PS com mais 5 pontos do que AD, direita com mais 4 pontos do que esquerda. Dúvidas: Chega e PAN

4

ZAP // V.A. / Lusa

Sondagem mantém distâncias entre as duas principais forças políticas, mas outros partidos à esquerda estão em queda.

O Partido Socialista seria novamente o mais votado se as eleições fossem hoje, segundo a sondagem divulgada nesta segunda-feira por JN, DN e TSF.

São 33,1% para os socialistas, que continuam (nas sondagens da Aximage) com uma vantagem de cerca de cinco pontos percentuais sobre a Aliança Democrática (27,7%).

O Chega volta a ocupar o terceiro lugar mas aqui com percentagem menor do que nos outros inquéritos (16,4%).

Os outros partidos com assento parlamentar estão longe: Bloco de Esquerda (6,3%), Iniciativa Liberal (4,9%), PAN (3,3%) e Livre (2,8%).

Nota negativa para a CDU. A coligação entre PCP e PEV está na última posição pela primeira vez. Convence apenas 2,3% dos eleitores.

Esta queda e a do Bloco são factores essenciais para a direita manter – e reforçar – a sua vantagem em relação aos partidos da esquerda: 49% para direita, 44,5% para esquerda.

Mas este resultado tem duas dúvidas: Chega e PAN. Se o PAN alinhar com a esquerda, fica 49%-47,8% (empafe técnico). Mas se Luís Montenegro mantiver a sua garantia de deixar o Chega fora, os partidos de direita ficam-se pelos 32,6%.

Ou seja, se houver acordo pós-eleitoral, está sondagem aponta para um Governo liderado por AD. Com quem? Chega. Pela primeira vez, o partido de André Ventura surge como o favorito para um acordo, superando a IL. Do outro lado, o BE é o preferido para um eventual acordo com o PS.

A maioria absoluta dos inquiridos (72%) não acredita numa maioria absoluta de uma força partidária no dia 10 de Março.

Há uma mudança significativa nesta sondagem. Quando se pergunta quem é o político com mais hipóteses de se tornar o próximo primeiro-ministro, Pedro Nuno Santos continua à frente: mas há somente dois meses tinha uma vantagem de 51%-29% sobre Luís Montenegro e, agora, a margem é residual: 43%-40%.

Poderá ser consequência dos debates televisivos – e, mais logo, haverá debate precisamente entre Pedro Nuno e Montenegro.

ZAP //

4 Comments

  1. Parece que a CDU está em perigo de extinção. Se calhar, já vai sendo altura de o partido da melancia (PEV) se autonomizar para percebermos se vale alguma coisa eleitoralmente.

  2. PS com mais pontos, só é possível pela imbecilidade e compadrio da comunicação social dependente dos subsídios que anestesia o pensamento de grande parte do Povo Português. Lamentável que continuem a votar num partido que só tem trazido desgraça aos País!

  3. Se este abécula das barbas ganhasse, seria a derrocada final neste pobre Portugal. Um fugitivo do governo, após trapalhadas e ridículos, seria alarmante que o povo o pusesse a governar um país. Bem poderíamos emigrar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.