Sondagem pode explicar afastamento de Harry e Meghan da família real britânica

Neill Hall / EPA

O príncipe Harry e a sua esposa, Meghan Markle, anunciaram esta semana que vão afastar-se da linha da frente da família real inglesa. Uma sondagem publicada no ano passado aponta alguns dos motivos que podem ter levado a esta decisão.

“Queremos deixar de ser altos membros da família real e trabalhar para sermos financeiramente independentes, enquanto continuamos a apoiar totalmente Sua Majestade, a Rainha”, escreveu o casal na sua página oficial de Instagram.

O anúncio foi inesperado, até para a própria família real que já terá destacado grupo de trabalho para resolver a situação, segundo conta a imprensa internacional.

Uma pesquisa de opinião, levada a cabo em agosto de 2019 pelo portal YouGov com uma amostra de 4330 adultos, pode evidenciar os motivos pelos quais Harry e Meghan decidiram afastar-se dos holofotes da realeza britânica.

A cobertura dos média, principalmente dos tabloides britânicos, sobre a vida de Meghan pode ter sido um fator decisivo, de acordo com o portal Fast Company.

39% dos inquiridos na sondagem apontou a esposa de Harry como o membro da família real que é tratado ou retratado “mais desfavoravelmente” pelos média. Nenhum outro membro da família real atingiu um valor tão elevado. A mais próxima na lista foi a Camilla, duquesa da Cornualha, que reuniu 8% das opiniões.

Analisando os resultados pelas respostas dos participantes do sexo feminino, os resultados são ainda mais evidentes: 43% das mulheres apontou Meghan como o membro pior retratado, enquanto quase metade dos jovens ouvidos (44%) – com idades compreendidas entre 18 a 24 anos – disse sentir o mesmo.

O portal Fast Company recorda também o comportamento “igualmente cruel” que muitos média tiveram com a princesa Diana, mãe de Harry, que acabou por morrer num acidente de carro em 1996 enquanto era serguida por paparazzis.

Algumas mudanças na relação dos duques com os média estão já em curso: na sua página recém-publicada, Harry e Meghan anunciam que vão passar a ter um abordagem diferente com os órgãos de comunicação social, dando ainda conta que vão deixar de participar no “Royal Rota”, um sistema britânico com mais de 40 anos que permite aos media seguir os acontecimentos em que os membros da família real se envolvem.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …