada por Vladimir Javacheff, um sobrinho do casal.

O monumento de 50 metros de altura está inteiramente coberto com 25.000 metros quadrados de tecido de polipropileno prateado com reflexos azuis reciclado, amarrado por 3.000 metros de corda vermelha. A instalação ocorreu 24 horas por dia, em três turnos de oito horas, e exigiu o trabalho de 1200 pessoas.

“Será como um objeto vivo que ganhará vida com o vento e refletirá a luz“, tinha explicado Christo ao apresentar o seu projecto final para o Arco do Triunfo, dois anos antes da sua morte, que aconteceu em 2020 em Nova Iorque.

O embrulho tem um custo de 14 milhões de euros, sendo a sua concretização totalmente paga com a venda dos desenhos, maquetes e litografias da Fundação Christo. “Acompanhar a instalação de uma obra como esta, nas actuais circunstâncias, é mágico”, afirma Bruno Cordeau, administrador do Arco do Triunfo.

O responsável pelo monumento acrescenta que o arco “não é um monumento como os outros”. “É o da harmonia nacional. É também um lugar de cultura. A obra de Christo tem a elegância e a humildade de ser efémera. Ao fim de duas semanas, ela vai desaparecer”, diz. Já Javacheff prefere dizer “temporário“, já que o tio não gostava do termo “efémero”.

“Testamento póstumo de sua genialidade artística, o Arco do Triunfo empacotado é um presente formidável aos parisienses, aos franceses e a todos os aficionados da arte. Querido Christo, aí nas estrelas, obrigada por teres amado tanto a França e por nos dares este presente incrível. Obrigada pelo génio, obrigada pela loucura, obrigada pela poesia”, disse a Ministra da Cultura, Roselyne Bachelot, na apresentação do projecto.

Também presentes na apresentação estiveram Anne Hidalgo, presidente da Câmara de Paris; Philippe Béval, Presidente do Centro de Monumentos Nacionais, Emmanuel Macron, Presidente da França e também Michael Bloomberg, ex-autarca de Nova Iorque.

Anne Hidalgo explicou que a experiência parisiense anterior com Christo quando o artista embrulhou a Pont Neuf, em 1985, foi decisiva para autorizar uma repetição com o Arco do Triunfo. A autarca afirma que o projecto da ponte ajudou a “despertar esta cidade“.

“Christo perturba-nos, transtorna-nos, leva-nos a falar. Há quem goste e quem não, mas, bom, no fundo essa é a função da arte que Christo nos propôs por toda a sua vida. Ele leva-nos a sentirmo-nos vivos“, elogiou Hidalgo.

A obra não é consensual devido ao desperdício de tecido numa altura em que a indústria da moda é tão criticada por causa da chamada fast fashion, sendo essa uma das críticas do arquitecto Carlo Ratti, amigo de Christo. No entanto, Yavacheff respondeu que o tecido é reciclável, assim como metade o metal usado para os andaimes.

  Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …