Sonho de Belmiro vai, finalmente, nascer (e será “a maior cidade dentro de uma cidade em Portugal”)

O projecto Jardins Efanor, que esteve congelado no seguimento da crise, vai, finalmente, nascer em Matosinhos, numa área onde Belmiro de Azevedo, o falecido líder da Sonae, tinha perspectivado construir um complexo imobiliário. Será uma espécie de “cidade dentro de uma cidade”.

Os “Jardins Efanor” vão nascer numa área total de 120 mil metros quadrados, junto ao NorteShopping, em Matosinhos, incluindo no projecto imobiliário serviços, comércio, hotelaria e uma zona residencial com 400 apartamentos.

O projecto esteve congelado por causa da crise, mas a aquisição do loteamento por parte da sociedade Grandavenue72, que inclui capitais portugueses, suíços e espanhóis, no ano passado, marcou um primeiro passo para a construção.

A Grandavenue72 adquiriu os terrenos por 30 milhões de euros à Sonae Capital e anuncia agora um investimento de cerca de 250 milhões de euros na construção da “maior cidade dentro de uma cidade em Portugal”.

O projecto vai nascer na zona do chamado “Loteamento Efanor”, uma referência à fábrica que lá funcionou e onde Belmiro de Azevedo começou a trabalhar, antes de criar o império Sonae.

“Este é o nosso maior projecto imobiliário no qual respeitaremos todo o legado deixado pela família Azevedo, através da sua fundação”, destaca Pedro Rolo, o CEO da Invest&Co, empresa responsável pela gestão do projecto, como cita o Jornal de Negócios.

“Queremos que os Jardins Efanor sejam um espaço de ‘coliving’ e ‘coworking’ com uma qualidade de vida superior“, incluindo “cerca de 15 mil metros quadrados de zona verde” que “seguem as novas tendências de urbanismo enquanto área privilegiada assente nos conceitos de mobilidade e sustentabilidade”, frisa Pedro Rolo.

Neste momento, o projecto está “em fase de pré-venda” com “50% dos imóveis reservados”, destaca a Invest&Co citada pelo Negócios, realçando que “até ao final do primeiro trimestre de 2020, estarão disponíveis mais de 60 apartamentos de tipologia T3 e T4”.

A Grandavenue72 tem participação da família Couto que detém a Telhabel, e de dois investidores estrangeiros, o suíço Daniel Klein da imobiliária Geonosis e o espanhol Gonzalo Alvargonzalez Figaredo do grupo marítimo-portuário Ership.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …